Análise do educedu
Mestrado em Ciências Contábeis - Contabilidade Gerencial
A linha de pesquisa em Contabilidade Gerencial da FUCAPE visa acomodar os estudos que tratam da utilização da informação contábil pelos usuários internos da firma; ou seja, visa estudar como a informação contábil é utilizada pelos gestores da firma nos mecanismos de avaliação de desempenho, motivação e controle.
Pesquisas recentes vêm ampliando a base teórica da pesquisa, em Contabilidade Gerencial, introduzindo conceitos advindos da nova economia institucional e da modelagem analítica econômica clássica para problemas de avaliação de desempenho. Essas novas abordagens vêm se juntar aos estudos realizados dentro do paradigma econômico normativo tradicional. Nessa linha de pesquisa, são desenvolvidos estudos sobre a escolha de mecanismos de Coordenação e Controle e os impactos no desempenho das relações entre organizações e relações internas à firma.
Especial foco é dado à razão das escolhas de métricas e práticas contábeis em função do uso da informação. A informação construída, por meio das métricas contábeis, impacta economicamente contratos entre organizações e relações entre agentes e respectivas áreas na firma. Ferramentas contemporâneas de gestão, como Balanced Scorecard, são vistas como um conjunto de práticas escolhidas por agentes particulares na firma, sendo o foco da análise as razões dessa escolha e os decorrentes impactos nos agentes e no desempenho. Preço de transferência, métricas de custeio ou de construção de indicadores de desempenho são vistos como escolhas de conteúdo informacional que alteram o equilíbrio do nível de eficiência, divulgado entre os agentes, alterando o bem estar individual. Técnicas de orçamento e planejamento, alimentados por aqueles indicadores, lidam com a redução de incerteza e constituem contratos (mesmo que implícitos). O estabelecimento de metas, visto como processo de negociação entre agentes, constitui mecanismos de incentivos e de poder, no momento que pode revelar ou criar informações sobre ineficiências localizadas.
Além da introdução em Economia da Informação, três vertentes das Novas Teorias da Firma (alternativas e complementares) são dadas como base teórica à linha: contratual, de capacitações (RBV) e comportamental. A linha adota uma abordagem positiva de pesquisa, centrada na explicação da realidade e não na prescrição de modelos.
Incentivamos, metodologicamente, o uso de análises cross-section, de análises temporais sobre a evolução do uso de mecanismos de C&C, além da condução de estudos de caso, desde que todos fortemente orientados por teorias econômicas. Alunos que optarem pela área terão de construir forte base teórica econômica aplicada e desenvolver habilidades efetivas em econometria, necessárias à condução de qualquer estudo empírico-positivo em C&C na linha.
Disciplinas Obrigatórias
MPC - 001- Contabilidade Societária e Empresarial 36 hs
MPC - 002 - Metodologia de Pesquisa I 18h
MPC - 003 - Matemática Financeira 27 hs
MPC - 004 - Teoria da Contabilidade 36h
MPC - 005 – Cálculo 27 hs
MPC - 006 – Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade e Finanças 54 hs
MPC - 007 – Metodologia de Pesquisa II 18 hs
MPC - 008 – Finanças Corporativas 36 hs
MPC - 037 - Economia Empresarial 36 hs
Disciplinas Optativas Sugeridas - Contabilidade Gerencial
MPC - 023 – Controladoria Empresarial 27 hs
MPC - 016 – Tópicos Contemporâneos em Controladoria, Finanças e Estratégia 36 hs
MPC - 026 – Análise de Custos 27 hs
MPC - 030 - Planejamento e Controle Empresarial 36 hs
MPC -012 – Análise de Cenários Econômicos