Certificado oficialA Universidade oferece um diploma de Mestre em Letras e Cultura Regional.
ConsideraçõesO Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura Regional a nível de Mestrado da UCS foi fundado em 2002 e possui a recomendação da CAPES, qualificando docentes e pesquisadores para o ensino superior.
Este curso é interdisciplinar e possui como eixo a Literatura e a Linguística, com domínios conexos em História e Sociologia. Suas linhas de pesquisa enfocam o estudo das identidades regionais, analisando a problemática e a diversidades regionais.
Dirigido aO curso está dirigido a profissionais com diploma de ensino superior em Letras e áreas afins.
Área de atuaçãoOs profissionais poderão desempenhar-se como professores ou pesquisadores a nível universitário em faculdades e universidades públicas ou privadas.
Mestrado em Letras e Cultura Regional
ObjectivosO Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura Regional - Mestrado - está voltado para duas diretrizes. Por um lado, a preservação e a divulgação do valioso acervo regional de que a UCS é depositária. Por outro lado, a discussão ampla das identidades regionais e suas diversas manifestações, debate que se impôs em nossos dias no Brasil e mesmo além de nossas fronteiras.
O Programa oferece quinze vagas anuais e tem como objetivos:
A qualificação de profissionais para as atividades de pesquisa e de magistério superior;
A apreciação crítica das questões nacionais e internacionais a partir do estudo das culturas regionais;
Uma perspectiva interdisciplinar da problemática região/regionalidade, estabelecendo seu eixo na Literatura e na Lingüística, em conexão com a História e a Sociologia;
O trabalho de coleta, catalogação, conservação e socialização do acervo cultural referente à região em que atua a UCS.
PracticasNão
Dirigido aGraduados em Letras, Ciências Humanas e áreas correlatas aos objetivos do Programa
TitulaçãoMestre em Letras e Cultura Regional
ConteúdoDisciplinas do Núcleo Comum
- Epistemologia e metodologia da pesquisa- 3 créditos Exame da função epistemológica e da função metodológica na pesquisa na área de Letras, especilamente no estudo da linguagem e da literatura e seus conceitos culturais. Contextualização do problema de pesquisa, da função da teoria na sua formulação e solução e a escolha do método científico de investigação. Análise dos processos metodológico na pesquisa, especilamente de regras, procedimentos e instrumentos. Articulação de modos de conhecer e de concepção de realidade de base analítica, dialética e hermenêutica e suasa diferentes composições metodológicas.
- Região, Regionalidade e Cultura - 3 créditos Abordagem histórica e sócio-antropológica das noções de região e suas relações com a cultura, com ênfase nas questões relativas à identidade, etnicidade e fronteiras. Estudo das relações entre região e nação no contexto do processo de mundialização da cultura. Análise da problemática da região e da regionalidade na produção cultural.
- Linguagem e Região - 3 créditos Definição de âmbitos da pesquisa lingüística: os conceitos de língua e linguagem. A linguagem em diferentes perspectivas: como ação, como representação das diferenças sociais e culturais, como comunicação, como prática social.
- Literatura e Regionalidade no Sistema Literário Brasileiro - 3 créditos Estudo da discussão do tema da regionalidade no sistema literário brasileiro, com ênfase no projeto Alencariano no século XIX; na visão dos “Dois Brasis” na passagem do século; no regionalismo pré-modernista e a renovação da linguagem literária; regionalismo e regionalidade no “Romance de 30”; no regionalismo universalista e sua relação com a literatura contemporânea.
Disciplinas do Núcleo Complementar
- A Leitura da História no Texto Literário - 3 créditos Estudo da historiografia e da literatura brasileira nos séculos XIX e XX, na perspectiva da pesquisa historiográfica, tendo como documento o texto literário em suas manifestações regionais.
- Bakhtin: Sentido, Enunciação e Polifonia - 3 créditos Fases do pensamento de Bakhtin. A natureza do discurso humano. Signo e significação. Signo ideológico e tema. Palavra, neutralidade e uso. Língua, oração, enunciação e enunciado. Sentido e dialética social. Sentido, sujeito, ato, situação. Interação verbal. O discurso do outro. Relações e ressonâncias dialógicas. Monologismo. Dialogismo. Interdiscurso. Prosa, cultura e interação. Gêneros do discurso. Formas de discurso. Polifonia.
- Bilingüismo e Dialetologia no Brasil Meridional - 3 créditos Estudo dos princípios teóricos, dos métodos e das técnicas da dialetologia, na perspectiva tradicional e na sua modalidade moderna; estudo do bilingüismo com aporte teórico de obras clássicas e sua aplicação à realidade do Brasil Meridional.
- Ficção Latino-Americana e Regionalidade - 3 créditos Estudo, discussão e análise da narrativa breve latino-americana na perspectiva da regionalidade, pelo viés comparatista, contemplando os seguintes aspectos: teoria do conto, fantástico, gênero.
- História Sociocultural do Brasil - 3 créditos Estudo da história da formação social brasileira a partir do diálogo entre as teorias formadoras da sociedade brasileira e seus aspectos econômicos, políticos e culturais.
- Formação Social Riograndense - 3 créditos Estudo das especificidades da formação riograndense, considerando as influências políticas, econômicas, sociais e culturais dos contextos nacional e internacional, como subsídios com vistas as expressões lingüísticas e literárias da região.
- História do Regionalismo Brasileiro - 3 créditos Apresentação e discussão das posições da crítica e da historiografia literária brasileira a respeito do regionalismo, caracterizando a relação entre nacional e regional na crítica e na historiografia com o quadro sócio-político e cultural.
- Língua e Literatura - 3 créditos Estudo do caráter expressivo da linguagem: a Estilística. Som, palavra, frase, enunciado: a constituição de sentidos no texto literário e a criação de regionalidades. A oralidade na escrita: o diálogo. A narrativa.
- Literatura e Gênero no Rio Grande do Sul - 3 créditos O cânone literário e a autoria feminina. Estudos culturais: o gênero como categoria de análise. Fundamentos da teoria e da crítica literária feminista. A representação da mulher na poesia de autoria feminina no Rio Grande do Sul (séculos XIX e XX). A questão da identidade cultural regional.
- Literatura e Interdisciplinaridade - 3 créditos Exame das relações entre estudos literários e disciplinas afins. A poética e as ciências da linguagem, do homem e da sociedade. Literatura e Cultura.
- Literatura Sul-riograndense - 3 créditos Estudo da literatura sul-rio-grandense, do cancioneiro popular à atualidade, com ênfase nas relações entre literatura e sociedade, examinando a produção literária, tanto popular como erudita, e sua recepção por historiadores e críticos, com vistas à configuração do Sistema literário gaúcho, no que se refere à sua periodização e vinculação com a literatura brasileira e latino americana.
- Poesia Brasileira no Rio Grande do Sul - 3 créditos Estudo da história da poesia no Rio Grande do Sul, das narrativas populares versificadas à produção culta, na perspectiva da autonomia e da integração da poesia sul-rio-grandense com relação à poesia brasileira, no que se refere a temas, formas e períodos literários.
- Região, memória e modernidade - 3 créditos Analisar a produção literária do regionalismo realista-naturalista no Brasil, em suas relações com o advento da percepção da modernidade entre a elite intelectual do país, enfatizando a construção da memória cultural das regiões rurais.
- Sociolingüística e a Região Sul do Brasil - 3 créditos Estudos dos princípios teóricos, dos métodos e das técnicas da sociolingüística na perspectiva de Joshua A. Fishman e de Willian Labov e sua aplicação à realidade lingüística da Região Sul do Brasil.
- Tradição Popular e Expressão Oral - 3 créditos Estudo da tradição de expressão oral como repertório cultural de identidades regionais pelo exame dos seguintes tópicos: - Cultura popular e tradições populares; - Repertório cultural e identidades regionais; - Formas orais/tradicionais e seu processo de transmissão e difusão; - Chaves interpretativas para formalizações orais: gênero e função.
- Variação Lingüística no Sul do Brasil - 3 créditos Estudo da variação lingüística e da mudança pela análise da influência de fatores internos e externos à língua no português do sul do Brasil, com ênfase nas regras variáveis, nas variantes regionais, nos procedimentos de coleta, análise de dados e descrição dos resultados.