Diante da implantação dos Programas de Humanização da Assistencia pelo Ministério da Saúde, ganham destaque as ações materno infantil. Os programas de atenção à mulher e acriança deixaram os muros das Unidades de Saúde para dento dos lares das populações. Surgem assim, uma variedade de necessidades observadas no interior das residências e das pessoas, abrangendo a comunidade como um todo. Neste contexto, a prestação de serviços deverá ser realizada por profissionais e Instituições de extrema qualificação, uma vez que as populações estão cada vez mais orientadas no quesito direito e deveres.
As prefeituras que gerenciam os serviços, vêm-se obrigadas demandar para o seio das populações, atores profissionais que venham elevar o seu bom nome, dos seus gestores e dos seus municípios, para que estes se desenvolvam ainda mais.
Com o crescimento e desenvolvimento da população, surgem novas áreas de residência, trabalho, de ensino e de outros, que exigem a estruturação e organização dos serviços ofertados, solicitando profissionais cada vez mais competentes e qualificados para o exercício destas funções.
Hoje, nenhuma instituição no estado do Pará oferece este curso como oferta para os profissionais de enfermagem e de seus concluintes, somando-se ainda a alta necessidade de enfermeiros e enfermeiras obstetras para atuação no mercado de trabalho local, por situações de migrações destes profissionais para outras regiões pelos mesmos motivos.
O Cuidado da saúde da mulher com competência, conhecimento científico atualizado e inserido nas políticas publicas de saúde são atividades exclusivas dos enfermeiros obstetras, estendidas ainda a gerencia dos programas e administração de unidades assistenciais. Por este motivo, a ESAMAZ, vem suprir mais esta lacuna, sentindo-se na obrigação de contribuir com a melhoria da assistência e da qualidade de vida das pessoas, promovendo a formação deste atores para abastecer o mercado, com qualidade, competência e compromisso, de que após a conclusão do curso, todos estarão aptos a exercerem a nova modalidade a que se propuseram.
Matriz Curricular
Enfermagem Obstétrica Fisiológica I - 20h/a
Enfermagem Obstétrica Fisiológica II - 20h/a
Enfermagem Obstétrica Patológica I - 20h/a
Enfermagem Obstétrica Patológica II - 20h/a
Enfermagem Ginecológica I - 20h/a
Enfermagem Ginecológica II - 20h/a
Indicadores de Saúde da População Feminina - 20h/a
Farmacologia Obstétrica e Ginecológica - 20h/a
Gerência de Enfermagem em Unidades Obstétricas - 20h/a
Metodologia da Pesquisa - 20h/a
Metodologia do Ensino Superior em Saúde - 20h/a
Enfermagem Neonatal - 20h/a
Políticas Públicas de Atenção a Mulher - 20h/a
Prática Supervisionada - 100h/a