Análise do educedu
Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos
Ciências Exatas (Engenharia)
* Matemática Aplicada
* Fisico-Quimica
* Termodinâmica
* Operações Unitárias
Ciência Biológicas (Alimentos)
* Bioquimica
* Microbiologia
* Nutrição
* Matérias Primas
Esse caráter multidisciplinar da profissão é conseqüência do tipo de informações necessárias para o domínio da tecnologia de processamento dos alimentos. É preciso conhecer com profundidade
os alimentos:
* os diferentes tipos (carnes, frutas, hortaliças, laticínios, grãos etc.),
* sua composição (proteínas, açúcares, vitaminas, lipídios, etc.)
* sua bioquímica (reações enzimáticas, respiração, maturação, envelhecimento, etc.)
* sua microbiologia (microorganismos característicos, deterioração, etc.)
* características sensoriais (sabor, textura, aroma, etc.)
e as diversas técnicas e processos:
* beneficiamentos ( moagem, extração de polpas, de sucos, de óleos, etc.)
* tratamentos térmicos( pasteurização, esterilização, congelamento, liofilização, etc.)
* biotecnologia ( fermentação , tratamentos enzimáticos, etc.)
* emprego de ingredientes e matérias-primas
para promover a correta interação entre processo x alimento visando; o controle das condições que proporcionam os padrões de qualidade desejados; a evolução de técnicas tradicionais; e a viabilização de produtos inéditos no mercado.
O propósito do curso de Engenharia de Alimentos é preparar profissionais capazes de desempenhar as atividades de Engenharia dentro das Indústrias do ramo da Alimentação, desenvolvendo projetos e processos produtivos, a partir das características de qualidade dos produtos, objetivando a otimização dos recursos e aumento da produtividade. Dessa forma, além da formação básica (Ciências Exatas e Biológicas), o curso oferece disciplinas na área de Ciências Humanas, visando introduzir os conceitos administrativos para as atividades gerenciais.
Atuação do Engenheiro de Alimentos
O Engenheiro de Alimentos atua dentro dos seguintes segmentos:
* Indústria de Produtos Alimentícios
* Indústria de Insumos para Processos e Produtos (matérias-primas, equipamentos, embalagens, aditivos)
* Empresas de Serviços
* Órgãos e Instituições Públicas
exercendo suas atividades nas seguintes áreas :
Produção/Processos
Racionalização e melhoria de processos e fluxos produtivos para incremento da qualidade e produtividade, e para redução dos custos industriais.
Garantia de Qualidade
Determinação dos padrões de qualidade para os processos (desde a matéria-prima até o transporte do produto final), planejamento e implantação de estruturas para análise e monitoramento destes processos, e treinamento de pessoal para prática da qualidade como rotina operacional.
Pesquisa e Desenvolvimento
Desenvolvimento de produtos e tecnologias com objetivo de atingir novos mercados, redução de desperdícios, reutilização de subprodutos e aproveitamento de recursos naturais disponíveis.
Projetos
Planejamento, execução e implantação de projetos de unidades de processamento("plant lay-out", instalações industriais, equipamentos), bem como seu estudo de viabilidade econômica.
Comercial/Marketing
Utilização do conhecimento técnico como diferencial de marketing na prospecção e abertura de mercados, na assistência técnica, no desenvolvimento de produtos junto aos clientes e apoio à área de vendas.
Fiscalização de alimentos e bebidas
Atuação junto aos órgãos governamentais de âmbito municipal, estadual e federal, objetivando o estabelecimento de padrões de qualidade e identidade de produtos, e na aplicação destes padrões pelas indústrias, garantindo assim, os direitos do consumidor.
Ótimo curso.
Estou cursando e obtendo resultados satisfatórios.
Fellipe Carvalho
Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos - Febrero 2012
Trabalho como professora de química de alimentos do curso de Engenharia de Alimentos. Recomendo a Universidade, pois a mesma é a melhor entre as Estaduais da Bahia e a apresenta um corpo docente capacitado.
Cristina Silva
Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos - Agosto 2011
O curso é de extrema importância, visto que visa proporcionar a integração com a sociedade, principalmente quanto a segurança alimentar, produção e comercialização de alimentos de forma segura.
Ivan Martins
Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos - Junio 2011