Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho
ModalidadeEsta Especialização tem suas aulas ministradas de forma presencial.
DuraçãoO número total de horas/aula é de 652 horas, realizadas em 18 meses.
Certificado oficialAo término do curso, os participantees recebem o título de Especialista em Segurança do Trabalho.
ConsideraçõesAtravés do programa de Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, a Universidade Braz Cubas capacita profissionais para o exercício de atividades referentes ao prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, controle ambiental e melhoria das condições de trabalho.
Dirigido aEste curso está dirigido especificamente a profissionais das áreas de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.
Área de atuaçãoAs oportunidades de emprego podem ser encontradas em indústrias de distintos setores, empresas de telecomunicações, mineradoras, petroleiras, hidrelétricas, usinas, etc.
Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho
ObjectivosO curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho tem por objetivo de tornar tais profissionais preparados para atuarem nas áreas de segurança e higiene do trabalho, num contexto prevencionista e de proteção do trabalhador em todas as instâncias de sua atividade ocupacional e nas diversas etapas dos setores de produção e de bens e serviços.
Dirigido aNecessário ter ensino superior completo em qualquer curso da área de Engenharia ou Arquitetura.
ConteúdoENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Carga horária: 652 horas (18 meses)
Formato: Aulas Semanais - Revolving
Dias de aulas: 3ª, 4ª, 5ª - Noturno
CONCEPÇÃO DO CURSO: A Engenharia de Segurança do Trabalho tem se tornando uma das principais preocupações da sociedade moderna, ao lado da gestão e do controle ambiental. A prevenção de acidentes de todo tipo é parâmetro importante em qualquer projeto ou empreendimento, envolvendo a redução dos altos custos humanos e materiais, e conseqüente melhoria das condições sociais. Conforme disposição legal, as empresas devem ter em seus quadros, profissionais de engenharia, arquitetura, geologia ou agronomia, especializados em engenharia de segurança e higiene do trabalho.
O curso de Engenharia de Segurança do Trabalho é um curso regulamentado pelo CREA em nível de especialização onde só podem receber a titulação de Engenheiro de Segurança do Trabalho profissionais das áreas de engenharia, agronomia e arquitetura. Este curso é estruturado conforme definido pela Lei nº 7410 de 27/11/85, pelo Decreto n.º 92.530 de 09/04/86 e Parecer MEC n.º 19/87. Dentro deste âmbito, os alunos regularmente aprovados neste curso poderão requerer do CREA/SP a atribuição profissional de Engenheiro de Segurança do Trabalho
ÁREAS DE APLICAÇÃO: Os engenheiros de segurança do trabalho são responsáveis por controlar perdas potenciais e reais de processos, produtos e serviços ao identificar, determinar e analisar causas de perdas, estabelecendo plano de ações preventivas e corretivas. Desenvolvem, testam e supervisionam sistemas, processos e métodos industriais, gerenciando atividades de segurança do trabalho e do meio ambiente, planejando empreendimentos e atividades industriais e coordenando equipes, treinamentos e atividades de trabalho. Emitem e divulgam documentos técnicos como relatórios, mapas de risco e contratos. Entre as áreas de atuação do segmento de Segurança, é possível destacar as áreas de processos e métodos, tempos e movimentos, onde é recomendado ter graduação em Engenharia de Produção ou Engenharia Industrial .