Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho
ConteúdoEngenharia de Segurança do Trabalho.
Engenharias e Tecnologias
Duração: 24 meses (660 horas-aula) Dias e horários: campus Tijuca - sábados, três vezes por mês, das 9h às 18h
Modalidades dos cursos: Presencial
Descrição:
Justificativa:
O cuidado com a segurança do trabalhador tem avançado ultimamente. Esta prática pode ser confirmada através das recentes transformações que vem ocorrendo no mercado de trabalho, a exemplo da implantação do e-social. A preocupação com a saúde e segurança dos trabalhadores é objeto de preocupação crescente nas empresas. A qualidade de vida dos colaboradores possui, a cada dia, mais destaque no cenário moderno das Organizações, que envidam esforços cada vez maiores na busca de resultados positivos na prevenção de acidentes, melhoria da saúde e da qualidade de vida dos empregados.
A especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, da Universidade Veiga de Almeida, tem como objetivo formar profissionais que sejam capazes de contribuir para a preservação da saúde e da integridade física do trabalhador nos ambientes de trabalho, além de contribuir para a minimização de eventuais perdas financeiras das empresas nesta área, e também contribuir para a construção de uma imagem positiva da empresa e suas partes interessadas.
O curso possui um corpo docente formado por profissionais amplamente qualificados, com décadas de trabalho em empresas de classe mundial, como alguns exemplos citados:
O professor responsável pela Higiene do Trabalho, que tem importante carga horária no curso, totalizando 140 horas, possui certificação internacional pela AIHA - American Industrial Hygiene Association;
O professor de Gerência de Riscos, Legislação e Normas Técnicas, dentre outras disciplinas, possui formação na Alemanha e trabalhou mais de uma década em uma empresa reconhecida internacionalmente pela excelência em Segurança do Trabalho: Dupont;
O professor de Toxicologia e Proteção da Saúde é Médico, com experiência de 35 anos como auditor chefe do Ministério do Trabalho;
O professor de Combate a Incêndio e emergências é Coronel do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro;
O professor de Administração Aplicada à Engenharia de Segurança do Trabalho é médico, administrador, e possui mestrado em Direito Internacional do Trabalho na Argentina;
Na disciplina de Higiene do Trabalho, o curso oferece aula com o professor canadense, Dr. Neil McManus, autoridade mundial em energias perigosas e espaços confinados, com vários livros publicados nesta área.
O curso possui aulas práticas, como o exercício de combate a incêndio com o uso de extintores e mangueiras, situações de pânico, emergências e primeiros socorros, realizado por todos os alunos em ambiente externo, com o acompanhamento do professor e de especialistas na área.
O curso possui instituições parceiras para a prática da especialização: Nitriflex S/A indústria e comercio, Light energia S/A, Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Município do Rio de Janeiro e do município de cabo frio, FIRJAN, PETROBRAS S/A, Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro - CBERJ, Complexo Naval de Itaguaí, Casa da Moeda, além de outras empresas, privadas e públicas, que façam parte do cenário do desenvolvimento da competência do Engenheiro de Segurança do Trabalho.
Os alunos do curso têm vagas para participação no Comitê de Higiene Ocupacional do Rio de Janeiro, formado por grandes empresas brasileiras, como Petrobras, Vale, Gerdau, Shell, Complexo Naval de Itaguaí, Casa da Moeda, dentre outras.