Pós-Graduação em Enfermagem - Saúde Coletiva e Saúde da Família
ModalidadeA Pós-Graduação em Enfermagem - Saúde Coletiva e Saúde da Família é presencial.
DuraçãoA pós-graduação tem duração de 16 meses e carga horária de 360 horas.
Certificado oficialCertificado de conclusão do curso de pós-graduação.
ConsideraçõesA pós-graduação em Saúde Coletiva e Saúde da Família da Instituição Bezerra de Araújo é orientada por uma visão teórica e uma perspectiva crítica em relação ao cuidado coletivo e familiar.
Na pós-graduação o profissional encontrará as principais ferramentes que contribuem para o desenvolvimento de uma visão geral e sistemâtica do paciente e encontrará os melhores procedimentos para a intervenção profissional.
Os profissionais também recebem uma formação voltada para o trabalho em equipes interdisciplinares, o que significa entender que as diferentes profissões devem contribuir para o melhor atendimento preventivo ou curativo.
Dirigido aProfissionais da área de enfermagem, ou da área de saúde com diploma de nível superior. Estudantes de graduação relacionada à área da saúde que já estejam avançados nos estudos.
Área de atuaçãoO profissional poderá trababalhar em centros de saúde da rede pública, ou empresas privadas, especificamente no programa saúde da família ou de saúde coletiva.
Pós-Graduação em Enfermagem - Saúde Coletiva e Saúde da Família
ObjectivosCapacitar profissionais que atuam no campo da saúde o desempenho de atividades dentro da ótica da Saúde Coletiva e da Estratégia de Saúde da Família.
ConteúdoEspecíficos:
Ø Instrumentar o profissional a planejar e executar ações integradas de saúde através da ação interdisciplinar;
Ø Capacitar o profissional em ações de assistência aos problemas de saúde mais freqüentes, no sentido de adquirirem alta resolutividade no seu campo de trabalho;
Ø Capacitar o profissional para atividade de vigilância á saúde, desenvolvimento de ações intersetoriais, campanhas de prevenção e diagnóstico precoce, visitas domiciliares, entre outras;
Ø Habilitar os profissionais a identificarem e lidarem com aspectos psicossociais presentes no paciente, na doença e na comunidade;
Ø Capacitar o profissional para a utilização de sistema de informação apropriado, familiarizado-o com o preenchimento do instrumento, análise dos seus dados e proposição de soluções pertinentes.