DOCUMENTAÇÃO
-Ficha de Inscrição preenchida
-01 foto 3x4 recente (colorida)
-Carteira de Identidade e CPF (fotocópia)
-Curriculum Vitae simplificado
-Histórico Escolar de Graduação (fotocópia)
-Diploma - Nível Superior (fotocópia autenticada ou diploma original para conferência)
-Comprovante de endereço atualizado (fotocópia)
O(a) aluno(a) que não estiver de posse do seu Diploma da Graduação, deverá entregar no ato da inscrição uma fotocópia do Histórico e uma Declaração de Conclusão da Graduação. O aluno estará ciente de que o Diploma deverá ser apresentado à PROPPE/IDT, antes da conclusão do curso de Especialização sob pena de impedir a retirada do Certificado.
Sua inscrição será confirmada na ocasião da entrega dos documentos no IDT, antes do início do Curso.
CONCEPÇÃO:
A Pós-Graduação em História Cultural da UTP é baseada nas contribuições de historiadores nacionais e internacionais e busca – através das práticas culturais passadas e contemporâneas – entender como as pessoas viviam em outras épocas. Este tipo de investigação revela, por exemplo, quais os sentimentos, como se desenrolavam as relações de gênero, o cotidiano e até o amor entre os indivíduos. A mudança conceitual corresponde um empreendimento que é também metodológico: o de alargar o campo de possibilidades de pesquisa não apenas para novos problemas e objetos, mas ampliando as possibilidades documentais e incorporando novas fontes, tais como a literatura, a pintura, a fotografia, os depoimentos orais e, ainda mais recentemente, as fontes audiovisuais. O que se apresenta então é uma prática histórica e uma escrita historiográfica atenta e sensível às temporalidades plurais e à dinâmica e complexidade do vivido.
OBJETIVO:
A especialização visa: a) oportunizar a atualização e o aperfeiçoamento de pesquisadores e professores nas diversas possibilidades abertas pela História Cultural, considerando seus diferentes campos de atuação; fornecer aos acadêmicos diferentes modelos de análise que possibilitem interpretar os diversos temas e objetos pertinentes à História Cultural e instrumentalizar os acadêmicos para o trabalho de pesquisa com as novas fontes e linguagens incorporadas à disciplina pela História Cultural.
PÚBLICO ALVO:
O curso é voltado a pesquisadores e docentes de História e Ciências Sociais, Letras e Artes, Pedagogia e Comunicação interessados em estabelecer o trânsito entre as diferentes disciplinas, mediados pela história.