ModalidadeO Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional é ministrado de forma presencial.
DuraçãoO curso tem o total de 366 horas.
Certificado oficialAo finalizar o mestrado em Desenvolvimento Regional se outorga um diploma ao estudante.
ConsideraçõesO Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional da Faculdade Alves Farias tem como meta proporcionar aos candidatos uma instrução disciplinária sobre análise dos recursos sociais e naturais e dos processos sócio-ambientais e os impactos produzidos pelos mesmos, brindando as ferramentas necessárias para o planejamento e gestão do território e de empresas públicas e privadas nas diversas áreas sócio-econômicas.
Dirigido aO mestrado está dirigido aos graduados com formação superior em qualquer área do conhecimento ou profissionais interessados em obter uma formação em desenvolvimento regional.
Área de atuaçãoFinalizado o mestrado o profissional poderá exercer em empresas privadas e públicas de médio e grande porte, realizando gestões no desenvolvimento regional.
Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional
ConteúdoMestrado Profissional em Desenvolvimento Regional.
Duração: 2 anos Carga Horária: 600 horas
O Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional (MDR) do Centro Universitário Alves Faria - UNIALFA promove a imersão do pós-graduando para que ele aprenda como incluir a pesquisa científica (existente e futura) em sua carreira profissional. O mestrado profissional se distingue do mestrado acadêmico porque este último prepara um pesquisador que busca continuar sua carreira com o doutorado.
Já o que se pretende no mestrado profissional é imergir o pós-graduando na pesquisa, fazer que ele a conheça bem, mas não necessariamente que depois continue a pesquisar. O importante é que ele:
Conheça por experiência própria o que é pesquisar;
Saiba onde localizar, no futuro, a pesquisa que interesse a sua profissão;
Aprenda como incluir a pesquisa existente e a futura no seu trabalho profissional.
O curso possui dois eixos de prioridade: agregar competitividade e produtividade às empresas públicas e privadas; melhorar a gestão de empresas e setores sociais do governo, ONGs e organizações de espírito público.
O programa tem como área de concentração Planejamento Urbano Regional e Demografia, abordada didaticamente em três linhas de pesquisa:
Políticas Públicas, Arranjos Produtivos (clusters), Território e Desenvolvimento Regional; Educação e Desenvolvimento Regional Cidades Inteligentes e Sustentáveis.
Os docentes atuam nas linhas de pesquisa de acordo com sua formação profissional e acadêmica, e com as temáticas de investigação de seu interesse. Cada linha de pesquisa é detalhada em temas sobre os quais os docentes já desenvolvem ou podem vir a desenvolver pesquisas e orientação de dissertação.
Assim, os candidatos ao MDR são previamente informados dos temas de investigação e dos professores a eles associados, contribuindo para o processo de indicação e escolha dos orientadores na fase de elaboração da dissertação.
Linhas de Pesquisa.
Políticas Públicas, Arranjos Produtivos (clusters), Território e Desenvolvimento Regional
Em Políticas Públicas buscamos propor análises e diálogos para que as políticas sejam instrumento de apoio ao desenvolvimento de Goiás e do Centro-Oeste através do conhecimento dos recursos naturais; potencialidades produtivas regionais; processos socioambientais e seus impactos; especialmente relacionadas demandas para políticas públicas e suporte à administração pública. Em Arranjos Produtivos e Territórios buscamos otimizar a inserção das organizações em novas iniciativas, orientadas sob princípios de responsabilidade social e ambiental, e visando organização em aglomerações para competitividade regional.
Educação e Desenvolvimento Regional
A linha de pesquisa compreende e visa estimular possibilidades de interfaces entre Educação e Desenvolvimento Regional. Para tanto, envolve estudos de políticas públicas para a educação básica e a educação superior. Abordagens entre educação e tecnologias em processos educacionais presenciais, híbridos e remotos. Ações e práticas pedagógicas realizadas por instâncias públicas, privadas e pelo terceiro setor. Visa também compreender as diversas complexidades que envolvem a economia da educação e suas relações com o desenvolvimento socioeconômico e cultural de determinada região.
Cidades Inteligentes e Sustentáveis.
A linha de pesquisa em Cidades Inteligentes e Sustentáveis discute o desenvolvimento urbano e regional por meio do paradigma tecnológico, que visa a promoção de cidades justas, seguras, saudáveis, acessíveis, resilientes e sustentáveis, sempre em prol da prosperidade e qualidade de vida no ambiente urbano. Assim, com conhecimentos teóricos e utilização de ferramentas tecnológicas, necessárias para responder ao desafio de analisar e planejar as cidades do futuro, a linha aborda de forma multidisciplinar as cinco inteligências do território: natureza, urbana, cidadã, de mercado e tecnológica.
Diferenciais do Programa.
Pesquisas voltadas para a resolução de problemas em âmbito público e/ou privado para apoiar o crescimento econômico e o desenvolvimento socioeconômico das regiões;
Integra o programa MOC - Microeconomia da Competividade, que acontece anualmente na Universidade de Harvard (Boston). Os mestrandos da UNIALFA participam desse grupo de estudos sobre competividade (com mais de 150 universidades em todo o mundo) liderado pelo professor Michael Porter da Harvard Business School - HBS em Boston/Massachusetts -USA;
Workshops com professores, pesquisadores e alunos de instituições do mundo inteiro sobre competitividade e clusters regionais (arranjos produtivos);
Parcerias com o setor público e privado para favorecer visitas técnicas e intercâmbios de conhecimento prático aplicado.
MOC Harvard - Microeconomia da Competitividade.
O programa MOC - Microeconomia da Competitividade, em parceria com a UNIALFA, tem como objetivo realizar estudos sobre a competitividade empresarial de clusters de negócios na região Centro-Oeste, visando o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e casos para ensino. A UNIALFA é afiliada ao Instituto para Estratégia e Competitividade da Universidade de Harvard (Boston/Massachusetts-USA), liderado pelo professor emérito Michael Porter, cujo objetivo principal é explorar os determinantes da competitividade e do sucesso empresarial em uma perspectiva econômica regional.
Outro curso relacionado com urbanismo e administração pública