DuraçãoPara concluir o curso são necessários 10 semestres.
Certificado oficialDiploma de graduação outorgado pela universidade.
ConsideraçõesO curso conta com um corpo docente muito competente, e forma profissionais capazes de atuar projetando e gestionando sistemas de qualidade ambiental. Há um enfoque no curso no sentido de especializar os estudantes para os estudos de impacto ambiental , para o planejamento de metodologias de redução dos mesmos, e na produção de energias renováveis. A questão da legislação ambiental é também apresentada com atenção no curso já que é o marco legal com o qual irá lidar o profissional.
Dirigido aO curso está orientado para todos aqueles interessados em trabalhar na área ambiental,a partir de projetos de engenharia.
Área de atuaçãoHá oportunidades em diferentes tipos de indústria, em institutos de pesquisa e em funções públicas relacionadas ao controle do impacto ambiental.
ObjectivosA principal função do Engenheiro Ambiental é contribuir para a redução dos efeitos adversos das atividades produtivas nos meios físicos e biológicos. É um profissional conhecedor dos sistemas de controle da qualidade ambiental e seus componentes, entre os quais o tratamento de água, de resíduos sólidos e do ar, proteção e remediação de solos, política e legislação ambiental, gestão ambiental industrial, sistemas ecológicos, toxicologia ambiental. Além disso, o Engenheiro Ambiental está capacitado para intervir em campos ainda mais especializados, como a análise de riscos ambientais, planejamento ambiental regional e urbano, auditorias ambientais, estudos de impacto ambiental, energias renováveis, concepção ambiental de produtos. O conhecimento real da legislação e das metodologias auxiliares para a resolução e prevenção dos problemas ambientais faz do Engenheiro Ambiental um profissional imprescindível ao desenvolvimento equilibrado do País.
TitulaçãoPós-Graduação em Engenharia Ambiental
ConteúdoMercado de Trabalho
A formação abrangente e em sintonia com a realidade profissional torna o mercado de trabalho do Engenheiro Ambiental muito diversificado e em franca expansão, em especial nas empresas públicas e privadas, órgãos da administração direta e ONGs de proteção ambiental. Existem ainda os Comitês de Bacia, já que a gestão dos recursos hídricos, por conta da Lei, utilizará as bacias hidrográficas como unidade básica de gestão.
O Engenheiro Ambiental também encontra espaço em empresas de consultoria que elaboram planos de uso do solo, estudos de impactos no ambiente, pareceres técnicos e projetos específicos na área ambiental. Grandes empresas de extração e de transformação, bem como as de geração de energia, possuem demanda crescente por profissionais da área.
Diferenciais do curso no UniFOA
O Curso de Engenharia Ambiental do UniFOA está entre os mais bem consolidados do ramo, atendendo às exigências do MEC. Sua estruturação foi fundamentada na legislação afim e na experiência profissional e acadêmica do seu corpo docente que, em sua maioria, é composta por mestres e doutores. Nossos professores também são profissionais atuantes na indústria, nas áreas de consultoria e pesquisa, e no setor público.
Os alunos realizam visitas técnicas a empresas, trabalham em projetos com a comunidade e são constantemente a passar mensagens educativas, além da absorção do conhecimento técnico. A instituição incentiva os alunos a serem profissionais globais, não atuando apenas em área industrial, mas também em áreas de gestão ambiental.