Pós-graduação em Educação Inclusiva com Ênfase em Deficiência Física - Especialização Lato Sensu
ConteúdoPós-graduação em Educação Inclusiva com Ênfase em Deficiência Física - Especialização Lato Sensu.
Descrição:
A Pós-Graduação em Educação Inclusiva com Ênfase em Deficiência Física apresenta os conhecimentos necessários para que o aluno possa atuar dentro das organizações de apoio às pessoas com deficiência física e necessidades educacionais especiais.
Carga horária: 420 horas
Duração: 15 meses
Disciplinas:
Atendimento Educacional Especializado - AEE na Deficiência Física
Desenvolvimento e Aprendizagem
Deficiência Física
Fundamentos da Educação Especial
Introdução à Educação a Distância
Metodologia do Ensino Superior
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Planejamento, execução e avaliação
Tecnologia Assistiva
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
* O conteúdo programático e o corpo docente estão sujeitos a alterações, para adequação pedagógica.
* Disciplinas por ordem alfabética e não representam a sequência em que serão ofertadas no curso.
Sistema Avaliativo:
O sistema avaliativo é composto por:
Atividades: atividades avaliativas em grupo ou individualmente realizadas no decorrer de cada módulo. São divididas em: Análise/estruturação de artigos científicos. Estudo de casos clínicos e Avaliação modular.
Participação: desempenho nas atividades em fóruns e discussões.
Prova Online*: realizada a cada final de módulo no ambiente virtual de aprendizagem.
Prova Final: prova presencial versando sobre todo o conteúdo do curso.
Trabalho de Conclusão de Curso: produção e apresentação de um ARTIGO CIENTÍFICO, conforme normas específicas do curso.
* As questões da prova online são aleatórias.
* Será considerado aprovado, tanto nos módulos como no curso de pós-graduação lato sensu, o pós-graduando que obtiver nota mínima de 7,0.
Metodologia:
A Universidade Católica Dom Bosco – UCDB em parceria com o Portal Educação adota um modelo de tutoria ativa, em que os professores têm competência conceitual, pedagógica e metodológica para acompanharem o estudante ao longo de todo o curso, motivando-o a participar e a interagir com o grupo por meio das ferramentas de comunicação disponíveis no ambiente virtual (barra lateral direita). Os tutores acompanham de maneira ativa os pós-graduandos, por meio da assistência diária e em clima de cordialidade, respeito e de problematização dialógica. Assim, os pós-graduandos sentem-se mais seguros, com a certeza de que podem contar com professores-tutores para o esclarecimento de dúvidas, aprofundamento de questões e para a construção de conhecimentos. Durante o processo de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, os pós-graduandos contam com o acompanhamento constante de um professor-orientador.
Restrições:
Professores, pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, profissionais com interesse na área da Educação Especial e da Educação Inclusiva.
Instituição:
Universidade Católica Dom Bosco. Portaria MEC n.º 1547, de 27 de outubro de 1993 (Publicação DOU em 28/10/93).
A Universidade Católica Dom Bosco está credenciada, pela Portaria Ministerial nº 550, de 25 de fevereiro de 2005, para oferecer cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância, em total atendimento à Resolução CES/CNE nº 1, de 8 de junho de 2007.
Os cursos de especialização oferecidos por Universidades não constam de "reconhecimento" junto ao MEC, porque não existe reconhecimento para curso de especialização.
O Conselho Universitário de cada instituição, por meio de Portaria Interna é quem autoriza a oferta de cursos, e neste caso em parceria com o Portal Educação.
Corpo Docente:
O corpo docente é composto por:
Coordenador: É o responsável pela estruturação do curso, observando as tendências de mercado, para que o corpo docente e o conteúdo das disciplinas estejam interligadas e coerentes com o aprendizado necessário do pós-graduando.
Professor: É o responsével pela elaboração da disciplina. Trabalha na estruturação do conteúdo, construção de atividades, objetos de aprendizagem, fóruns e avaliações. Também participa na disciplina em momentos síncronos com os alunos.
Tutor: É o auxiliar do professor, que atua diretamente na dinâmica da disciplina, atendendo os alunos na plataforma on-line, propondo as atividades, fóruns e estimulando a participação dos alunos no curso.
Atendimento 1o nível: São profissionais de nível técnico que dão o suporte de informações sobre o curso, acesso e demais dúvidas técnicas sobre as disciplinas. O atendimento é feito por e-mail, chat e telefone.
Designer Instrucional: Profissionais formados em diversas áreas do conhecimento, que atuam na construção os objetos de aprendizagem, desenho instrucional e formatação dos cursos, de forma que promova a interatividade e facilite a aprendizagem do pós-graduando.
Encontro Presencial:
Durante a realização do curso de Pós-Graduação, os estudantes devem participar de um encontro presencial obrigatório, sendo esse ao final do curso, no momento da avaliação final e apresentação do TCC.
Os pós-graduandos podem optar por participar do encontro presencial em qualquer uma das capitais brasileiras.
A Universidade Católica Dom Bosco – UCDB em parceria com o Portal Educação disponibiliza aos alunos locais para o encontro presencial obrigatório em todas as capitais brasileiras.
Documentação:
1. Realize seu cadastro.
2. Efetive o pagamento da taxa de inscrição;
3. Envie os seguintes documentos:
- Requerimento de Matrícula/Termo Adesão com firma reconhecida .
- Cópia autenticada do diploma de graduação .
- Declaração de Conclusão de Curso .
- Cópia autenticada de RG .
- Cópia autenticada de CPF .
- Cópia simples de comprovante de residência .
- Cópia autenticada de documento oficial com foto .
- Duas fotos 3x4 (recentes) .
- Cópia autenticada de passaporte (quando estrangeiro) .
Observações:
- Os documentos citados devem ser enviados via correio ou entregues diretamente na sede do Portal Educação;
- A confirmação de matrícula depende do pagamento da 1ª mensalidade;
- O deferimento da matrícula está condicionado ao envio da documentação por parte do aluno e que, se não for recebida, o aluno não receberá a certificação.
- Para ter a matrícula deferida, o aluno deve atender aos requisitos de ser graduado e ter colado grau antes do início da turma.