Introdução:
A chamada grande era da terapia medicamentosa instaurada no pós-guerra, ao mesmo tempo em que propiciou resultados evidentemente positivos, acarretou problemas (como a auto-medicação) que tornam os conhecimentos em farmacoterapêutica, cruciais para o bem estar da população.
O Farmacêutico, como profissional do medicamento, durante muitos anos, relegou ao segundo plano o seu papel de mediador entre o paciente e o medicamento, implantando uma política de não relação farmacêutico-paciente. Desde a década de 1980 este quadro vem se modificando, na medida em que, problemas de resistência decorrentes do uso indiscriminado de medicamentos, intoxicação medicamentosa, despertou nos meios profissionais e acadêmicos a necessidade da retomada do papel crucial do farmacêutico na relação medicamento-paciente.
Nesse contexto surgiu a Atenção Farmacêutica que envolve o processo pelo qual o farmacêutico coopera com outros profissionais e com o paciente do desenho, implementação e monitoração do plano terapêutico do último.
O curso de Especialização em Atenção Farmacêutica atende os anseios do profissional farmacêutico, que busca formação adequada para o exercício da assistência farmacêutica plena, além de atender recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o papel do Farmacêutico nas ações de informação ao paciente sobre o uso racional de medicamentos, monitoração de fármacos, participação em programas de educação em saúde e integração na equipe básica de saúde.
Objetivo: Aperfeiçoar a formação teórica-prática do profissional farmacêutico no exercício da atenção farmacêutica, fornecendo um embasamento teórico consistente com foco no paciente.
PÚBLICO ALVO:
Graduados em Farmácia
ÁREAS DE ATUAÇÃO:
Atendimento e orientação farmacêutica em farmácias comerciais, drogarias, distribuidoras, clínicas, hospitais, unidades de saúde, secretarias de saúde; Planejamento e educação em saúde.
Habilidades e competências do egresso.
O engresso terá informações para:
•Entender a prestação da atenção farmacêutica como uma responsabilidade profissional para com o usuário de medicamentos na sociedade;
•Estabelecer relação terapêutica com o paciente que possibilite a tomada de decisões racionais e ajustadas ao contexto bio-psico-social do indivíduo;
•Desenvolver o raciocínio clínico, avaliando de forma estruturada as queixas dos pacientes e suas possíveis relações com os medicamentos em uso, de forma a propor intervenções fundamentadas na análise criteriosa das respostas do paciente à farmacoterapia permitindo a solução dos problemas detectados.
CONTEÚDO PROGRAMATICO:
Saúde pública – conceitos
Saúde pública – conceitos
Sistema Único de Saúde – Panorama atual e perspectivas
Política Nacional de Medicamentos x Atenção Farmacêutica
Atenção Farmacêutica: Bases conceituais e Humanísticas
Semiologia
Interpretação de Exames Laboratoriais: validação do diagnóstico Clínico
Farmacocinética Clínica e Monitoramento de Fármacos
Farmacodinâmica: Interação Fármaco-Receptor e SAR
Didática do Ensino Superior
Metodologia Científica
Farmacoterapêutica e Atenção Farmacêutica:
* nas doenças cardiovasculares
* nas dislipidemias e diabetes
* na depressão e ansiedade
* nas doenças neuro-degenerativas
* na dor e na inflamação
* nas doenças sexualmente transmissíveis e na AIDS
* no câncer
* nas disfunções geniturinárias
* na Gravidez e no Puerpério
* na asma e nas doenças respiratórias
* nas doenças parasitárias
Atenção Farmacêutica em Pediatria
Atenção Farmacêutica na Terceira Idade
Atenção Farmacêutica nas Internações Medicamentosa e na Alergia a medicamentos
Atenção Farmacêutica na Interação Medicamento x Alimento
Farmacovigilância e Farmacoepidemiologia
Trabalho de Conclusão de Curso