Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho

Solicitar informações

Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho

  • Conteúdo CERTIFICAÇÃO: FALC – Faculdade Aldeia de Carapicuíba (Criada e autorizada pela Portaria MEC n.3966 de 30/12/2002 – DOU 252 de 31/12/2002, Seção 1 pág. 33).
    CARGA HORÁRIA TOTAL: 460 h/a

    INTRUDUÇÃO:
    Após a revolução industrial e a nova relação do homem com o meio de produção, salientou-se a necessidade do desenvolvimento de ciências que pudessem atuar sobre as relações do homem com o seu ambiente de trabalho. E mais do que isso, que essa atuação acompanhasse a evolução do próprio meio de trabalho. Aliada a isso, a opinião pública, alavancada pela altíssima taxa de morbi-mortalidade registrada nos proletários e seus familiares egressos dos “tempos modernos”, levou à confecção de leis mais severas, com objetivo de garantir que o ambiente de trabalho seja seguro, saudável, ecologicamente correto, além de producente. Como corolário, a tríade indissolúvel segurança-saúde-meio ambiente.
    A profissão Enfermagem como ciência socialmente e profissionalmente aceita, transcende aos aspectos poéticos e/ou altruístas. Embora relativamente jovem, apresentou um avanço notório. Acreditamos que atualmente o cuidado com a qualidade do serviço prestado pela enfermagem já é relevante para o trabalhador. Há necessidade, porém, de redefinições atualizadas, a fim de caracterizar o estilo próprio de uma nova prática profissional para a inserção desse profissional no mercado como Enfermeiro do Trabalho.
    O curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho fornece instrumentos para que o profissional de Enfermagem atue de forma reflexiva e ética, com capacidade de cuidar do trabalhador inserido em todas as áreas afins e em todos os níveis e de dar orientações dentro do ambiente de trabalho, promovendo o bem estar dentro da empresa, deixando transparecer para o trabalhador a sua importância junto ao empregador.

    OBJETIVO:
    Instrumentalizar o enfermeiro para identificação e análise das necessidades do trabalhador, de forma a implementar medidas preventivas, mantenedoras e reabilitadoras que implicam diretamente na qualidade do trabalho produzido.

    PUBLICO ALVO:
    Graduados em Enfermagem

    ÁREAS DE ATUAÇÃO:
    Serviços especializados em engenharia de segurança e medicina do trabalho em empresas públicas e privadas ou órgãos oficiais; Planejamento, programação, orientação e execução das atividades de enfermagem do trabalho, integrando a equipe de saúde do trabalhador.

    HABILIDADES E COPETÊNCIAS DO ENGRESSO:
    O egresso terá informação para:
    •Ter visão crítica da área de saúde do trabalhador, frente aos diversos tipos de acidentes de trabalho, que na sua maioria deixa os trabalhadores incapacitados ao serviço;
    •Reagir com segurança aos problemas ligados a prevenção de acidentes do trabalho;
    •Tomar decisões que visem a prevenção de acidentes de trabalho;
    •Desenvolver conhecimento científico para cuidar do trabalhador inserido em seu ambiente profissional, envolvendo os aspectos bio-psico-sociais, nas situações de assistência a nível primário, secundário e terciário;
    •Identificar os aspectos gerais dos fatores que incidem sobre a saúde do trabalhador conceitos e definições;
    •Desenvolver a reflexão para a tomada de decisões no interior das empresas, no que tange aos agravos e doenças do trabalhador;
    •Promover ações educativas em relação à prevenção de acidentes de trabalho;
    •Identificar as necessidades que possam programar medidas e formas preventivas, para manter e reabilitar a qualidade de atendimento no trabalho, mantendo igualdade de importância entre a saúde, a segurança e o meio-ambiente;
    •Avaliar procedimentos éticos e legais no atendimento ao trabalhador e empresa.
     

    CONTEÚDO PROGRAMATICO:

        Enfermagem do trabalho I
        Enfermagem no pronto atendimento no ambiente de trabalho
        Doenças ocupacionais
        Psicologia do trabalho e saúde mental
        Epidemiologia
        Legislação de saúde do trabalhador
        Prevenção primária e prevenção secundária
        Metodologia da pesquisa
        Informática voltada ao trabalhador
        Métodos e técnicas da pesquisa
        Fisiologia do trabalho
        Ergonomia
        Ética do trabalho e bioética
        Saneamento básico
        Bioestatística
        Segurança do trabalho
        Gerência de enfermagem dos serviços de saúde do trabalho
        Saúde e nutrição do trabalhador
        Toxicologia ocupacionalEnfermagem do trabalho II
        Métodos e técnicas para desenvolvimento de monografia


    ***Sujeito a alterações

Solicitar informações

Outro curso relacionado com enfermagem