ModalidadeA Pós-Graduação em Enfermagem Neonatal é presencial.
DuraçãoA pós-graduação tem duração de 500 horas.
Certificado oficialCertificado de conclusão do curso.
ConsideraçõesEssa pós-graduação foi desenvolvida para aprimorar e capacitar profissionais com graduação em enfermagem para o melhor atendimento ao recém-nascido e sua família.
No curso o aluno receberá uma ampla formação com os marcos teóricos/práticos, com estudo sistâmico e debate crítico dentro dos contextos social, ético, biológico e humanístico que orientam a assistência de enfermagem ao recém-nascido e sua família de maneira integral, entre seus membros e o contexto social da comunidade.
Dirigido aProfissionais com graduação em enfermagem e com registro no Conselho Regional de Enfermagem, ou aluno do curso de graduação em enfermagem, reconhecido pelo MEC.
Área de atuaçãoO profissional estará habilitado para atuar em hospitais ou clínicas públicas ou privadas, na área de assistência de enfermagem ao recém-nascido e sua família.
ObjectivosProporcionar a capacitação, aperfeiçoamento e qualificação profissional do enfermeiro para atuar na assistência de enfermagem ao recém-nato e sua família de forma integral, a partir de estudos e discussão dos princípios teóricos/práticos dentro dos contextos histórico, social, político, ético, biológico, e humanístico relacionados com a atual realidade profissional.
ConteúdoEspecíficos:
Ø Fundamentar a atuação do especialista nos princípios da assistência ao recém-nascido (RN) e sua família.
Ø Capacitar o enfermeiro para atuar na assistência de Enfermagem ao RN de baixo, médio e alto risco.
Ø Refletir e discutir sobre os problemas relacionados à prática profissional em seu âmbito multiprofissional.
Ø Proporcionar ao enfermeiro aperfeiçoamento e qualificação para realizar atividades gerenciais e administrativas em unidades neonatais.
Ø Refletir e discutir sobre o cuidado humanizado do recém-nascido e as repercussões da internação para sua família.
Ø Promover estratégias de educação em saúde aos pais ou responsáveis pelo recém-nascido.
Ø Proporcionar atualização do enfermeiro que já atua na área neonatal.
Ø Incentivar a pesquisa na área do cuidado de enfermagem em neonatologia.
Ø Capacitar o enfermeiro a aplicar o processo de enfermagem no cuidado integral ao recém-nascido.
Ø Contribuir para implantação e qualificação das intervenções dos profissionais da saúde e pesquisas científicas no âmbito da assistência neonatal;
Justificativa:
Ø Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um terço dos óbitos de crianças menores de 5 anos no mundo ocorre no primeiro mês de vida, sendo que metade ocorre durante a primeira semana de vida. Atualmente o Brasil vem ampliando a atenção especializada ao recém-nascido em situação especial de risco, aumentando o número de leitos em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIn) públicas e privadas, gerando a necessidade de capacitar e habilitar profissionais qualificados para atuarem nessa área .
Ø A zona oeste da cidade do Rio de Janeiro possui 2 maternidades públicas municipais com atendimento de gestação alto risco, sendo uma recentemente inaugurada, uma casa de parto, 3 hospitais gerais estaduais com serviços de obstetrícia e UTI neonatal, e 06 UTIn privadas . Sendo assim, a Faculdade Bezerra de Araújo (FABA) identificou a necessidade de oferecer o curso de Especialização em Enfermagem em Neonatologia, pois na maioria dos cursos de graduação em Enfermagem, a disciplina de Enfermagem em Saúde da Criança não contempla a assistência de Enfermagem ao recém-nascido de alto risco, como também não existem cursos de pós graduação em Enfermagem Neonatal na região, o que favorecerá o aperfeiçoamento e qualificação profissional dos enfermeiros desta região, visando a humanização da assistência .
Ø Visando a capacitação, qualificação e humanização do profissional na área de assistência em neonatologia, à especialização referida possibilita ao profissional a inserção no mercado a curto prazo, já que ele possui um alto grau de conhecimentos científicos e tecnológicos específicos a esta área, propiciando assim uma mudança do quadro atual dos serviços de assistência à saúde da criança.
Ø De acordo com o quadro acima a Faculdade Bezerra de Araújo (FABA) sugere um curso de especialização LATO SENSU na área da saúde, relacionado à área de enfermagem neonatal, através de encontros semanais presenciais, propondo a abertura de 30 vagas para esta especialização, destinados aos portadores de diploma de Graduação em Enfermagem ou declaração de conclusão correspondente, de universidades credenciadas e cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação e graduandos da FABA a partir do penúltimo período do Curso de Graduação em Enfermagem.
Tudo de bom as informações sobre as matérias são boas.
Ellen White Rodrigues de Souza
Pós-Graduação em Enfermagem - Enfermagem Neonatal - Junio 2011