ObjectivosCapacitar Professores do Ensino Fundamental e Médio para a docência de filosofia, atualizando e aprofundando os conhecimentos da tradição e temática filosóficas; possibilitar o contato com as principais posturas filosóficas da modernidade e da contemporaneidade, para melhor compreensão dos desafios e epistemológicas e práticos de nosso tempo; proporcionar espaços de discussão interdisciplinar discutindo as tangencias e especificações da filosofia e das ciências humanas.
Dirigido aProfessores de filosofia no ensino Fundamental e Médio e outros licenciados e bacharéis em filosofia, para atualização de seus estudos. Licenciados e bacharéis em ciências humanas, para fundamentação filosóficas e aprofundamento e flexivo sobre suas áreas de conhecimento. Profissionais liberais em geral, para o conhecimento de alguns temas fundamentais da filosofia.
TitulaçãoEspecialista em Filosofia
Conteúdo Disciplinas:
1º Eixo: Atualização dos estudos filosóficos:
- O Homem e a natureza na filosofia grega
- Consciência e liberdade na filosofia crista medieval
- Razão e modernidade: ambivalência filosófica.
- A virada lingüística na filosofia contemporânea
2º Eixo: Tópicos avançados de Epistemologia das Ciências Humanas
- O corpo na contemporaneidade
- A sociologia fragmentada: fragilidade dos laços humanos
- Perspectivas contemporâneas da arte
- O humano em construção
- Ética e subjetividade na contemporaneidade
- Metodologias de pesquisa e de ensino em filosofia - Seminário de filosofia - Trabalho de conclusão de curso (artigo)
Instituto Educere
O Instituto Educere, parceiro da Unitau, visando ao desenvolvimento do profissional do Vale do Paraíba, oferecerá 303 bolsas parciais de estudos, conforme descrito na tabela abaixo.
Percentual da bolsa* - Número de bolsas
85% - 1 Bolsa
70% - 1 Bolsa
50% - 1 Bolsa
30% - 300 bolsas
* O percentual da bolsa de estudos será aplicado sobre o valor mensal do curso, de R$ 303,00 (trezentos e três reais), não cumulativo com outros descontos.
As bolsas de 85%, 70% e 50% serão concedidas aos 3 primeiros classificados no processo seletivo, de acordo com a nota obtida na prova de redação descrita no item 4.4. As 300 bolsas de 30% serão concedidas aos 300 primeiros inscritos que forem aprovados no processo seletivo.
Nos casos de empates serão utilizados os seguintes critérios para desempate:
Data de inscrição no processo seletivo, ficando mais bem classificado quem aquele que tiver efetuado a inscrição antes dos demais;
Permanecendo o empate, será utilizada a idade, ficando mais bem classificado o candidato mais velho;
Permanecendo o empate, será realizado sorteio.
Só concorrerão às bolsas de estudos os candidatos que participarem do processo seletivo dos dias 13, 14 ou 15 de dezembro de 2012, por meio da realização da prova de redação.