ModalidadeO Mestrado é dado na modalidade presencial.
DuraçãoConsultar instituição.
Certificado oficialO título recebido pelo aluno ao final do curso é o de Mestre em Comunicação e Linguagens.
ConsideraçõesO foco do mestrado é especializar os conhecimentos do aluno em relação às mídias, analisando suas consequências e efeitos na sociedade
A ênfase do curso está nos processos de construção e nas mudanças recorrentes advindas da sociedade da informação.
O aluno poderá divulgar sua produção acadêmica na revista eletrônica criada pela universidade, a INTERIN.
Dirigido aProfissionais interessados no Mestrado, formados em Comunicação, Letras e áreas correlatas.
Área de atuaçãoO profissional estará apto a desenvolver pesquisas sobre meios de comunicação e os diferentes tipos de linguagens existentes, realizar palestras, projetos sociais, empresas, ONGs.
Mestrado Acadêmico em Comunicação e Linguagens
Objectivos• Preparar pesquisadores capazes de contribuir para o desenvolvimento da produção científica em temas relativos à área de conhecimento da comunicação e das linguagens e suas interfaces. • Criar espaços e canais de diálogo e atualização para alunos, professores e pesquisadores da UTP e da comunidade interessados em aprofundar estudos para melhor atuação profissional ou para carreira universitária. • Promover a difusão da produção do conhecimento, pela viabilização de publicações da produção científica em livros e periódicos, e de participação em eventos científicos nacionais e internacionais.
Dirigido aEgressos dos cursos de graduação em Comunicação, Linguagens e áreas afins e demais interessados nas disciplinas ofertadas.
TitulaçãoA integralização dos créditos e a aprovação na dissertação conferem ao aluno o título de Mestre em Comunicação e Linguagens, área de concentração em Processos Comunicacionais.
ConteúdoApresentação
O Programa de Mestrado em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná tem, como objeto, o estudo de processos comunicacionais.
Constituem, portanto, seu foco de estudo tanto pesquisas voltadas para análises das mídias em si mesmas, como estudos sobre o impacto da mesmas nos diversos setores das esferas socioculturais.
São também enfatizados os processos de construção e reconfiguração comunicacionais na sociedade contemporânea.
Histórico
O Mestrado em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná teve início no ano de 2000, com três propostas iniciais, que foram complementadas ano a ano: oferecer subsídios para pesquisa diferenciada na área de Comunicação e Linguagens, visto que não há cursos similares no Paraná; promover a integração da pós-graduação, graduação e extensão universitária, oferecendo práticas comunicacionais em diferentes níveis para o desenvolvimento da instituição; incentivar a produção intelectual na área da Comunicação e suas interfaces, contribuindo com as pesquisas do corpo docente e suas publicações em esfera nacional e internacional.
Às propostas iniciais somaram-se outras, como criar grupos de pesquisa e projetos especiais, como o “Projeto Recém-Mestre”, para divulgação de dissertações, o “Projeto Convidados Internacionais” e o “Projeto Integração MCL-Graduação”, e o "Projeto Pré-Doutorado".