Análise do educedu
Mestrado em Ciências Sociais
Área de Concentração
Antropologia
Etnologia Brasileira - Estudo dos grupos indígenas brasileiros, das ideologias que os cercam e das articulações que mantêm com a sociedade nacional. Explicitação da ação histórica do Estado e das principais conseqüências para a reprodução identitária desses grupos e de sua preservação cultural.
Maternidade, Ideologia e Vida Cotidiana nas Culturas Modernas - Estudo de processo macro-estruturais e das condições sócio-econômicas, políticas e culturais da mudança e desenvolvimento da sociedade brasileira. Além de aspectos concernentes às relações entre cidade e campo, indústria e agricultura, serão enfocados, especialmente, a questão urbana, do trabalho, do sindicalismo e movimentos sociais em múltiplas faces, articulações e contradições.
Produção Simbólica e Reprodução Cultural - Estudo dos processo envolvidos na manifestação, persistência e transformação da prática social e conteúdos culturais de grupos humanos. Interpretação das expressões simbólicas que propiciam os contornos identitários das formações culturais e alimentam os circuitos de reprodução da cultura em seu sentido mais amplo.
Política
Estado e Sistemas Sócio-Políticos - Estudo da formação e das transformações do Estado, com ênfase nos casos brasileiro e latino-americano, à luz da história econômica, social e cultural. Análise histórica e comparativa dos mecanismos institucionais e sócio-culturais que regulam a participação política, os processos decisórios, as políticas públicas e as representações em geral que caracterizam as transformações sócio-políticas no Brasil contemporâneo.
Relações Internacionais
Relações Internacionais - Fórum permanente de investigação e debate interdisciplinar das relações internacionais no mundo contemporâneo. Análise dos fluxos de internacionalização das relações sociais, políticas e econômicas, particularmente no âmbito das realidades brasileira, latino-americana e da Comunidade dos 7 países de língua portuguesa.
Sociologia
Instituições, Ideologias e Religiões - Estudo dos processos envolvidos e agentes institucionais, tanto sob o prisma de sua estrutura, organização e ideologia específicas como de sua interconexão com a dinâmica das classes sociais, do Estado e das práticas culturais.
Dinâmica Urbano-Regional, Planejamento e Políticas Públicas - Estudo e pesquisa dos processos sociais de produção, gestão e estruturação do espaço urbano e seus agentes. Planejamento urbano e regional, processos de urbanização e dinâmica urbano-regional, mobilidade sócio-espacional e territorialidades, políticas públicas, setoriais, locais e regionais.
Mudanças Sociais e Movimentos Sociais - Estudo de processo macro-estruturais e das condições sócio-econômicas, políticas e culturais da mudança e desenvolvimento da sociedade brasileira. Além de aspectos concernentes às relações entre cidade e campo, indústria e agricultura, serão enfocados, especialmente, a questão urbana, do trabalho, do sindicalismo e movimentos sociais em múltiplas faces, articulações e contradições.
Linhas de Pesquisa
Mudanças Sociais e Movimentos Sociais
Estudo de processos macro-estruturais e das condições sócio-econômicas, políticas e culturais da mudança e desenvolvimento da sociedade brasileira. Além de aspectos concernentes às relações entre cidade e campo, indústria e agricultura, serão enfocados, especialmente, a questão urbana, do trabalho, do sindicalismo e movimentos sociais em múltiplas faces, articulações e contradições.
Instituições, Ideologias e Religiões
Estudo das instituições e agentes institucionais, tanto sob o prisma de sua estrutura, organização e ideologia específicas como de sua interconexão com a dinâmica das classes sociais, do Estado e das práticas culturais.
Produção Simbólica e Reprodução Cultural
Estudo dos processos envolvidos na manifestação, persistência e transformação da prática social e conteúdos culturais de grupos humanos. Interpretação das expressões simbólicas que propiciam os contornos identitários das formações culturais e alimentam os circuitos de reprodução da cultura em seu sentido mais amplo.
Estado e Sistemas Sócio-Políticos
Estudo da formação e das transformações do Estado, com ênfase nos casos brasileiro e latino-americano, à luz da história econômica, social e cultural. Análise histórica e comparativa dos mecanismos institucionais e sócio-culturais que regulam a participação política, os processos decisórios, as políticas públicas e as representações em geral que caracterizam as transformações sócio-políticas no Brasil contemporâneo.
Etnologia Brasileira
Estudo dos grupos indígenas brasileiros, das ideologias que os cercam e das articulações que mantêm com a sociedade nacional. Explicitação da ação histórica do Estado e das principais consequências para a reprodução identitária desses grupos e de sua preservação cultural.
Materialidade, Ideologia e Vida Cotidiana nas Culturas Modernas
Estudo dos processos culturais na sociedade moderna, englobando tanto a dimensão da reprodução da cultura como a esfera da vida cotidiana. As pesquisas e estudos serão direcionados para etnografias e análises de segmentos da reprodução cultural, procurando captar tanto seus aspectos materiais como sua dinâmica interna e, igualmente, para o domínio do imaginário veiculados pelos bens simbólicos e suas formas de estruturação e ainda para as interseções entre os produtos culturais e os sujeitos no cotidiano urbano e moderno.
Dinâmica Urbano-Regional, Planejamento e Políticas Públicas
Estudo e pesquisa dos processos sociais de produção, gestão e estruturação do espaço urbano e seus agentes. Planejamento urbano e regional, processos de urbanização e dinâmica urbano-regional, mobilidade sócio-espacial e territorialidades, políticas públicas, setoriais, locais e regionais.
Relações Internacionais
Fórum permanente de investigação e debate interdisciplinar das relações internacionais no mundo contemporâneo. Análise dos fluxos de internacionalização das relações sociais, políticas e econômicas, particularmente no âmbito das realidades brasileira, latino-americana e da Comunidade dos 7 países de língua portuguesa.
Estrutura Curricular
Disciplinas Obrigatórias 02 Disciplinas - 03 créditos cada
· Teoria Antropológica
· Teoria Política
· Teoria Sociológica
· Teoria das Relações Internacionais
Seminário de Pesquisa 1 Disciplina – 04 créditos cada
Oferecido a alunos cujo projeto de pesquisa apresente o necessário grau de maturidade, tendo em examinar os problemas teóricos gerais dos projetos e realizar o levantamento bibliográfico, verificar adequação do material levantado e examinar as interpretações propostas.
Seminário para todos os alunos.
Disciplinas Eletivas 02 Disciplinas – 03 créditos cada
São escolhidas de acordo com os interesses de pesquisa do aluno, e sob orientação do Professor.
Atividades Programadas 03 Atividades Programadas – 2 créditos cada
São seminários temáticos para aprofundamento de questões geradas nos núcleos.
Elaboração de Dissertação / Orientação – 08 Créditos
Compreende um Programa individual definido juntamente com o Professor Orientador e que deve definição de área, levantamento bibliográfico específico, formulação de hipóteses, delineamento dos
instrumentos de pesquisa, coleta, organização e análise de dados, redação.
Conclusão de Curso
O título de Mestre em Ciências Sociais será concedido ao aluno que, cumpridas as exigências do completar o mínimo 30 créditos, assim divididos estruturalmente:
· 06 créditos em Disciplinas Obrigatórias
· 06 créditos em Disciplinas Eletivas
· 04 créditos de Seminário de Pesquisa
· 06 créditos em Atividades Programadas
· 08 créditos em Elaboração de Dissertação
· Elaboração da Dissertação - 8 créditos
· Aprovação no Exame de Proficiência em uma Língua Estrangeira
· Aprovação no Exame de Qualificação
· Aprovação na Argüição e Defesa Pública de Dissertação de Mestrado
A PUC-SP se destaca pelo seu corpo docente e inovação nas linhas de pequisa.
A PUC-SP se destaca por várias iniciativas tomadas com intuito de inovar, linhas de pesquisa, abordagem metodológica que acompanham a transformação da sociedade, no entanto considerando que a instituição como qualquer outra prescinde de professores com titulação e experiência docente para conseguir uma boa nota do MEC.
Anselmo Neiva
Mestrado em Ciências Sociais - Octubre 2011
Tive a oportunidade de conhecer e conviver com professores renomados, além de estudar em uma das melhores instituições de ensino do país. Excelente!!
Rosimar Pereira Barbosa
Mestrado em Ciências Sociais - Junio 2011