ModalidadeOs estudantes podem fazer a Pós-graduação em Citologia Clínica diretamente na UNIVIX, sede Vitória - ES.
DuraçãoO curso tem duração de 475 horas.
Certificado oficialOs alunos recebem um diploma de especialista no final do curso.
ConsideraçõesO curso especializa o profissional da área da saúde, enfatizando a habilidade de diagnosticar e identificar de patologias através da citopatologia do câncer.
Será estimulada a interação entre os farmacêuticos, médicos e a comunidade, usando o conhecimento do profissional como ferramenta para prevenção de câncer.
Dirigido aPessoas formadas no ensino superior e com conhecimento na área.
Área de atuaçãoEstará preparado para exercer suas atividades em Hospitais, clínicas especializadas, consultórios.
Tornar os profissionais de saúde como os Farmacêuticos médicos e biomédicos capaz de diagnosticar, interpretar e emitir laudo laboratorial na área de citopatologia do câncer.
Objetivos Específicos
- Ampliar o conhecimento científico na área da citopatologia aos profissionais farmacêutico, médico ou biomédico;
- Capacitar o farmacêutico, médico ou biomédico para elaboração de exames citopatológicos no plano técnico, científico e conduta ética;
- Desenvolver projetos de interação entre profissionais de saúde farmacêutico, médico ou biomédico e comunidade para o diagnóstico de doenças oncogênicas;
- Promover o ensino da citopatologia como ferramenta de modelo para prevenção de câncer;
- Estimular a pesquisa científica na área da citopatologia e
- Ampliar modelos educacionais de controle e prevenção do Câncer principalmente de colo de útero.
PracticasEstágio supervisionado
Dirigido aFarmacêutico – Bioquímico, Farmacêutico com formação Generalista, Médico, Biomédico, devidamente inscrito em seus respectivos Conselhos Regionais de Classe.
TitulaçãoEspecialista em Citologia Clínica
Conteúdo MÓDULO I - DEONTOLOGIA E LEGISLAÇÃO
- Carga Horária: 15 horas
- Atuação do profissional da Saúde na citopatologia. Legislação profissional e sanitária na área da citopatologia. Condições fundamentais do direito de exercício profissional em citopatologia e base legal. Conceito de Deontologia, ética, moral, lei, Bioética e Biodireito.
MÓDULO II - METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
- Carga Horária: 10 horas (teórica)
- Reflexão sobre a função educativa e de aprendiz permanente. O processo de ensino-aprendizagem. Conceitos, princípios e instrumentos básicos do processo de educar com responsabilidade e compromisso ético-social.
MÓDULO III - PATOLOGIA GERAL E CELULAR
- Carga Horária: 25 horas (teórica)
- Estrutura fundamental da célula, lesão e adaptação celulares, inflamação e reparo, distúrbios citogenéticos envolvendo cromossomos sexuais, diferenciação e desdiferenciação celular, distúrbios do crescimento celular, neoplasias, alterações celulares que simulam malignidade, tipificação das células malignas, alterações celulares provocadas por radiações e citostáticos, princípios da biologia molecular e as funções celulares.
MÓDULO IV - CITOPATOLOGIA I - Citologia Normal do TGF
- Fundamentos básicos de endocrinologia, histologia e citologia, citodiagnóstico hormonal do ciclo menstrual normal e patológico, curvas citohormonais, índices citológicos, citologia hormonal nas variações etárias, citologia hormonal da gravidez normal, puerpério e gravidez patológica, citologia hormonal durante o uso de anovulatório e na terapia hormonal substitutiva.
MÓDULO V - CITOLOGIA ONCÓTICA DO TRATO GENITAL FEMININO I (ALTERAÇÕES REATIVAS)
- Citologia esfoliativa, conceito, evolução, importância na clínica médica, bases fisiológicas, organização e funcionamento de um laboratório de citopatologia, técnicas citológicas, materiais e reagentes utilizados, precauções e anamnese, histologia e citologia do epitélio genital feminino, aspectos normais das células esfoliadas desse epitélio, processos normais e alterações celulares degenerativas ou regressivas, inflamação e os principais agentes etiológicos, Metaplasia e reparo asc-us/h.
MÓDULO VI - CITOLOGIA ONCÓTICA DO TRATO GENITAL FEMININO II (EPITÉLIO ESCAMOSO)
- Reconhecimento de lesões pré-malignas cérvico-vaginais. Conceito, etiologia, classificação, critérios citológicos, condutas médico-laboratoriais preconizadas, histologia das displasias cérvico-vaginais.
MÓDULO VII - METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
- Carga Horária: 20 horas
- Bases metodológicas que norteiam a qualidade, as bases formais para organização, execução, redação e apresentação de trabalho científico, do projeto de pesquisa, da publicação científica e da produção do conhecimento.
MÓDULO VIII - ESTÁGIO SUPERVISIONADO I (ATIPIAS EM CÉLULAS ESCAMOSAS)
- Carga Horária: 25 horas (prática)
- Treinamento de microscopia e laudos citopatológicos de material correspondente ao aparelho genital feminino de atipias de células escamosas.
MÓDULO IX - CITOLOGIA ONCÓTICA DO TRATO GENITAL FEMININO III
(CARCINOMA ESCAMOSO E ATIPIAS EM CÉLULAS GLANDULARES)
- Critérios citológicos de malignidade aplicados às células do trato genital feminino. Processos malignos do epitélio escamoso cérvico-vaginal, características citopatológicas para identificação. Citopatologia do epitélio glandular de revestimento do trato genital feminino, células glandulares reativas, atípicas e malignas, laudos citológicos e colposcopia.
MÓDULO X - ESTÁGIO SUPERVISIONADO II (ATIPIAS EM CÉLULAS ESCAMOSAS)
- Carga Horária: 25 horas (prática)
- Treinamento de microscopia e laudos citopatológicos de material correspondente ao aparelho genital feminino de atipias de células escamosas.
- Histologia e citologia da mama. Coleta de amostra e preparo de esfregaços.
Componentes celulares benignos na secreção mamária. Citopatologia benigna não tumoral. Enfermidades fibrocísticas, pseudotumores e tumores benignos da mama. Critérios citológicos de malignidade, tumores malignos da mama, e a gradação do derrame mamilar.
MÓDULO XII - CITOLOGIA ONCÓTICA DO APARELHO RESPIRATÓRIO
- Fisioanatohistologia pulmonar. Aspectos gerais e procedimentos para citologia pulmonar, exame de escarro e lavado brônquico, aspiração com agulha fina, histologia e componentes celulares normais. Alterações anormais de células histiocitárias, elementos não celulares. Metaplasias e hiperplasias, tipos citológicos de câncer do pulmão, alterações citopatológicas em fumantes crônicos.
MÓDULO XIII - ESTÁGIO SUPERVISIONADO III (CARCINOMA E ATIPIAS GLANDULARES)
- Carga Horária: 25 horas (prática)
- Treinamento de microscopia e laudos citopatológicos de material correspondente ao aparelho genital feminino de carcinomas e atipias glandulares.
MÓDULO XIV - CONTROLE DE QUALIDADE EM CITOPATOLOGIA
- Carga Horária: 20 horas
- Normas técnicas da atividade profissional, utilizando-se dos princípios éticos e políticos, na área de controle de qualidade de citopatologia é essencial ao profissional de saúde que faz o exame citopatológico. Verificação da qualidade dos exames e aferição para um controle e a garantia da qualidade.
MÓDULO XV - ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV (CARCINOMA E ATIPIAS GLANDULARES)
- Carga Horária: 25 horas (prática)
- Treinamento de microscopia e laudos citopatológicos de material correspondente ao aparelho genital feminino de carcinomas e atipias glandulares.
MÓDULO XVI - CITOLOGIA ONCÓTICA DOS LÍQUIDOS ORGÂNICOS
- Histologia do mesotélio e componentes celulares benignos de cavidades serosas Derrames em condições patológicas benignas. Derrames cavitários de origem maligna, padrão celular geral dos carcinomas de vários órgãos e tumores raros. Técnicas de confecção dos esfregaços, exame macroscópico, transudato e exsudato,
MÓDULO XVII - ESTÁGIO SUPERVISIONADO V
- Carga horária: 180 horas (prática)
- Treinamento da microscopia e laudos citopatológicos de material correspondente ao aparelho genital feminino.
MONOGRAFIA:
- O aluno terá direito a atendimento individual com o professor da área escolhida. A defesa do trabalho deverá ocorrer até seis meses após o término das aulas, não havendo possibilidades de prorrogação.