ObjectivosO curso visa preparar profissionais de diferentes áreas de atuação para analisar as características centrais da globalização e das sociedades contemporâneas, e para interagir com elas e compreender criticamente suas múltiplas faces.
Dirigido aBacharéis em Ciências Sociais, Comunicação, Jornalismo, Marketing, Psicologia, Pedagogia, História, Geografia, Educação e Serviço Social. Voltado também para integrantes de movimentos sociais, ONG´s, assessorias políticas, sindicais, empresariais e docentes do ensino fundamental, médio e universitário, além de pessoas interessadas em se preparar para o mestrado e doutorado.
ConteúdoDISCIPLINAS
Antropologia (60 horas):
Introdução à Antropologia, com ênfase na diversidade e mudanças culturais contemporâneas, nos conflitos étnicos e religiosos, movimentos migratórios, conflitos urbanos e as conseqüências da desterritorialização das relações sociais e comunitárias.
Filosofia (60 horas):
Determinação das relações da razão e do conhecimento na era da globalização. Sociologia (60 horas):
Capitalismo e globalização. Mundialização e cultura. As novas relações sociais e as determinações das relações globais.
Política (60 horas):
Aborda o surgimento da política moderna, as mudanças políticas relacionadas ao contexto da globalização e das novas tecnologias, a crise do Estado contemporâneo, as novas formas de soberania, a afirmação das instituições internacionais, a interdependência, os blocos regionais e as novas estratégias de defesa e de política externa.
História (32 horas):
Analisa o processo de globalização e sua relação com desenvolvimento do capitalismo. Debate a respeito dos conceitos chave da teoria da história.
Relação entre teorias da história: pós-modernismo, neoliberalismo e democracia. Economia (32 horas):
Globalização financeira sob domínio do dólar. Globalização comercial e
produtos: mito e realidade. Mercosul, Alca, Brasil: desenvolvimento, globalização e heterogeneidade social.
Cultura e Identidade (32 horas):
Análise da identidade cultural na modernidade, abordando as questões suscitadas por narrativas identitárias e suas implicações. Discussão sobre os aspectos conceituais da alteridade no mundo contemporâneo. Psicologia Social (32 horas):
Relação entre psicologia social e realidade brasileira. Estudo das tensões dialéticas entre projetos de identidade nacional e programas governamentais de estatização e política.
Módulo Didático Pedagógico:
Alunos interessados no Magistério Superior deverão inscrever-se, separadamente, no Módulo Didático Pedagógico.
Coordenação
Rogério Baptistini Mendes
Doutor em Sociologia, professor da FESPSP, coordenador do Grupo de Estudos sobre o Brasil Moderno (FESPSP), membro do Grupo de Estudos sobre a Economia Política Paulista (FESPSP), membro do Centro de Estudos Brasileiros (Unicamp), com pesquisas na área do Pensamento Social Brasileiro, da Sociologia Brasileira e da Sociologia do Desenvolvimento.
Informações Gerais
Turmas: Segundas e Quartas, das 19h00 às 22h30 ou aos Sábados, das 8h30 às 12h00 e das 13h00 às 17h00.
O curso, voltado para uma formação interdisciplinar, atendeu minhas expectativas e o aprendizado é aplicável tanto na vida pessoal como na profissional.
Eu recomendo.
Realmente valeu a pena.
Esse curso de Globalização e Cultura na FESPSP é completo.
Giulianno de Lollo
Pós-Graduação em Globalização e Cultura - Agosto 2011
O curso, voltado para uma formação interdisciplinar, atendeu minhas expectativas e o aprendizado é aplicável tanto na vida pessoal como na profissional. Eu recomendo.
Anônimo
Pós-Graduação em Globalização e Cultura - Junio 2011