Análise do educedu
Mestrado em Literatura e Crítica Literária
Linhas de Pesquisa
Fundamentos teóricos: A literatura e a prática do texto
Esta linha de pesquisa reúne trabalhos centrados na utilização de conceitos fundamentais para o estudo do fenômeno literário. Buscar e/ou construir teoria é o caminho para realizar investigação consistente sobre o texto literário. A representação literária como forma significativa e verossímil, os efeitos estéticos projetados pela ação discursiva e as manifestações do fenômeno literário nos seus diferentes gêneros serão núcleos geradores da rede teórica a ser considerada nesta Linha de Pesquisa. A prática de análise de texto, por sua vez, ao mesmo tempo em que se enriquece pela mediação teórica, é também um modo eficaz de utilizar, experimentalmente, tais conceitos pela inter-relação com o texto literário, na sua especificidade e concretude.
Crítica literária: literaturas e interconexões histórico-culturais
Esta linha de pesquisa tem por objetivo o estudo da crítica em suas interconexões histórico-culturais, como fundamento para a literatura. Como paradigmas – Crítica, História e Cultura – devem assumir um ângulo de articulação, que busque a unidade de base do estudo do objeto literário.Tal articulação privilegia a operação textual como matriz da invenção literária. O fazer literário demonstra essa convergência dos sentidos poético e histórico-cultural da linguagem, conferindo unidade à literatura. A cada intervenção criadora nova, a literatura procura, por sua vez, reler o passado, à luz de uma prática crítica entendida como método de trabalho centrado na correlação dialética entre criação e tradição.
Literatura: Ensino e Educação
Esta linha de pesquisa aspira à formação de pesquisadores, capazes de intervenção no Ensino Formal e Informal. Prevê projetos que visem ao aperfeiçoamento do ensino, seja na formação de docentes, seja no aperfeiçoamento do material didático, e ainda à melhoria do meio em que os docentes atuam.Tais orientações devem ser passíveis de adaptação, a fim de fornecerem as iniciativas informais de educação com a mesma finalidade.O processo de transmissão do conhecimento formal e informal enfocará os seguintes aspectos de realidade: o saber; o saber fazer, o saber conviver, que passam a ser centros de investigação e inovação literárias.
Estrutura Curricular
Disciplinas Obrigatórias
•Teoria Literária (3 créditos)
• Correntes Críticas da Literatura (3 créditos)
• Projeto de Pesquisa (3 créditos)
Disciplinas Eletivas - oferecidas no 2º semestre de 2007
•A poética da narrativa: momentos fundamentais de sua história (3 créditos)
•Literatura Comparada: Oriente e Ocidente (3 créditos)
•Tópicos da Literatura Brasileira: o gênero infanto-juvenil (3 créditos)
•Literatura Brasileira – o romance brasileiro do século XIX (3 créditos)
• Tópicos da Literatura Portuguesa: textos jornalísticos selecionados de Eça de Queiroz (3 créditos)
• As Disciplinas Eletivas sofrem variações semestrais de acordo com as necessidades dos projetos em andamento e a avaliação do Colegiado do Programa
As Disciplinas Eletivas sofrem variações semestrais de acordo com as necessidades dos projetos em andamento e a avaliação do colegiado do Programa
Atividades Programadas
São opções variadas, extracurriculares, oferecidas semestralmente pelo Programa. Elas visam propiciar ao aluno a oportunidade de complementar sua formação acadêmica. Essas atividades são pontuadas - de 0,5 a 2.0 – e compõem o quadro geral de créditos obrigatórios.
Grupos de Pesquisa
O Grupo de Pesquisa O Narrador e as Fronteiras do Relato (NARFRONT) tem por objetivo o estudo dos processos de narratividade no seu circuito de produção-recepção de sentidos, tendo por referência a transformação histórico-cultural, desde as raízes do mito e da oralidade, até o cruzamento com as linguagens técnicas, na sua variada gama de suportes reprodutores. Propõe-se à Investigação das mutações conceituais sofridas pelas cenas discursivo-narrativas nas quais o papel do autor, do narrador, da personagem, do relato e dos pactos de comunicação e de leitura têm suas funções alteradas substancialmente.
O Grupo analisa tipos de narrativas, destacando como se dão, na linguagem, no texto, as transformações das diversas categorias narratológicas. Resultados: Publicação dos números 1, 2, 3 e 4 da Revista Kalíope; Ciclo de debates de filmes: projetos integrados com outras Instituições de Ensino Superior - FATEA - Lorena/SP: Maio/2000 - Olhares e falas do sagrado; Maio/2002 - Transgressões do Sagrado; Nov./2002 - Mito, rito e arte: interfaces; Set/2005 - Herói e Narrador; 2004 - Jornada: Clarice Lispector; 2005 - Jornada: Literatura e outras áreas.
Estudos de Poética: Interconexões Diacrônico-Sincrônicas na Poesia Brasileira e Portuguesa
O grupo tem como principal finalidade a reflexão crítico-teórica sobre os processos de criação e, simultaneamente, a análise das diferentes manifestações do texto poético, em interconexão com seus respectivos contextos histórico-culturais. Com isto, pretende-se estudar a poesia não apenas como texto, mas também como prática comprometida e em diálogo com a história e com a cultura. As pesquisas do Grupo têm por fundamento diferentes tendências teóricas, sem se comprometerem com uma linha teórica ou metodológica privilegiada de antemão, objetivando-se uma abertura de reflexão, análise e crítica. Fundamentados numa ótica da analogia, os trabalhos de pesquisa do grupo desvinculam-se de pressupostos racionalistas e/ou cientificistas, buscando, antes, apreender o universo imagético criado pela poiesis, que põe continuamente em processo o dinamismo da escritura poética, do homem, da natureza, da história, da cultura, enfim, a multiplicidade dos saberes. Focalizando representantes ora da tradição, ora da modernidade, as pesquisas empreendidas pelo grupo investem, igualmente, tanto na proposição teórica quanto na experiência de leitura crítica. Do ponto de vista teórico, buscam discutir e sistematizar a natureza e o funcionamento do poético, entrevendo, no debate de idéias, o modo de ser da consciência poética do passado e do presente, assim como seu compromisso com o futuro. Do ponto de vista crítico, visam evidenciar as produções mais significativas de diversas correntes e épocas, ressaltando padrões criativos e experiências individuais fecundas e inovadoras de poetas brasileiros e portugueses.
Corpo Docente
Beatriz Berrini - Doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo
Biagio D’Angelo - Doutorado em Letras pela Universidade Russa de Estudos Humanísticos.
Edilene Dias Matos - Doutorado em Comunicação e Semiótica/Literaturas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Fernando Segolin - Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Juliana Silva Loyola e Santana - Doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista.
Maria Aparecida Junqueira - Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Maria José Gordo Palo - Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Maria Rosa Duarte de Oliveira - Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Vera Lucia Bastazin - Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Altamente recomendável quanto ao corpo docente e conteúdo
O Mestrado em Literatura e Crítica Literária favoreceu-me imensamente na minha carreira acadêmica.
Fabio Ulanin
Mestrado em Literatura e Crítica Literária - Septiembre 2011