Análise do educedu
Mestrado em Ciência da Motricidade Humana
1.Seminário de Métodos de Leitura e Escrita de Trabalho Científico
2. Disciplinas que ofereçam base teórica para as Áreas de Concentração do Mestrado e respectivas Linhas de Pesquisa. a) Dimensão Biofísica da MH - as Disciplinas correspondentes à essa área de concentração poderão ser oferecidas por qualquer professor da mesma. - o Colegiado deve fazer uma relação das disciplinas aí cabíveis, dentro do conceito e finalidade das Disciplinas Preparatórias. Essas disciplinas teóricas podem se desdobrar em uma parte teórica e uma parte prática, possibilitando ao aluno a experiência da pesquisa em Laboratório. Nas respectivas ementas deve estar bem clara a articulação desejada entre a teoria e a prática. A disciplina de caráter teórico-prático valerá 3 créditos.
1. Métodos e Técnicas de Pesquisa (a ser oferecida para todos os alunos).
2. Epistemologia da Ciência da Motricidade Humana.
3. Didática e Prática do Ensino Superior - destinada aos alunos que não fizeram licenciatura e não têm Experiência docente comprovada. Para os alunos que já tenham diploma de licenciatura e experiência docente(exige-se comprovante), essa disciplina será substituída por Prática Laboratorial.
4. Outra disciplina de caráter formativo, a critério do orientador, de modo que o aluno possa completar os nove créditos exigidos nessa etapa de formação.
As atividades de pesquisa estarão articuladas em duas áreas de concentração que se desdobram em Linhas de Pesquisa com os seus respectivos projetos.
Área de Concentração I - Dimensão Biofísica da Motricidade Humana, estruturada com as seguintes Linhas de Pesquisa:
- Estudo das Variáveis Biofísicas das Condutas e Comportamentos Motores;
- Atividades Físicas, Epidemiologia e Performance Motora,
- Mecanismos e Processos da Aprendizagem Hábil Motora.
Área de Concentração II - Dimensão Sócio-Histórica da Motricidade Humana, estruturada com a seguinte Linha de Pesquisa:
- Estudos filosóficos, sócio-políticos, psico-sociais e educacionais da Motricidade Humana.
É exigido do mestrando cumprir as determinações contidas no Edital do Exame de Seleção e ainda como requisito parcial à obtenção do título de mestre, integralizar um mínimo de 39 créditos, aí incluídos 9 (nove) correspondentes ao aproveitamento das disciplinas preparatórias, 9 (nove) créditos obtidos com as disciplinas de formação e 21, com as disciplinas de aprofundamento.
O plano de estudo do aluno deverá ser elaborado em conjunto com o orientador.
A aprovação em cada disciplina dependerá da apuração da freqüência (75%) e do aproveitamento escolar na forma prevista ( nota mínima igual a sete. Cada unidade de crédito será correspondente a 15 (quinze) horas-aula. Para cálculo da carga horária total do curso, incluir-se-ão as aulas teóricas, teórico-práticas, atividades de pesquisa, estágios orientados ou supervisionados e outros trabalhos acadêmicos que o Colegiado do Mestrado aprovar.
O Curso de Mestrado terá duração mínima de 18 (dezoito) meses e máxima de 24 (vinte e quatro) meses.
Por solicitação justificada do orientador de dissertação, o prazo para sua apresentação poderá ser prorrogado por 6 (seis) meses além da duração prevista, mediante aprovação do Colegiado.
O corpo docente do PROCIMH é constituído por três categorias distintas de professores, todos com o título de Doutor ou equivalente:
Professores Permanentes: os docentes com carga horária de 40 horas semanais, com pelo menos 80% dessa carga dedicada ao Programa (ensino, pesquisa e orientação).
Professores Colaboradores: docentes da UCB, eventualmente lotados no PROCIMH.
Professores Visitantes: os doutores vinculados a outras IES, com participação limitada e eventual em atividades de ensino, pesquisa ou orientação junto ao PROCIMH.
O PROCIMH poderá admitir diplomados em Cursos de Graduação de diversas áreas, entretanto, será exigido que toda a produção do conhecimento seja inserida no contexto das Linhas de Pesquisa em vigor no Programa.
Anualmente será publicado o edital do exame de seleção de candidatos ao PROCIMH, aprovado pelo Colegiado, apreciado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, homologado pelo Reitor.
Será permitida a transferência de alunos que cursaram programas de pós-graduação stricto sensu recomendados pela CAPES , mediante parecer da Comissão designada para examinar pedidos de transfêrencia e aprovação pelo Colegiado do PROCIMH.