Análise do educedu
Mestrado em Análise Geoambiental
Disciplinas Oferecidas
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Prof. Dr. Antonio Roberto Saad
Meio ambiente; natureza do conhecimento científico, história do método científico; noções básicas sobre projetos de pesquisa em meio ambiente; coleta e análise dos dados obtidos na pesquisa ambiental; redação científica e suas características.
SEMINÁRIOS GERAIS
Prof. Dr. Mario Lincoln de Carlos Etchebehere
Fórum de debates envolvendo a temática "Análise Ambiental". Caracterização do meio físico. Diagnóstico de transformações afeitas à dinâmica natural do Planeta. Diagnóstico de transformações relacionadas com a influência antropogênica. Avaliação de riscos ambientais. Discussão de modelos e soluções. Estudos de caso.
DISCIPLINAS ELETIVAS
ANÁLISE HIDROLÓGICA E GEOMORFOLÓGICA DE SISTEMAS FLUVIAIS
Prof. Dr. José Candido Stevaux
Apresentação do conceito de hidrossistema fluvial desde a bacia hidrográfica aos processos do canal. As alterações naturais e as antropizadas. Enfoque nos hidrossistemas fluviais brasileiros e tropicais em geral.
ECOLOGIA GERAL
Prof. Dr. Paulo Eduardo de Oliveira
Definições e conceitos. Evolução e Seleção Natural. Fluxos de energia dentro dos ecossistemas e seus impactos nas formas de vida de plantas e animais. Modelos de equilíbrio: crescimento independente e dependente da densidade. Simpatia e Alopatria. Predação e Competição. Estratégias reprodutivas. Espécies oportunistas e espécies clímax: o contínuo estratégico de seleção R e K. Conceitos de Fitossociologia. Clima e Biogeografia. Comunidades vegetais e ecossistemas. Trocas gasosas entre ecossistemas terrestres, aquáticos e a atmosfera. Sucessão Ecológica. Biogeografia de ilhas e o equilíbrio entre imigração e extinção. Co-evolução e construção de comunidades em tempo ecológico. Diversidade e estabilidade da Biosfera.
ECOSSISTEMAS BRASILEIROS
Prof. Dr. Paulo Eduardo de Oliveira
Conceitos e definições: produtores, consumidores, ecossistemas, biomas, biosfera, sistemas, componentes bióticos e abióticos. Fatores biológicos, edáficos, climáticos, geológicos e geográficos dos ecossistemas. Os grandes biomas do mundo: tundra, floresta boreal, floresta temperada, pradarias temperadas, chaparral, desertos, florestas tropicais úmidas, florestas tropicais decíduas, savanas tropicais, pradarias áridas. O domínio das florestas amazônica e atlântica, os campos do sul e os campos rupestres de altitude, o Cerrado, a Caatinga, o Pantanal, ecossistemas transacionais (manguezais, restingas, florestas de igapó). História paleoecológica e geológica dos ecossistemas brasileiros. Os ecossistemas brasileiros durante as grandes variações climáticas do Quaternário.
GEOLOGIA DE ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE
Prof. Dr. Antonio Manoel dos Santos Oliveira
Conceitos de Geologia, Engenharia e Meio Ambiente. Fundamentos e métodos de Geologia de Engenharia. Princípios de Geologia de Engenharia aplicados ao Meio Ambiente. Geologia de Engenharia na prevenção e correção de processos de dinâmica superficial. Cartas de Geologia de Engenharia: suscetibilidade, risco e cartas geotécnicas. Geologia de Engenharia e os instrumentos de gestão ambiental. Geologia de Engenharia e o Tecnógeno.
GEOLOGIA DO QUATERNÁRIO E MUDANÇAS AMBIENTAIS
Prof. Dr. kenitiro Suguio
Significado geológico do Quaternário: conceituação, limites e subdivisões, paleoclimas, glacioeustasia, neotectônica, geomorfogênese, pedogênese e sedimentação. Estratigrafia do Quaternário: aloestratigrafia, pedoestratigrafia, bioestratigrafia, morfoestratigrafia, estratigrafia isotópica, magnetoestratigrafia. Geocronologia do Quaternário: métodos radiométricos, termoluminescência, traços de fissão, dendrocronologia, outros métodos. Geologia do Quaternário e a atividade humana: riscos geoambientais, recursos minerais. Mudanças ambientais na Terra, tanto paleoclimáticas como de paleoníveis marinhos, ocorreram desde o Pré-Cambriano. Porém, no Quaternário, elas foram especialmente exacerbadas por causas naturais somadas às antrópicas. As aulas serão ilustradas com exemplos brasileiros.
HISTÓRIA ECOLÓGICA DA TERRA
Profa. Dra. Mary Elizabeth Cerruti Bernardes-de-Oliveira
Princípios de Paleoecologia, Paleogeografia e Paleoclimatologia versus Tectonismo de Placas. Paleoecologia Evolutiva: contexto paleoambiental e tipos tafonômicos. Os grandes eventos na história da vida: origem e evolução. Eventos paleozóicos: os primeiros níveis de sucessão de ecossistemas continentais. Os ecossistemas terrestres paleozóicos: comunidades vegetais e animais primitivas. As grandes extinções paleozóica e mesozóica e suas possíveis causas. Os nichos ecológicos e seus novos ocupantes: angiospermas e mamíferos. Ecossistemas paleógenos. A Paleogeografia paleógena e suas possibilidades de correntes migratórias. Sinopse da história ecológica neógena: modernização da fauna, flora e geografia. Padrões e mecanismos de mudanças ecológicas: as grandes mudanças paleoclimáticas quaternárias e suas influências sobre a fauna e a flora. As glaciações, o nível do mar e a tectônica. O homem e o ambiente geológico.
MÉTODOS E TÉCNICAS DE RECONSTITUIÇÃO PALEOAMBIENTAL
Profa. Dra. Maria Judite Garcia
Análise de Bioindicadores: Palinomorfos (Esporos, Grãos de Pólen. Diatomáceas, Tecamebas e Partículas carbonizadas); Cianobactérias, Algas Chlorofitas, Foraminíferos, Ostracodes e outros microrganismos. As datações AMS, 14C e Termoluminescência. Métodos sedimentológico/estratigráficos, envolvendo: análise faciológica estratinômica; análise faciológica seqüencial; levantamento de seções colunares (coleta e arranjo), seções e mapas estratigráficos. Conceitos fundamentais: fácies sedimentares, ambientes e sistemas deposicionais, trato de sistemas deposicionais, estratigrafia de seqüências e evolução paleogeográfica.
TÓPICOS ESPECIAIS EM GEOLOGIA AMBIENTAL
Prof. Dr. Antonio Roberto Saad
A disciplina proporciona ao corpo discente a oportunidade de conhecer e debater temas não contemplados especificamente pelo programa, mas que pela sua multidisciplinariedade, requer conhecimento. No ano de 2005, o tema oferecido foi Elementos para Estudos Ambientais. Dessa forma, os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar de forma integrada como os meios físico, biótico e sócioeconômico, nas análises ambientais. A ênfase maior foi dedicada ao meio físico, em função da própria necessidade do programa. Para 2006, o tema escolhido foi Geoprocessamento Aplicado à Análise de Bacias Hidrográficas. Para o ano de 2007, o tema a ser debatido será Educação e Meio Ambiente.
TRANSFORMAÇÕES AMBIENTAIS ANTRÓPICAS
Prof. Dr. Antonio Manoel dos Santos Oliveira
Transformações geoambientais. Fontes de energia das transformações. Agentes geológicos. Processo civilizatório e mudanças geoambientais: Tecnologia e transformação. Revolução agrícola e urbana; Homem: agente geológico. Uso do solo e processos antrópicos ou tecnogênicos. Estudos de casos brasileiros: impactos e ciclos econômicos no Brasil; impactos geoambientais do desmatamento; ciclos da mineração no Brasil e seus impactos geoambientais; colonização do Oeste Paulista e seus impactos geoambientais; impactos geoambientais de grandes obras: rodovias e reservatórios de hidroelétricas; impactos geoambientais das cidades.
Gostei muito do curso, principalmente pelo fato de descobrir questões de impactos ambientais em locais que nunca imaginaríamos que pudesse afetar diretamente o ser humano.
Francisco Carlos da Silva
Mestrado em Análise Geoambiental - Junio 2011