Capacitar profissionais de nível superior para analisar, instruir e modificar práticas sanitárias, interferindo concretamente na realidade sanitária, entendendo-a como um componente da realidade social.
Oferecer ao aluno a oportunidade de compreender e analisar em uma perspectiva histórica os determinantes políticos, sócio-econômicos, ambientais e institucionais do processo saúde-doença.
Discutir estratégias para o desenvolvimento e autonomia gerencial dos municípios, e novas formas de gestão do trabalho
Compreender a conquista e manutenção da saúde individual e coletiva, em um espaço de crise social
Analisar os métodos de produção do conhecimento na área da saúde
Compreender e aplicar o método epidemiológico para a investigação de problemas sanitários municipais, estaduais e nacionais
Trabalhar a aplicação dos sistemas de informação em saúde, bem como, seus produtos, tecnologias atuais, envolvendo aspectos da gestão, gerência, práticas de saúde e controle social
Discutir a estratégia da saúde da família na organização de modelos assistenciais de saúde
Instrumentalizar o aluno para planejar e desenvolver ações visando à operacionalização do Sistema Único de Saúde
Estudar modelos de avaliação e auditoria em saúde
Discutir as políticas de assistência farmacêutica e saúde mental e suas possibilidades de implementação
Repensar a formação acadêmica, a inserção dos profissionais da saúde no Sistema Único de Saúde, e a relação profissional/impacto dos serviços prestados para a população.
Metodologia
Ao final, o aluno que concluir todas as disciplinas com média mínima 7,0 (sete), presença mínima de 75% às atividades acadêmicas de cada disciplina e apresentar de forma satisfatória o trabalho de conclusão de curso, terá o direito ao certificado de especialista, expedido pela Faculdade Alfredo Nasser. O curso atende à resolução CNE nº 1/2001.
O curso de Pós-Graduação em Gestão em Saúde Pública foi relevante e bom.
Angel Carol
Pós-Graduação em Gestão em Saúde Pública - Octubre 2011