ModalidadeA Pós-graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental é oferecida presencialmente no Campus Tijuca.
DuraçãoO curso de Pós-graduação possui carga horária de 360 horas, desenvolvidas em até 17 meses.
Certificado oficialTerminado o curso os alunos recebem o certificado de Especialista em Engenharia Sanitária e Ambiental.
ConsideraçõesO curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, brindado pela Universidade Veiga de Almeida, tem como objetivo formar profissionais aptos para atuar com atividades que visam a manutenção do meio ambiente, como administrar tratamento de esgoto, distribuição de água e descarte de lixo, desenvolver técnicas para prevenção do meio ambiente, além de avaliar impactos de obras, elaborar laudos técnicos e planejamento energético.
Dirigido aPortadores de diploma de nível superior da engenharia, arquitetura, gestão empresarial e áreas relacionadas.
Área de atuaçãoO Engenheiro Sanitarista e Ambiental, poderá atua em órgãos ambientais governamentais, empresas ligadas ao saneamento, consultorias, setores de meio ambiente de indústrias, ONGs e laboratórios de pesquisa.
Pós-graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental
ConteúdoPós-graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental.
Engenharias e Tecnologias
Duração: 17 meses (360 horas-aula) Dias e horários: campi Tijuca e Barra - dois sábados por mês (a exceção dos meses de 5 semanas) das 9h às 18h
Modalidades dos cursos: Presencial
Descrição:
Justificativa:
O atual estágio de degradação ambiental exige todos os esforços em prol da minimização de impactos ambientais gerados, principalmente pela ação não sustentável e pouco sensível do homem em nosso planeta.
Em 2007 foi aprovada a Lei nº 11.445/2007 que estabeleceu o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), um importante instrumento que visa impulsionar a universalização do saneamento básico em nosso País. A lei apresenta diretrizes para o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações de: abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais, visando estruturar meios para a obtenção de um ambiente mais equilibrado e saneado.
Entretanto, mesmo após mais de uma década de vigência da Lei ainda esbarramos em problemas de o atingimento de sua principal meta, permitindo a abertura de múltiplas frentes de atuação para engenheiros de diversos segmentos, biólogos, geógrafos e gestores ambientais.
Por isso, investir conhecimento em fontes de energias renováveis é latente para minimizarmos o caos ambiental que enfrentamos hoje e enfrentaremos com maior intensidade em um breve futuro se não forem adotadas ações mais enérgicas e eficazes de Planejamento e Gestão Ambiental.
O mercado busca analistas, engenheiros, biólogos, geógrafos, geólogos, gestores, auditores, consultores, peritos e educadores que tenham formação sólida e em sintonia com as novas tendências, práticas e teorias do conhecimento ambiental.
Esta é a proposta da Especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental, fornecer uma formação profissional de alto nível à um público-alvo múltiplo, propiciando uma visão interdisciplinar, sistêmica, técnica e ética sobre o saneamento ambiental.
Diferenciais UVA:
O curso é constituído por um programa teórico e técnico criado para desenvolver profissionais para atuar com projetos redes de abastecimento, redes de esgotamento sanitário, tratamento de água, tratamento de esgoto, drenagem urbana, gestão de resíduos sólidos urbanos, tratamento e destinação final de resíduos e aspectos de saúde pública inerentes ao saneamento ambiental. A Pedagogia de Projetos associada a vasta experiência do corpo docente é a principal vertente metodologia da constituição das disciplinas que compõem a grade curricular, sendo também a base da relação entre alunos e professores. A troca de experiências e conhecimento, a criação de bases argumentativas e o desenvolvimento de metodologias práticas enriquecem o conteúdo programático do curso, valorizando ainda mais a capacitação de nossos alunos e desenvolvimento de nosso corpo docente. Desta forma, o curso tem uma rica diversidade de estudos de caso, aplicações práticas do conhecimento e trocas de experiência, que propiciam uma sólida formação para o gerenciamento de conflitos inerentes a complexa relação entre sociedade, meio ambiente e economia.
Público-Alvo:
Em função de sua interdisciplinaridade e seu interesse difuso, o curso é indicado para todas as áreas profissionais de nível superior que tenham aderência profissional ou ideológica às questões ambientais e saneamento, destacando-se engenheiros, biólogos, advogados, economistas, geógrafos, arquitetos, sociólogos, geólogos, oceanógrafos e professores de diversas áreas, interessados em desenvolver seus conhecimentos em Meio Ambiente.
Plano de estudos:
Duração estimada: 360 horas-aula
DISCIPLINAS
Integração, Networking e Desenvolvimento de Competências
Fundamentos da economia e valoração ambiental
Ética, Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável
Análise de Viabilidade de Projetos
Fundamentos da Gestão de Projetos
Fundamentos da Educação Ambiental
Direito Ambiental
Licenciamento e Avaliação de Impactos Ambientais
Sistemas de Gestão Ambiental (SGA)
Conceitos básicos de Hidrologia e Hidráulica
Química Ambiental
Políticas Públicas aplicadas ao saneamento ambiental
Saneamento e Saúde: Aspectos Epidemiológicos
Projeto e dimensionamento de sistemas de Abastecimento de Água
Projeto e dimensionamento de sistemas de Drenagem Urbana
Projeto e dimensionamento de sistemas de Esgotamento Sanitário
Aterros Sanitários: Critérios de Localização, Implantação e Operação
Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos e Reciclagem (RSU)
Tópicos Emergentes em Planejamento e Gestão Ambiental