Pós-graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas
ModalidadeA Pós-graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas ocorre presencialmente na sede da instituição.
DuraçãoA pós-graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas tem uma carga horária total de 392 horas.
Certificado oficialAo concluir a carreira com êxito, o aluno recebe um diploma da pós-graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas.
ConsideraçõesA Faculdade Oswaldo Cruz está constantemente em diálogo com o mercado. O investimento em sua infra-estrutura é traduzido em um laboratório altamente especializado que otimiza o aprendizado prático nesta pós-graduação.
Dirigido aGraduados em nas áreas de Saúde e Biologia.
Área de atuaçãoO campo de trabalho do profissional está em universidades e institutos governamentais.
Pós-graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas
ObjectivosEspecialização, atualização e aprimoramento de metodologia, técnica e interpretação de exames laboratoriais dos diversos setores da área de Análises Clínicas e Toxicológicas, bem como aspectos da fisiopatologia das afecções humanas. O curso é desenvolvido com aulas formais, seminários e discussões de casos clínicos. Diferencia–se dos demais oferecidos no mercado por incluir a área de Toxicologia e de Gestão da Qualidade Laboratorial.
Dirigido aProfissionais graduados com formação acadêmica básica nas áreas de Saúde e Biologia para a atuação em análises clínicas e toxicológicas (farmacêuticos, médicos, biomédicos, biólogos).
ConteúdoGrade Curricular – Tópicos de Fisiologia e Patologia;
– Administração Laboratorial e Gestão da Qualidade;
– Bioquímica e Biologia Molecular Aplicadas ao Laboratório Clínico I;
– Bioquímica e Biologia Molecular Aplicadas ao Laboratório Clínico II;
– Hematologia Clínica;
– Imunologia e Parasitologia Clínicas;
– Microbiologia e Micologia Clínicas I;
– Microbiologia e Micologia Clínicas II;
– Análises Toxicológicas I;
– Análises Toxicológicas II;
– Metodologia do Trabalho Científico.
Coordenação: Alice Chasin
Doutora em Toxicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Análises Toxicológicas na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP. Graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Paulista (FCF–UNESP) com habilidade em Saúde Pública. É professora concursada de Toxicologia Forense na Academia de Polícia de São Paulo. É especialista em Análises de Drogas, título conferido pela OMS ( Organização Mundial de Saúde – Divisão de Narcóticos). Professora Titular de Toxicologia Curso de Farmácia Bioquímica das Faculdades Oswaldo Cruz. Participou de projetos de Drogas de Abuso, coordenados pelo NIDA (National Institute on Drug Abuse no Center for Human Toxicology na Universidade de Utah em Salt Lake City nos EUA. Integra quadro de professors e orientadores do Programa de pós–graduação em Toxicologia e Análises Toxicológicas da FCF – USP. Presidente da Sociedade Brasileira de Toxicologia no biênio 2004–2005. É representante no Brasil do do TIAFT.
A Oswaldo Cruz é ótima.
Geraldo Tobias
Pós-graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas - Julio 2011