O público-alvo do Mestrado Profissional em Gestão de Redes de Telecomunicações é constituído por profissionais que procuram formação técnica especializada através de realização de pesquisa e forte incentivo à investigação, aprimorando e atualizando seus conhecimentos. São potenciais candidatos:
(a) profissionais com posição de liderança em empresas de telecomunicações, redes ou informática,
(b) profissionais que já atuam em empresas de telecomunicações, redes ou informática ou
(c) recém-graduados interessados em trabalhar em empresas de telecomunicações, redes ou informática.
Bolsas de Estudo
a) PUC-Campinas/Reitoria: isenção de 50% no valor da mensalidade escolar.
Histórico
A Região Metropolitana de Campinas constitui um grande pólo tecnológico Nacional e abriga inúmeras empresas das áreas de Telecomunicações, Redes de Computadores e Informática. A alta competitividade destes setores requer profissionais que sejam capazes de gerenciar diversas tecnologias de maneira integrada, reconhecer tendências de mercado e promover a melhoria do desempenho de produtos e procedimentos. Para atender todos estes requisitos, os profissionais da área precisam conjugar conhecimentos técnicos e de gestão e possuir habilidades que permitam a realização de inovações tecnológicas.
Com o intuito de contribuir na formação de profissionais com essas características, a PUC-Campinas inaugurou em 2005 o Mestrado Profissionalizante em Gestão de Redes de Telecomunicações. Além de um corpo docente altamente qualificado, o curso dispõe de uma infra-estrutura privilegiada, com laboratórios de redes de computadores, comunicações ópticas e comunicações sem-fio, que recebem o apoio de órgãos de fomento como a FAPESP e a FINEP. Nestes laboratórios o aluno tem contato com tecnologias de ponta de cada uma destas áreas.
Desde seu início, o curso formou 23 mestres, gerou inúmeras publicações de caráter tecnológico-científico e também procedimentos tecnológicos que passaram a ser aproveitados pelo setor produtivo ao qual os alunos estavam ligados.
Estrutura Curricular Para a conclusão do Mestrado Profissional em Gestão de Redes de Telecomunicações, visando o título de Mestre, são necessários um total de 32 créditos, assim distribuídos:
1) 04 disciplinas obrigatórias de 04 créditos, perfazendo um total de 16 créditos;
2) 02 disciplinas eletivas de 04 créditos, perfazendo um total de 08 créditos;
3) Aprovação em Exame de Qualificação: ao final do primeiro ano de curso de Mestrado, o aluno deverá submeter seu projeto de dissertação a um Exame de Qualificação.
4) Dissertação: 08 créditos.
A duração mínima do Mestrado em Gestão de Redes de Telecomunicações é de 12 e a máxima de 24 meses.