ObjectivosA Pós-Graduação Lato Sensu em Pedagogia Social se propõe a contribuir com a redução das disparidades sociais da sociedade brasileira formando profissionais para atuarem nos organismos da Sociedade Civil, do Estado e das Empresas com Responsabilidade Social onde a Educação Não-formal se faça presente.
Dirigido aO público-alvo do Curso de Pós Graduação em Pedagogia Social compreende pedagogos, assistentes sociais, psicólogos, professores licenciados, administradores de empresas, bacharéis, ativistas de movimentos sociais e de organizações não-governamentais e gestores públicos.
ConteúdoAPRESENTAÇÃO / JUSTIFICATIVA
A Pedagogia Social emerge como um campo teórico da pedagogia e da atuação social buscando possibilitar a transformação da realidade de grupos sociais em situações de risco. A Pedagogia Social busca atuar preponderantemente em espaços educativos não-formais. Entendidos enquanto ambientes onde a educação seja um artífice fundamental, ao mesmo tempo em que a escola não seja considerado o único espaço possível para o desenvolvimento das atividades educativas. A Educação Não-Formal não implica, necessariamente, uma informalidade da educação, haja vista a intencionalidade e organização do processo. Mas ao mesmo tempo não se vincula, necessariamente, à estruturação da escola formal, com seus conteúdos e parâmetros. Este Espaço Não-Formal de atuação preponderante da Pedagogia Social visa ser uma ferramenta auxiliar ao processo de formação/socialização geral da sociedade, sem ao mesmo tempo, competir ou deslegitimar o espaço formal.
A Pedagogia Social é marcada pelo seu caráter teoricamente crítico e de atuação prática efetiva. Constrói seu relacionamento com os mais variados segmentos da Sociedade Civil, do Estado e do Universo Econômico. Neste sentido, a Pós-Graduação Lato Sensu em Pedagogia Social se propõe a contribuir com a redução das disparidades sociais da sociedade brasileira formando profissionais para atuarem nos organismos da Sociedade Civil, do Estado e das Empresas com Responsabilidade Social onde a Educação Não-formal se faça presente.
ESTRUTURA CURRICULAR
1. Fundamentos Teóricos da Pedagogia Social (24h)
2. Direitos Sociais no Brasil I (24h)
3. Direitos Sociais no Brasil II (24h)
4. Psicologia Social em Comunidade (24h)
5. Programas Sociais do Estado Brasileiro (24h)
6. Educação de Jovens, Adultos e da Família (24h)
7. Fundamentos da Educação Popular Freireana (24h)
8. Políticas Sociais Afirmativas (24h)
9. Comunicação e Mobilização Social (24h)
10. Movimentos Sociais (24h)
11. Economia Solidária e Cooperativismo (24h)
12. Incubação de Empreendimentos Solidários (24h)
13. Gestão Social e Elaboração de Projetos Sociais (24h)
14. Metodologia do Ensino Superior (24h)
15. Estágio Social (60h)
A critério da Coordenação Geral do CEPPEV, algumas disciplinas poderão ser ofertadas na união de duas turmas, desde que haja equivalência de conteúdos e carga horária e a preservação do aproveitamento pedagógico.