DuraçãoA carga horária estimada para a realização da Pós-graduação é de 360 horas-aula.
Certificado oficialO profissional que conclua a Pós-graduação receberá o Certificado de Especialista em Educação Sexual.
ConsideraçõesO Centro Universitário Salesiano de São Paulo vem, através da Pós-graduação em Educação Sexual, propor aos profissionais interessados uma possibilidade de reciclagem e atualização para que estes possam estar aptos para desenvolver projetos sócio-pedagógicos sobre a sexualidade humana.
Durante o curso os profissionais terão contato com uma temática bem definida, composta pelo estudo, análise e compreensão de temas como:
-Sexo e Reprodução, Sexo e Sexualidade;
-Anatomia Genital Masculina e Feminina;
-Drogas e sexualidade;
-O exercício da sexualidade em situações especiais;
-Homossexualidade, Travestismo, Transexualidade;
-Violência sexual.
O UNISAL também oferece para os pós-graduandos estágio no Projeto Amores.
Dirigido aA Pós-graduação em Educação Sexual é dirigida aos profissionais portadores de Diploma de nível superior, com formação nas áreas de educação, medicina, psicologia, enfermagem, biologia, educação física, entre outras.
Área de atuaçãoO Especialista em Educação Sexual poderá trabalhar no desenvolvimento de projetos de Instrução e conscientização dentro de Empresas e Instituições de Ensino.
ObjectivosDesenvolver um conhecimento multidisciplinar sobre a sexualidade que articule as disciplinas de Pedagogia, Sociologia, Psicologia, Medicina, Filosofia, Ética, Antropologia e aborde aspectos orgânicos, psicológicos, psicossociais, ético-morais sobre o tema, associados a técnicas e procedimentos específicos destinados à orientação sexual; Discutir e refletir os princípios teóricos que fundamentam as técnicas educativas e terapêuticas; Instrumentalizar os profissionais para que utilizem e/ou desenvolvam projetos de intervenção sócio-pedagógica voltados para a sexualidade humana; Realizar projetos de pesquisa na área da sexualidade.
Dirigido aProfissionais graduados, vinculados às áreas de Educação, Comunicação, Serviço Social, Direito, Saúde, e outros profissionais comprometidos com o tema.
ConteúdoSão quatro as áreas que formam o currículo proposto:
Pressupostos antropológicos: Compreendem os fundamentos antropológicos necessários para que se elabore uma ética da sexualidade e para que se assuma a educação sexual como educação da pessoa.
Pressupostos da Sexualidade: Abrangem o estudo multidisciplinar da sexualidade humana, a fim de se evidenciar a riqueza dos seus significados.
Pressupostos da Educação Sexual: Compreendem a elaboração de uma proposta de educação sexual que reconheça os significados humanizadores da sexualidade e favoreça a integração do aspecto sexual nos projetos de vida de cada um.
Pressupostos da Produção Científica: Abrangem um conjunto diversificado de atividades que possibilite aos educadores a construção de uma nova concepção de sexualidade e o desenvolvimento de habilidades para a prática educativa sexual.
DIAGRAMA DAS DISCIPLINAS
Pressupostos Antropológicos
O ser humano como categoria fundamental da Educação Sexual;
O amor humano como fundamento da proposta educativa;
Os significados da sexualidade como critérios éticos na educação para o amor.
Significados da Sexualidade
Sexualidade e Projeto de Vida
Orientação e Educação Sexual
Projetos de Educação Sexual
Formação do Educador
Produção Científica
Metodologia do Trabalho Científico
Seminários Avançados
Prática do ensino (Estágio - A ser feito no local do curso durante os dias de aula)
Supervisão de Estágio
Monografia
Tive uma boa experiencia cursando a Pós-Graduação em Educação Sexual no Centro Universitário Salesiano São Paulo. Gostei muito!
Paula Galvão Aves
Pós-graduação em Educação Sexual - Julio 2011
Este é um bom curso de Educação Sexual, ministrado pela UNISAL.
Elisangela Carmo
Pós-graduação em Educação Sexual - Junio 2011