Pós-Graduação em História e Cultura Afro-Brasileira e Baiana

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Análise do educedu

Pablo Nieves

Pós-Graduação em História e Cultura Afro-Brasileira e Baiana

  • Modalidade A pós-graduação em História e Cultura Afro-Brasileira e Baiana acontece na sede do FACCEBA presencialmente.
  • Duração A pós-graduação em História e Cultura Afro-Brasileira e Baiana tem a duração de 630 horas, sendo 360 delas presenciais.
  • Certificado oficial É concedido um diploma de pós-graduação aos alunos que concluem o curso exitosamente.
  • Considerações Os profissionais da educação têm nesta pós-gaduação a possibilidade de se adequarem à aplicação da Lei 10.639, de 2003, que tornou obrigatórias nos cursos da educação nacional as matérias temáticas de história e cultura afro-brasileiras. Também habilita profissionais diversos a se especializarem na cultura afro-brasileira e no conhecimento e melhor resolução de conflitos raciais. As aulas são ministradas pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia, de Salvador.
  • Dirigido a O curso pode ser assistido por profissionais que se formaram em qualquer área de educação, e quaisquer cidadãos que queiram adquirir novas perspectivas sobre a cultura afro-brasileira.
  • Área de atuação Os formados pelo curso podem trabalhar como professores especialistas em cultura afro-brasileira ou como profissionais em quaisquer empresas que tenham áreas correlatas.
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Pós-Graduação em História e Cultura Afro-Brasileira e Baiana

  • Objectivos • O objetivo geral do curso é de fornecer uma reflexão crítica em relação as mudanças em curso, sintonia com o direito á diferença, habilitando a reprodução deste debate em todos os espaços de nossa sociedade. Como objetivos específicos do curso observamos: a) O apoio aos professores, e outros profissionais de educação, para a aplicação da Lei 10.639 de 9.1.2003 que insere no Currículo da educação nacional a obrigatoriedade de temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. b) Obter as ferramentas necessárias para lidar com conflitos raciais em todas as formas que se manifestem, que tem sido cada vez mais freqüentes em nossa sociedade; c) Promover a inclusão social dos afrodescendentes vista a partir da adoção de seus valores, pensamentos e práticas como contributos essenciais a novas formas de organização civilizatórias.
  • Dirigido a • Graduados em qualquer área de educação: funcionários públicos e profissionais que atuem em cargos de direção (chefes, executivos, gerentes ou diretores); graduados e profissionais que desempenhem atividades em áreas de contato com o público; cidadãos que desejem sintonizar-se com as atuais leituras da realidade brasileira e informar-se sobre a lei 10.139.
  • Titulação Pós-Graduação em História e Cultura Afro-Brasileira e Baiana
  • Conteúdo Justificativa:
    •    As transformações econômicas das últimas décadas puseram em cheque a autonomia dos estados nacionais. Promoveram a desterritorialização das atividades produtivas e minaram a autonomia dos sistemas político lançando desafios inéditos para a chamada democracia representativa. No entanto, configurando o que muitos cientistas sociais tem chamado de globalização, essas mudanças estão alterando radicalmente a maneira de pensar os problemas políticos e a própria concepção de sociedade. Se nos primeiros tempos da reestruturação produtiva grassou o “pensamento único”, também do fruto da fragmentação das identidades dos diversos atores, por outro lado vicejou o debate sobre o local e o direito á diferença. A percepção pelos indivíduos destas mudanças tem assumido enfoques multidimensionais. O tempo, o passado, o progresso voltaram a ser tematizados. Há um retorno ao debate sobre a contribuição dos diversos discursos sobre a realidade em que vivemos. A tradição, o conjunto de costumes e crenças sociais locais tem voltado a ser valorizadas.
    No que respeita ao nosso país o novo balanço de sua trajetória tem revisto as relações entre região e nação, entre Estado e “sociedade civil”, entre mudança e conservação, e impacta fortemente na História, Arqueologia, Sociologia, Cultura e Ciência Política. Estas problemáticas não poderiam deixar de envolver a comunidade escolar e universitária, lócus por excelência da repercussão de projetos políticos.
    Esse ambiente critico para prosperar deve esta inserido nos problemas vividos pelas próprias sociedades locais. Sendo refletidos por sujeitos concretos, dispostos a desenvolver uma intervenção que tenha apelo social. A Bahia tem tudo para dar expressiva contribuição a esta discussão. Em seu território brotou original construção negra e indígena estabelecida em conflito com opressores europeus. Os tempos presentes recuperam o sentido da mesma para a construção de novos paradigmas civilizatórios numas encruzilhada decisiva como a que vivemos no Brasil.
    É neste sentido que a FACCEBA idealizou e promove o presente Curso de História da Cultura Afro-brasileira e Afro-baiana. Este tem como substrato a discussão de uma nova reflexão do Brasil, do seu Estado e sociedades, e das relações que mantiveram interna e externamente, vistas particularmente a partir das culturas afros que aqui se desenvolveram, seja na alimentação, na arte, no esporte, na religião, na política e em outras formas de sociabilidade constitutiva de nossa condição nacional.

    Disciplinas:

    Capitalismo, escravidão e mercado interno;                                                                                                     30 h
    O Brasil, a África e o Atlântico no século da “Abolição”                                                                                30 h
    Metodologia da Pesquisa Cientifica;                                                                                                                30 h
    As sociedades quilombolas e a resistência política negra na colônia e no império;                                         30 h
    Didática do Ensino superir                                                                                                                               30 h
    Trajetória da legislação, políticas oficiais e de instituições privadas sobre o negro;                                       30 h
    O local e global na produção cultural e estética negra no Brasil;                                                                    30 h
    A contribuição negra e indígena para a alimentação brasileira;                                                                       30 h
    Religiões afro-brasileiras;                                                                                                                                 30 h
    A construção do português como língua nacional e o papel das nações negras e indígenas;                           30 h
    Políticos e intelectuais negros no Brasil;                                                                                                          30 h
    O negro na atualidade                                                                                                                                       30 h
    Orientação TCC;                                                                                                                                               90 h
            Total de horas presenciais:                                                                                                                               360 h
            Total de horas do curso:                                                                                                                                     630 h

    Para cada disciplina será acrescida 15 h de atividade extra-classe
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