MBA FGV em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais - Osasco
ModalidadeAs aulas são presenciais.
DuraçãoA carga horária é de 456h.
Certificado oficialem Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais , outorgado pela FGV.
ConsideraçõesA Strong Educacional, através de um parceira com a fundação Getúlio Vargas, em seu curso de MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais oferece uma formação complementa na área de comércio e finanças internacionais.
Visa capacitar os participantes em todos os processos relativos ao intercâmbio comercial com outros países abordando temas como comércio exterior, economia, finanças internacionais e câmbio, logística internacional, negócios internacionais, etc.
Dirigido aO curso está destinado a profissionais com curso superior completo nas áreas de Administração, Economia, Ciências contábeis, Relações Internacionais, Comércio Exterior e áreas afins.
Área de atuaçãoEmpresas de exportação e importação, empresas de logística internacional, consultorias,entre outras alternativas.
MBA FGV em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais - Osasco
ObjectivosO curso de MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais tem como objetivo capacitar os participantes para a tomada de decisão no exercício de funções relativas ao comércio e finanças internacionais, em diversos tipos de organizações, proporcionando-lhes condições para atuarem, de forma competitiva, em um mercado globalizado.
Dirigido aProfissionais que atuem ou desejem atuar na área de comércio exterior, economia, finanças internacionais e câmbio, logística internacional e negócios internacionais. Profissionais que ocupem posições de gerência, chefia ou supervisão ou assistentes plenos nas áreas de marketing, produção, logística ou finanças em organizações com operações no exterior ou que desejem se engajar nos negócios internacionais.
ConteúdoAPRESENTAÇÃO:
O III milênio tem sido marcado por profundas transformações, tanto em nível nacional como internacional. São essencialmente, forças de natureza política, econômicas, tecnológicas e sociais que imprimem o ritmo e um novo padrão ao mundo. Tais transformações ocorrem num momento histórico especial, caracterizado pela fragilidade de valores e princípios que até então nos orientaram, mas que se mostram inadequados às de mandas do futuro.
As grandes questões emergentes que permeiam o cenário organizacional estão a exigir a adoção de uma nova visão estratégica, administrativa e gerencial dos negócios e do mercado, que nos garanta vantagem competitiva. O setor empresarial brasileiro precisa se preparar para enfrentar o novo paradigma global, a mudança estrutural nos termos de troca do comércio internacional. O crescimento intenso da China de cerca de 8% ao ano, deve seguir por pelo menos mais 15 anos, o que implica em mudança estrutural e de longo prazo, nos termos de troca no comércio mundial. Estima-se que a China responda hoje por 7% da produção industrial do mundo e que, em 2040, essa participação atingirá 22%. O Brasil terá que aprender a lidar com esse novo cenário.
Nos termos de troca, o impacto chinês deverá ser positivo para países exportadores de matérias-primas e insumos em geral, que deverão continuar assistindo ao aumento de preços de seus produtos, em especial das commodities, cada vez mais escassas. Por outro lado, a tendência de preço para as manufaturas menos sofisticadas é de queda, dado o aumento de escala provocado pelo modelo chinês.
Diante deste novo paradigma, o Brasil não pode se fechar à China e conceituá-la simplesmente como inimigo destruidor da indústria nacional. Reformas estruturais são necessárias para que parque industrial brasileiro tenha condições reais de competir neste novo cenário global. E mais, é necessário compreender as oportunidades oferecidas pela ascensão asiática, para não absorver somente os desafios impostos.
A China hoje se apresenta como oportunidade e ameaça para as empresas brasileiras. Todos os setores da economia nacional têm sido afetados pela concorrência chinesa e alguns setores já identificaram uma forma de aproveitar o enorme crescimento do mercado consumidor chinês ou mesmo uma forma de baratear seu custo operacional no Brasil, por meio de produção e desenvolvimento de insumos e determinados produtos da China. Assim, é de interesse de empresários e executivos brasileiros conhecer as implicações desse fenômeno em seus negócios.
Agilidade nas decisões, liderança empreendedora, flexibilidade e maleabilidade para enfrentar a incerteza, criatividade, capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal e grupal, bem como construção de parcerias sólidas, entre outras, são algumas das habilidades requeridas ao gestor contemporâneo, que podem ser desenvolvidas e aprimoradas em situações de simulação que guardem semelhança com a realidade.
A consolidação da abertura comercial e a permanência do programa de estabilização econômica alteraram significativamente o ambiente de negócios internacionais em que operam as empresas brasileiras que, então, passaram a competir tendo parâmetro a concorrência internacional. Face à este novo ambiente, faz-se necessária a formação de pessoas que possam desenvolver capacidades analíticas e cognitivas de um atual ou futuro gestor de comércio exterior, que atuará em um mundo em constante transformação.
PROCESSO SELETIVO:
O Processo Seletivo é constituído das seguintes fases:
1) Envio, pelo candidato, da Ficha de Inscrição preenchida, junto com o Curriculum Vitae.
2) Análise curricular e da Ficha de Inscrição.
3) Para os resultados curriculares satisfatórios, realização de dinâmica sobre levantamento do perfil do candidato e apresentação do programa da FGV.
4) Será solicitada apresentação dos documentos para matrícula e efetivação da mesma, desde que os resultados da fase anterior sejam satisfatórios.
DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA:
• Cópia autenticada do Diploma de curso de nível superior*;
• Certificado de Conclusão de curso de nível superior (somente para matrícula);
• Cópia autenticada do histórico escolar*;
• Uma (1) foto 3x4;
• Cópia do CPF;
• Cópia do RG.
* As autenticações poderão ser feitas na própria Alpha-Strong, desde que o candidato traga também os originais.
PRÓXIMAS TURMAS:
UNIDADE OSASCO
Aulas quinzenais, às segundas e terças-feiras
19h às 23h20
Provas: às sextas-feiras
PROGRAMA:
MÓDULO NACIONAL
Finanças Corporativas
Gestão de Finanças Internacionais
Gestão de Logística Internacional
Gestão de Operações de Câmbio
Gestão de Operações de Exportação e Importação
International Business Plan
Jogos de Negócios Internacionais
Marketing Internacional
Planejamento Estratégico
Tributação no Comércio Exterior Brasileiro
Economia Internacional
Gestão de Contratos Internacionais
Negociação Internacional
Regulação do Comércio Internacional
Gestão de Pessoas em Empresas Internacionalizadas
Planejamento Tributário Internacional
Gestão de Projetos
Marketing Estratégico - Online
Internacionalização de Empresas - Online
TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO
CARGA HORÁRIA TOTAL = 456 h/a
MÓDULOS INTERNACIONAIS
Business and Management for International Professionals
Universidade da Califórnia - Irvine
Finanças e Políticas Públicas
Universidade de Chicago - Illinois
Gestão de Negócios
INDEG - Lisboa
China Business & Economic Strategies for Managers
Asia-Pacific Institute of Business - Chinese University of Hong Kong
COORDENAÇÃO ACADÊMICA:
Prof. Miguel Ferreira Lima, Doutor.
CERTIFICAÇÃO:
Os cursos de Pós‐Graduação Lato Sensu, MBA, nível Especialização da Fundação Getulio Vargas atendem às determinações da Resolução do CNE/CES nº 1 de 08/06/2007, do Conselho Nacional de Educação e da Câmara de Educação Superior.
Será outorgado pela Fundação Getulio Vargas o certificado de "Curso de Pós‐Graduação Lato Sensu, MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais, Nível Especialização" aos participantes que atenderem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso do módulo nacional.
ESTACIONAMENTO:
Disponível no local.
Outro curso relacionado com mba - master of business administration