Pós-graduação em Engenharia de Petróleo e Gás Natural
ModalidadeA Pós-graduação em Engenharia de Petróleo e Gás Natural é um curso ditado presencialmente.
DuraçãoA Pós-graduação em Engenharia de Petróleo e Gás Natural é cursada por 456 horas/aula.
Certificado oficialAo fim do curso, a Unisanta oferece um certificado.
ConsideraçõesA Universidade Santa Cecília (Unisanta) tem reconhecimento pela sua forma de educar. Além da Unisanta, há o Complexo Educacional Santa Cecília o Colégio Santa Cecília, a Santa Cecília TV e a Santa Cecília FM. A Faculdade de Engenharia foi a primeira na região da baixada santista.
A pós-graduação em engenharia de petróleo da Universidade Santa Cecília também foi pioneiro em São Paulo: desde 2006 capacita profissionais que atuam num mercado de trabalho que pede mão de obra qualificada.
A Educaedu pesquisou sobre a Unisanta e a Pós-graduação em Engenharia de Petróleo e Gás Natural:
- Este curso tem aulas experimentais nas instalações da unviersidade, nos laboratórios de Operações Unitárias, Ecotoxicologia, Simulações aplicadas a Exploração, Produção e Processamento além da Minirrefinaria/RPBC-Petrobrás;
- A comunidade Engenharia de Petróleo no orkut tem mais de 5700 membros.
Dirigido aA Pós-graduação em Engenharia de Petróleo e Gás Natural foi desenhada para profissionais que tenham formação em Engenharia e Geologia, Tecnólogos que queiram atuar na Indústria do Petróleo e Gás Natural.
Área de atuaçãoAs principais empresas para área de trabalho em Engenharia de etróleo e Gás Natural são:
- Petrobras,
- Petróleo Ipiranga,
- Halliburtin,
- Schachin Engenharia,
- Chemtech.
Pós-graduação em Engenharia de Petróleo e Gás Natural
ConteúdoObjetivo
Desde 2006 o curso de pós-graduação em engenharia de petróleo da Universidade Santa Cecília, pioneiro do estado de São Paulo, vêm capacitando profissionais para atuação no promissor mercado de trabalho que se caracteriza pela grande demanda de mão de obra qualificada. O objetivo do curso de pós-graduação em engenharia de petróleo da UNISANTA é a capacitação dos profissionais, já formados em Engenharia, de forma a atuarem no mercado como engenheiros de petróleo.
Com o propósito de atingir este objetivo, este curso contempla um programa que abrange as áreas de geologia, engenharia de poços, engenharia de reservatórios, engenharia de produção, engenharia de processamento, logística e avaliação econômica de projetos de desenvolvimento da produção além de QSMS. Nas instalações da UNISANTA, em seus laboratórios de Operações Unitárias, Ecotoxicologia, Simulações aplicadas a Exploração, Produção e Processamento além da Minirrefinaria/RPBC-Petrobrás, uma complementação dos ensinamentos teóricos é realizada através de aulas experimentais.
Público Alvo
O crescimento do mercado de petróleo – e a conseqüente geração de empregos no setor está apenas começando. O tão falado boom do petróleo, o ápice da indústria, ainda não chegou. Com as novas tecnologias, seremos capazes de explorar petróleo de melhor qualidade em águas profundas e descobrir outras fontes.
A flexibilização do monopólio do petróleo também deve dar uma nova dinâmica ao setor. O aquecimento do mercado e as possibilidades crescentes formam apenas o epicentro de um setor que ainda vai propagar ondas por muitas décadas. Após a quebra do monopólio do petróleo no Brasil, em 1997, outras empresas além da Petrobras podem atuar no setor. Atualmente, são 55 concessionárias. Essas instituições devem gerar mais vagas no mercado, pois precisarão de pessoas especializadas para trabalhar na área.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), as concessionárias devem aplicar US$ 25 bilhões entre 2006 e 2011. Adicionalmente, existem ainda empresas que prestam serviços para as concessionárias. O público alvo do curso de pós-graduação em Engenharia de Petróleo da UNISANTA é constituído por profissionais formados em Engenharia e Geologia, além de Tecnólogos, que desejem capacitar-se para atuação na Indústria do Petróleo e Gás Natural, atividade em franca expansão no país, notadamente no estado de São Paulo, com a promissora Bacia de Santos.
Programa • Avaliação Econômica de Projetos 24 h
• Bombas e Compressores 32 h
• Engenharia de Poços I 32 h
• Engenharia de Poços II 24 h
• Engenharia de Processamento I 24 h
• Engenharia de Processamento II 16 h
• Engenharia de Produção I 32 h
• Engenharia de Produção II 24 h
• Engenharia de Reservatórios I 32 h
• Engenharia de Reservatórios II 24 h
• Fundamentos de Geologia 32 h
• Geologia Aplicada ao Petróleo 24 h
• Geopolítica do Petróleo 08 h
• Instrumentação e Controle 24 h
• Logística na Indústria do Petróleo 16 h
• Segurança, Meio Ambiente e Saúde 24 h
• Termodinâmica Aplicada 32 h
• Metodologia de Pesquisa 16 h
• Orientação de TCC 16 h
Local Universidade Santa Cecília
Período Início: 26 de março de 2 011.
Término: 25 de agosto de 2 012.
Duração: 456 horas
Horário: sábados das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Critério Será considerado aprovado o aluno que obtiver a freqüência mínima de 75% da carga horária, por disciplina e aproveitamento mínimo de 70%, também por disciplinas.
Documentos - 01 Cópia do R.G. e C.P.F.;
- 01 Cópia do Diploma do Curso Superior;
- 01 Cópia do Comprovante de Residência;
- 01 foto 3x4;
- Preenchimento de Ficha de Inscrição.
Número de Vagas 20 (Mínimo) - 35 (Máximo).
Obs.: Caso não haja o número mínimo de inscrições, a UNISANTA se reserva o direito de não realizar o curso.
O curso foi excelente. Super agradável os professores.
Thais kater Menegon Bueno
Pós-graduação em Engenharia de Petróleo e Gás Natural - Junio 2011