Análise do educedu
Pós-graduação em Urgência/ Emergência e APH
PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM URGÊNCIA / EMERGÊNCIA E APH:
OBJETIVO DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM URGÊNCIA /EMERGÊNCIA E APH:Formar enfermeiros especialistas em Atendimento de Emergência e Pré-hospitalar, para atuar de forma crítica e competente nos serviços de saúde na urgência e emergência.
PROGRAMA DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM URGÊNCIA / EMERGÊNCIA E APH:História do APH; Legislação-SUS e Política de Saúde em Urgência; Bioética; Relacionamento Interpessoal e Comunicação Humana; Semiotécnica Aplicada à Enfermagem: Interpretação de Exames e Administração de Hemoderivados; Bases Farmacológicas Aplicadas na Assistência de Enfermagem em Emergência; Assistência de Enfermagem no Atendimento de Urgências e Emergências Intra-hospitalares: Noções de Ventilação Mecânica; Noções de Transporte Terrestre e Aeromédico, Noções de Resgate; Aquático; Triagem e Conduta em Catástrofes; Suporte Básico e Avançado de Vida (BLS®); Suporte de Vida Pré-hospitalar no Trauma (PHTLS®); Metodologia Científica; Didática do Ensino Superior.
PÚBLICO DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM URGÊNCIA / EMERGÊNCIA E APH:Enfermeiros
DURAÇÃO DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM URGÊNCIA / EMERGÊNCIA E APH:360h – 18 meses. Aulas presenciais em um Final de Semana por Mês.
MATRÍCULA:RG, CPF, Comp. de endereço, Título Eleitoral com comprovante de voto, 1 foto 3x4, Diploma e Histórico da Graduação.
ÁREA DE ATUAÇÃO NO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM URGÊNCIA / EMERGÊNCIA E APH:Hospitais, Pronto Socorro, Serviço de Atendimento Pré Hospitalar
HISTÓRICO PARA O CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM URGÊNCIA / EMERGÊNCIA E APH:O Curso de Pós Graduação em Enfermagem de Urgência / Emergência e APH capacita, atualiza e promove os conhecimentos específicos de emergência aos enfermeiros que atuam ou desejam atuar em pronto-socorro ou serviço de atendimento pré-hospitalar, prestando assistência à pacientes com risco de vida.
O Ministério da Saúde, por meio da Portaria 2.048/02 e 1864/03, regulamentou o APH no Brasil, reconhecendo o médico, o enfermeiro e o técnico de enfermagem como aqueles que têm efetiva competência para intervir nesta área.
O Conselho Regional de Enfermagem (COREN) ressalta que compete ao enfermeiro assumir plena responsabilidade pela coordenação, planejamento, delegação e supervisão das ações de assistência de Enfermagem.
Analisando a necessidade de profissionais habilitados, o Instituto ITESA oferece para enfermeiros interessados na área, o Curso de Pós Graduação em Urgência / Emergência e APH, com a exposição de recursos e instrumentos que possibilitam o exercício profissional competente e atualizado