ModalidadeAs aulas são ministradas em São Paulo e exigem a presença dos alunos, para a formação.
DuraçãoA carga horária pode ser informada diretamente no Mackenzie.
Certificado oficialA instituição oferece um diploma de Mestre em Educação, Arte e História da Cultura.
Considerações O curso de pós-graduação lato sensu é voltado para profissionais que atuam no amplo campo da visualidade, e da cultura, e que necessitem avançar em sua atividade profissional. Sua proposta é instigar a imaginação formal desses profissionais, por meio da observação, da pesquisa, da experimentação e da análise de obras visuais modernas, históricas e contemporâneas, reunindo Artes Visuais, Arquitetura, Cinema, Fotografia, Design, História,Filosofia, entre outras matérias. O curso estimula a reflexão permanente do profissional sobre sua própria produção ao expandir sua cultura visual e artística, e o que já foi realizado na história das civilizações.
Dirigido a A formação é destinada a portadores de diploma de nível superior e profissionais atuantes nas áreas de Artes Visuais,História,Sociologia, Arquitetura, Cinema, Comunicação, Fotografia, Literatura, Filosofia, entre outras.
Área de atuação Empresas de consultoria em projetos de arte e cultura, museus, organizações educativas, ONGS, fundações, instituições de ensino entre outras.
Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura
ObjectivosO curso centra-se na formação de um novo tipo de profissional e pesquisador apto a interpretar as dimensões educacionais, artísticas e histórico-antropológico-culturais das sociedades contemporâneas.
Dirigido aProfessores em geral e profissionais que atuam nas áreas de Educação, História e Artes, em seus múltiplos campos afins, tais como: formação de professores, ensino-aprendizagem e novas tecnologias, educação ambiental, história da cultura, políticas culturais, filosofia, teoria e crítica das artes e do design, cultura visual, linguagens digitais, multimidia, hipermidia e internet.
TitulaçãoMestre em Educação, Arte e História da Cultura
ConteúdoLinhas de pesquisa
Formação do educador para a escola contemporânea
- A escola como "locus" da atividade profissional do professor; relação professor/aluno; domínio dos saberes pedagógicos; interface com linguagens artísticas e novas tecnologias; postura ética, política e cidadã do educador na sociedade contemporânea.
- História das culturas e das artes nas sociedades contemporâneas Tendo como cenário e referencial as Sociedades Contemporâneas, esta linha de pesquisa se compromete a investigar como as artes em suas expressões eruditas, populares, massivas e folclóricas em diálogo com as mais diversas expressões.
- Tecnologias e linguagens: hipermidia e internet As pesquisas aqui desenvolvidas voltam-se para a percepção histórico-crítica das linguagens e seu papel no processo de comunicação humana,enquanto envolvem a tecnologia,suas diferentes expressões e seus possíveis impactos na área artística e educacional.
Disciplinas Obrigatórias
- Culturas e artes: Abordagens histórico-antropológicas
- Formação do docente: Novas tecnologias e cidadania
- Produção do conhecimento, ambientes virtuais, arte e tecnologia
Disciplinas Optativas:
- A Imagem da mulher: Um estudo antropológico
- Arte brasileira
- Desenvolvimento Profissional e Pesquisa
- Educação em ambientes virtuais e ação docente
- Estratégias da imagem
- Formação do professor para o ensino superior brasileiro na Sociedade Contemporânea
- História da cultura
- Interdisciplinaridade da educação ambiental
- Metodologia das linguagens artísticas
- Métodos criativos em cultura digital
- Pedagogia da Sensibilidade
- Subjetividade e cultura
Opiniões (2)
Professores (5)
Atendimento ao aluno (5)
Programa de ensino (5)
Material (4)
Instalações (5)
Professores
Atendimento ao aluno
Programa de ensino
Material
Instalações
Foi muito proveitoso o Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura, inclusive montamos uma equipe de pesquisa que resultou no livro: "O despertar da sensibilidade na Educação", onde procuramos capacitar professores da escola pública para o ensino das artes no ensino fundamental.
Foi muito proveitoso o Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura, inclusive montamos uma equipe de pesquisa que resultou no livro: "O despertar da sensibilidade na Educação", onde procuramos capacitar professores da escola pública para o ensino das artes no ensino fundamental.
Marilu R F Queiroz
Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura - Junio 2011
O Mestrado em Educação - Arte e História da Cultura do Mackenzie foi excelente.
Edi Sartori
Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura - Junio 2011