Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho

Solicitar informações

Análise do educedu

Lenice Laflor

Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho

  • Modalidade Esta Especialização tem suas aulas ministradas de forma presencial.
  • Duração O número total de horas/aula é de 652 horas, realizadas em 18 meses.
  • Certificado oficial Ao término do curso, os participantees recebem o título de Especialista em Segurança do Trabalho.
  • Considerações Através do programa de Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, a Universidade Braz Cubas capacita profissionais para o exercício de atividades referentes ao prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, controle ambiental e melhoria das condições de trabalho.
  • Dirigido a Este curso está dirigido especificamente a profissionais das áreas de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.
  • Área de atuação As oportunidades de emprego podem ser encontradas em indústrias de distintos setores, empresas de telecomunicações, mineradoras, petroleiras, hidrelétricas, usinas, etc.

Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho

  • Objectivos O curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho tem por objetivo de tornar tais profissionais preparados para atuarem nas áreas de segurança e higiene do trabalho, num contexto prevencionista e de proteção do trabalhador em todas as instâncias de sua atividade ocupacional e nas diversas etapas dos setores de produção e de bens e serviços.
  • Dirigido a Necessário ter ensino superior completo em qualquer curso da área de Engenharia ou Arquitetura.
  • Conteúdo ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO


    Carga horária: 652 horas (18 meses)

    Formato: Aulas Semanais - Revolving

    Dias de aulas: 3ª, 4ª, 5ª - Noturno  

    CONCEPÇÃO DO CURSO: A Engenharia de Segurança do Trabalho tem se tornando uma das principais preocupações da sociedade moderna, ao lado da gestão e do controle ambiental. A prevenção de acidentes de todo tipo é parâmetro importante em qualquer projeto ou empreendimento, envolvendo a redução dos altos custos humanos e materiais, e conseqüente melhoria das condições sociais. Conforme disposição legal, as empresas devem ter em seus quadros, profissionais de engenharia, arquitetura, geologia ou agronomia, especializados em engenharia de segurança e higiene do trabalho.

    O curso de Engenharia de Segurança do Trabalho é um curso regulamentado pelo CREA em nível de especialização onde só podem receber a titulação de Engenheiro de Segurança do Trabalho profissionais das áreas de engenharia, agronomia e arquitetura. Este curso é estruturado conforme definido pela Lei nº 7410 de 27/11/85, pelo Decreto n.º 92.530 de 09/04/86 e Parecer MEC n.º 19/87. Dentro deste âmbito, os alunos regularmente aprovados neste curso poderão requerer  do CREA/SP  a atribuição profissional de Engenheiro de Segurança do Trabalho

    ÁREAS DE APLICAÇÃO: Os engenheiros de segurança do trabalho são responsáveis por controlar perdas potenciais e reais de processos, produtos e serviços ao identificar, determinar e analisar causas de perdas, estabelecendo plano de ações preventivas e corretivas. Desenvolvem, testam e supervisionam sistemas, processos e métodos industriais, gerenciando atividades de segurança do trabalho e do meio ambiente, planejando empreendimentos e atividades industriais e coordenando equipes, treinamentos e atividades de trabalho. Emitem e divulgam documentos técnicos como relatórios, mapas de risco e contratos. Entre as áreas de atuação do segmento de Segurança, é possível destacar as áreas de processos e métodos, tempos e movimentos, onde é recomendado ter graduação em Engenharia de Produção ou Engenharia Industrial .

Outro curso relacionado com segurança no trabalho