Mestrado em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
ModalidadeO mestrado em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação é presencial.
DuraçãoConsultar informação.
Certificado oficialO estudante e futuro profissional receberá o certificado de Mestre em Tecnologia.
ConsideraçõesO CEETEPS iniciou suas atividades em 1969 e desde então auxilia a formação profissional necessária para acompanhar a expansão industrial paulista.
Com o Mestrado em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação, o profissional terá as ferramentas necessárias para resolver problemas relacionados à tecnologia.
Dirigido aO curso está preparado para profissionais que necessitam se aprofundar no campo.
Área de atuaçãoHá diversas oportunidades em empresas multinacionais como:
- Cristiano Vianna
- ABB
- Elektro
- Benner Sistemas
Mestrado em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
ObjectivosO Mestrado em Tecnologia do Centro Paula Souza tem por objetivo, em um ambiente de investigação e de desenvolvimento de projetos, formar profissionais aptos a empreenderem uma atuação profissional qualificada dirigida à inovação e à solução de problemas de base tecnológica.
TitulaçãoMestrado em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
ConteúdoFinalidade:
Oferecer ao aluno conteúdos que o habilitem a procurar a solução para problemas práticos de base tecnológica e conhecimentos que lhe permitam promover a pesquisa aplicada em sua área de atuação profissional, levando para o setor produtivo e para a formação profissional a cultura da pesquisa e da inovação tecnológica.
Área de Concentração
O O Mestrado, profissional e multidisciplinar, estrutura-se em uma única área de concentração:
"Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Sustentável"
O Programa proposto, pelas características da Instituição, organiza-se a partir de um grande eixo estruturador - o avanço tecnológico e os impactos dele decorrentes no meio, contemplando a natureza, o homem e a sociedade.
Se esse avanço é irreversível, na questão do desenvolvimento de novas tecnologias, a gestão dos conhecimentos e produtos gerados deve buscar na sociedade o seu referencial de uso, e na educação e formação do homem - usuário e produtor de tecnologia - o resgate dos valores que deve direcionar o próprio avanço tecnológico.
Linhas de Pesquisa
Três linhas de pesquisa expressam o que a Instituição já tem consolidado em termos de experiência e projetos voltados para o desenvolvimento tecnológico e a formação de recursos humanos para promovê-lo e/ou aplicá-lo.
1) "Gestão e Desenvolvimento de Tecnologias Ambientais"
Desenvolvimento e operacionalização de tecnologias e instrumentos de gerenciamento ambiental. Estudo de técnicas e tecnologias apropriadas à proteção e/ou conservação e gestão de recursos naturais. Desenvolvimento de projetos de educação ambiental e de tecnologias físico/química de novos materiais e biomonitoramento da qualidade ambiental.
2) "Gestão e Desenvolvimento da Formação Tecnológica"
Desenvolvimento de sistemas e práticas de formação profissional e tecnológica. Identificação e/ou promoção de práticas emergentes de educação e formação que enfatizem a aprendizagem do adulto e a formação de formadores.
3) "Gestão e Desenvolvimento de Tecnologias da Informação Aplicadas"
Desenvolvimento de metodologias e ferramentas computacionais aplicadas e processos de gestão da tecnologia da informação.
Estrutura do Curso
O programa oferece ao todo 17 disciplinas, das quais cinco devem ser cursadas, o que permite ao aluno concluir os créditos em no máximo três semestres, podendo fazê-lo em um ano. Duas disciplinas são obrigatórias: uma disciplina é comum às três linhas de pesquisa, versando sobre o contexto conceitual e metodológico da área de concentração, e a outra é especifica para cada uma das linhas de pesquisa selecionada. As três outras (optativas) serão escolhidas pelo aluno, em comum acordo com o seu orientador, de modo a melhor obter o embasamento teórico e/ou instrumental necessário ao respectivo projeto de pesquisa.