ModalidadeO curso é ministrado presencialmente nas instalações da UTP.
DuraçãoConsultar.
Certificado oficialApós a conclusão da pós-graduação, os alunos recebem o certificado de especialista na área.
ConsideraçõesO objetivo da UTP para esse curso é qualificar um profissional com formação técnica e conhecimentos teóricos e práticos sobre desenvolvimento de projetos, fabricação e manutenção de equipamentos.
O curso promove o compromisso com um padrão de qualidade, segurança e meio ambiente, atendendo as expectativas da sociedade moderna.
Dirigido aProfissionais da área e afins.
Área de atuaçãoO profissional poderá atuar em montadores de automóveis, indústrias, consultorias, construtoras.
Segundo pesquisa realizada pela Educaedu, as empresas Volkswagen, Mercedes-Benz, Nissan do Brasil Automotive, Renault do Brasil já contrataram profissionais egressos da Universidade Tuiuti do Paraná.
Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
ObjectivosO curso de Engenharia Mecânica da Universidade Tuiuti do Paraná forma profissionais capazes de se adequar às mudanças tecnológicas, sociais e do perfil do mercado de trabalho. Para isso, conta com uma equipe qualificada de professores, uma grade curricular moderna e constantemente atualizada, laboratórios adequados ao ensino prático e convênios de cooperação técnica com várias indústrias do setor. Por formar engenheiros operacionais e ser focado no mercado de trabalho, o curso de Engenharia Mecânica da UTP tem 100% dos alunos empregados. O curso oferece a formação de engenharia plena. Através de disciplinas optativas o aluno complementa estudos focados em Produção ou na área Automotiva. O engenheiro mecânico é o profissional apto a implementar novos conceitos e tecnologias em projetos, desenvolvimento, fabricação e manutenção de máquinas e equipamentos, utilizando processos construtivos e materiais adequados à obtenção de alta performance, que atendam a demanda de problemas da sociedade em geral a custos menores.
TitulaçãoPós-Graduação em Engenharia Mecânica
ConteúdoCampo de Atuação
O engenheiro mecânico pode atuar em indústrias dos setores automotivo, aeronáutico, naval, ferroviário, metalúrgico e siderúrgico, como engenheiro, gerente ou diretor de desenvolvimento de produtos, processos, qualidade, projetos, manutenção, logística e vendas. Além disso, pode atuar como administrador de empresas ou autônomo, prestando serviços nas diversas áreas da engenharia.
Equipe de Mini-Baja
Formada pelos alunos do curso de Engenharia Mecânica, a equipe participa, desde 2000, da Competição Nacional SAE-Brasil de Mini-Baja, que ocorre anualmente em São Paulo. O objetivo é oferecer um cenário real de trabalho em engenharia, possibilitando que os alunos projetem, calculem, construam e testem veículos off-road, trabalhando em equipes dentro de prazos. O curso escolheu o tema “Mini-Baja”, como o principal Projeto Interdisciplinar, fazendo com que, desde o primeiro período do curso, o aluno já comece a trabalhar na simulação de um projeto da profissional real, onde terá que competir com todas as outras escolas de engenharia do Brasil e do mundo.
Equipe de Fórmula Renault
A equipe de automobilismo esportivo, que funciona junto aos laboratórios da universidade é formada por professores e alunos e participa do campeonato brasileiro de FORMULA RENAULT. Nesse cenário, altamente competitivo, os membros da equipe aprendem a trabalhar unidos, de forma organizada, utilizando conceitos da engenharia e recursos de última geração. Por ser uma atividade multidisciplinar, a equipe tem espaço para estudantes de outros cursos da universidade, cada um na sua área de atuação, como informática, logística, design etc.
A experiência da equipe da Universidade Tuiuti do Paraná é inédita no Brasil e já obteve algumas vitórias na frente de equipes profissionais. Esses resultados destacaram os alunos e o curso, que é atualmente procurado por empresários e pilotos profissionais para dar estrutura técnica em suas carreiras desportivas.
Restauração de antiguidades mecânicas
A Universidade Tuiuti do Paraná possui um Museu de Carros onde estão expostos alguns dos mais significativos automóveis, de diferentes épocas, comercializados no Brasil e no mundo. Os carros estão restaurados ou em processo de restauração, outra atividade interdisciplinar que o curso oferece ao aluno: a aprendizagem de tecnologias de outras épocas. De forma lúdica, a atividade oferece ao aluno a prática da restauração e ensina os diferentes métodos de processos industriais, em várias etapas de produção automobilística do século passado que fazem parte da história do automóvel.