ModalidadeO Mestrado ocorre na Instituição de Ensino.
DuraçãoSão 450 horas de curso.
Certificado oficialRecebe um título de mestre em Gestão Integrada do Território.
ConsideraçõesA especialização busca uma compreensão dos fenômenos territoriais, para auxiliar na organização e desenvolvimento social e ambiental, enfatizando o tema das migrações.
Dirigido aProfissionais da área.
Área de atuaçãoO mercado de trabalho deste profissional são institutos de pesquisas ou órgãos do governo.
ConteúdoGestão Integrada do TerritórioO Programa de Mestrado em Gestão Integrada do Território, área de concentração em Estudos Territoriais, foi reconhecido pela Portaria do MEC N° 448/2008, 10 de abril de 2008, conforme Parecer do CNE/CES N° 28/2008, com nota 3.O Programa está vinculado à Área Multidisciplinar e fundamenta-se no campo das Ciências Sociais, História e Humanidades, em interface com a Psicologia e as Ciências da Saúde. O caráter interdisciplinar se apresenta, na medida em que o conhecimento e a formação teórica fundamentam competências e habilidades para lidar com a realidade complexa, por sua natureza histórica, geográfica, ambiental, sanitária, demográfica, econômica, político-jurídica, social e cultural. O enfoque é teórico (acadêmico), na busca da compreensão dos fenômenos territoriais em sua múltiplas manifestações. A Gestão Integrada do Território refere-se ao conceito de governança e empoderamento. Busca-se apreender e dar a compreender os fenômenos territoriais com objetivo de contribuir para o desenvolvimento de programas e ações integradas que respondam às demandas ligadas ao território.Área de Concentração A área de Estudos Territoriais tem como objetivos proporcionar uma abordagem integrada e multidisciplinar dos diversos aspectos que envolvem o território. A integração de disciplinas diversas ligadas à idéia de território dá a possibilidade de desenvolver uma abordagem mais complexa e que transcenda os limites impostos pelas metodologias tradicionais das disciplinas, proporcionando uma integração entre as áreas da histórica, sociologia, psicologia, saúde, ciência biológicas e química, ampliando a compreensão dos fenômenos envolvidos nos diversos processos de territorialização. Ementa A linha de pesquisa Território, Migrações e Cultura tem como objetivos investigar as relações do território com os fenômenos das migrações, bem como compreender as diversas manifestações culturais em suas articulações territoriais. A melhor compreensão dos fenômenos territoriais contribuirá para o desenvolvimento de ações integradas para responder às demandas ligadas à Gestão do Território. Para tanto, a linha se propõe a integrar os estudos ligados à história, à sociologia e à psicologia com o intuito de desenvolver uma abordagem de caráter multidisciplinar que possibilite o desenvolvimento de pesquisas integradas nessas diversas áreas do conhecimento.
O curso de Mestrado em Gestão Integrada do Território foi muito bom e com professores de qualidade. La carga horária compatível com o que o MEC exige. Acho que o problema maior foi por ser um curso multidisciplinar e algumas áreas ficaram a desejar com relação à pesquisa (orientação). Por ser multidisciplinar e faltam professores orientadores em algumas áreas.
O curso de Mestrado em Gestão Integrada do Território foi muito bom e com professores de qualidade. La carga horária compatível com o que o MEC exige. Acho que o problema maior foi por ser um curso multidisciplinar e algumas áreas ficaram a desejar com relação à pesquisa (orientação). Por ser multidisciplinar e faltam professores orientadores em algumas áreas.
Solange Farias Farias
Mestrado em Gestão Integrada do Território - Junio 2011