Análise do educedu
Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva
Módulos, Conteúdo e Carga Horária
• Fundamentos da Educação Especial e Políticas Públicas em Educação Especial:
Contextualização do caminho histórico percorrido pela educação especial no Brasil e os fundamentos para a construção do conceito de deficiência ao longo dessa história. Reflexão sobre as principais diretrizes políticas e pedagógicas sobre a perspectiva educacional da Escola para Todos. Construindo a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais nos âmbitos municipal, estadual e Federal. (30 h/a)
• Adaptações Curriculares – Plano educacional Individualizado – P.E.I.:
Construir e discutir ações coletivas para construção do projeto político-pedagógico da escola, tendo em vista os agentes envolvidos (professores, alunos, pais, funcionários), bem como dos conteúdos didático-pedagógicos. Articulando essas ações como formulação de medidas de ajuste do currículo em geral podendo resultar em adaptações individualizadas que visem flexibilização deste currículo de maneira que seja desenvolvido em sala de aula atendendo às necessidades educacionais especiais dos alunos na avaliação, identificação e providência de apoios necessários. (30 h/a)
• Avaliação Educacional para Identificação das Necessidades Educacionais:
Processo avaliativo focando aspectos do desenvolvimento biológico, nível de competência curricular, estilo de aprendizagem, contexto da sala de aula desde condições físico-ambientais até relações interpessoais, contexto escolar ressaltando projeto político pedagógico, funcionamento da equipe e sua gestão e ainda o contexto familiar atitudes e expectativas em relação ao aluno. (30 h/a)
• Intervenção Educacional na Cegueira e Baixa Visão:
Conhecer o conceito e as classificações de cegueira e baixa visão, bem como as implicações para o desenvolvimento do aluno e os processos de ensino aprendizagem, reconhecendo recursos ópticos disponíveis, sistemas de comunicação, proporcionando estimulação do desenvolvimento sensorial. (30 h/a)
• Intervenção Educacional na Deficiência Mental:
Conhecer o conceito e as classificações de deficiência mental em seus diferentes níveis, baseando-se no funcionamento cognitivo e nas condutas adaptativas. Propondo procedimentos de ensino eu incentive a superação da limitação, reconhecendo as necessidades e potencialidades do aluno, por meio da construção de sua inteligência a partir de arranjos ambientais e avaliações compatíveis. (30 h/a)
• Desenvolvimento Humano: o Ciclo Vital:
Explanação e discussão das concepções teóricas que norteiam a psicologia do desenvolvimento, a partir do estudo das principais fases evolutivas: pré, peri e pós -natal, infância e adolescência nas diferentes abordagens, analisando as mudanças ocorridas no desenvolvimento físico, motor, cognitivo e psicossocial, buscando a prevenção e intervenção nos transtornos cognitivos, afetivos, psicomotores e sociais. (30 h/a)
• Metodologia do Trabalho Científico:
Conhecer e utilizar normas para elaboração de trabalho científico (normas para citação de trabalhos, apresentação de referências, formatação etc), bem como técnicas de comunicação acadêmica com vistas a apresentação do trabalho final do curso. (20 h/a)
• Seminários em Educação Especial:
Seleção dos temas gerais.Início da orientação para a produção das monografias para conclusão do concurso. Pesquisa e levantamento bibliográfico. Supervisão e orientação para a produção das monografias exigidas como um dos requisitos para obtenção do certificado de conclusão do curso e título de Especialista. (30 h/a)
• Intervenção Educacional na Deficiência Auditiva:
Conhecer o sistema auditivo e seu funcionamento, bem como os conceitos e os diferentes graus de perda auditiva e ainda a utilização de dispositivos de amplificação sonora, trabalhando concepções e paradigmas sobre a surdez e suas propostas de ensino (monolinguismo, bilingüismo). (30 h/a)
• Relações Interpessoais na escola: construindo habilidades sociais:
Conhecer os conceitos e aplicações envolvidos na competência social e no desenvolvimento de habilidades sociais nos alunos para a facilitação do processo de ensino, além da potencialização da aprendizagem, disponibilizando ferramentas de interação que visem prevenir problemas comportamentais e emocionais gerados por dificuldades interpessoais. (20 h/a)
• Tecnologia Assistiva e Acessibilidade:
Identificação de recursos (mobiliários, softwares, hardwares, acessibilidade física e da aprendizagem) e serviços que contribuam para promover, manter e/ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com necessidades educacionais especiais, proporcionando qualidade da vida independente e o mais autônoma possível. (20 h/a)
• Intervenção Educacional na Deficiência Física e/ou Neuromotora:
Conhecer e identificar as necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência física/neuro-motora, seus diferentes tipos e graus de comprometimento, disponibilizando suportes necessários para as adaptações físicas-ambientais e curriculares (organizativas, de objetivos e conteúdos, de procedimento pedagógico, avaliação) em busca do pleno atendimento dessas necessidades. (30 h/a)
• Intervenção Educacional nas Condutas Típicas:
Reconhecer alunos com dificuldade de adaptação escolar por manifestações de condutas típicas associadas a dificuldades acentuadas de aprendizagem, buscando amenizar e redirecionar comportamentos inadequados, a partir da identificação e intervenção pedagógica em comportamentos indicadores de quadros neurológicos, psicológicos e psiquiátricos, produzindo estratégias e selecionando sistemas de apoio. (30 h/a)
• Intervenção Educacional nas Altas Habilidades e Superdotação:
Conhecer os conceitos de superdotação, bem como indicadores de altas habilidades, produzindo estratégias pedagógicas que respondam a essas habilidades em sala de aula, ressaltando a construção da representação social da inteligência. (30 h/a)
• Crianças em Risco Social: Construção Social da Deficiência:
Discutir a construção social da deficiência como fruto da exclusão, apresentando os diferentes enfoques teóricos sobre o os aspectos afetivo, cognitivo e social como fatores de influência no desenvolvimento e nas articulações entre desenvolvimento e aprendizagem e suas implicações para a ação pedagógica. (20 h/a)