• Profissionais da área de educação e afins.
• Profissionais graduados em Ensino Superior interessados nas questões educacionais.
Modalidades de Bolsas de Estudo
a) CAPES/MEC: Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares;
b) PUC-Campinas/Reitoria: isenção de 50% no valor
Histórico
O Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas iniciou suas atividades no ano de 1990, com a área de concentração em Metodologia do Ensino Superior. Na época, um de seus principais objetivos era a capacitação do corpo docente da Universidade. Mesmo assim, desde seu início o Programa recebeu muitos docentes do Ensino Superior provindos das mais variadas cidades e estados. Entendendo que Projeto Pedagógico é processo em construção, em 1992 a área de concentração passou a ser Ensino Superior e em 1997 o Programa recebeu recomendação da CAPES.
Porém, a partir da promulgação da Lei nº.9394/96, que estabeleceu as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, houve várias alterações nas políticas educacionais do país o que trouxe reflexo imediato nas definições de financiamentos dos órgãos de pesquisa, nos projetos de pesquisa dos docentes e nos interesses de investigação que movem os candidatos a procurarem um stricto sensu. Sensível a essa problemática, durante o ano de 2005, o corpo docente do Programa se reuniu e elaborou uma nova Proposta Pedagógica. A partir desse momento, a área de concentração do Programa passou a ser Educação, proposta aprovada pelo Conselho Universitário em 30/11/2006 e implantada a partir de 2007.
Vale destacar que em junho de 2009 o Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas completou 370 dissertações defendidas. Em sua maioria o alunado foi composto por professores das diferentes áreas do conhecimento, com experiência na educação básica e no ensino superior.
Estrutura Curricular Para a conclusão do Mestrado em Educação, visando o título de Mestre, são necessários um total de 32 créditos, assim distribuídos:
1) 02 disciplinas obrigatórias de 03 créditos, perfazendo um total de 06 créditos;
2) 03 disciplinas eletivas de 03 créditos, perfazendo um total de 09 créditos;
3) 03 módulos de Seminários Avançados de Pesquisa, todos obrigatórios, perfazendo um total de 09 créditos;
4) Aprovação em Exame de Qualificação: ao final do primeiro ano de curso de Mestrado, o aluno deverá submeter seu projeto de dissertação a um Exame de Qualificação.
5) Dissertação: 08 créditos.
A duração mínima do Mestrado em Educação é de 12 e a máxima de 24 meses.
Muito interessante.
O mestrado era o complemento que precisava.
Anônimo
Mestrado em Educação - Agosto 2011