Análise do educedu
MBA em Relações Internacionais
1º Semestre (180 horas)
Análise Institucional
Carga horária: 60 horas
Prof. Dr. Marcus Ianoni
Ementa: A disciplina discute a importância da análise institucional para a compreensão da atividade política, destacando os principais problemas que as diferentes perspectivas institucionalistas têm analisado, como as constituições e as organizações estatais; as relações internacionais; as políticas públicas; a burocracia pública; o Legislativo e os partidos políticos; a dinâmica da competição política e seus marcos institucionais; a ação coletiva e problemas de coordenação; as instituições e o desenvolvimento econômico.
Estado, Grupos de Interesse e Transparência
Carga horária: 60 horas
Prof. Dr. Paulo Sérgio Tempestini Villar
Ementa: Esta disciplina visa apresentar aos alunos os conceitos básicos sobre os fundamentos do estado nacional e o processo de representação política nas esferas executiva e legislativa, assim como as funções desses poderes e sua relação com os grupos organizados da sociedade civil.
Globalização da Economia Brasileira e Mundial
Carga horária: 60 horas
Prof. Dr. Raimundo Ferreira de Vasconcelos e Vasconcelos
Ementa: A disciplina fornece um panorama sobre a nova realidade econômica no Brasil e no mundo no atual estágio de globalização financeira, produtiva e comercial, enfocando aspectos teóricos, institucionais, tecnológicos, ambientais e geopolíticos das atuais mudanças.
2º Semestre (180 horas)
Estado, Marco Regulatório e Investimentos
Carga horária: 60 horas
Prof. Dr. Giorgio Romano Schutte
Ementa: A disciplina foca no processo de reforma do Estado associado às transformações liberalizantes na economia mundial. Procura delimitar as mudanças institucionais e regulatórias, o novo papel do Estado e as estratégias de investimentos propugnadas e implementadas pelos setores público e privado.
Política Externa Brasileira Atual: Temas e Atores
Carga horária: 60 horas
Prof. Dr. Sidney Ferreira Leite
Ementa: A disciplina estuda as diretrizes e determinantes da atuação internacional do Brasil: seus antecedentes históricos, principais orientações nas últimas décadas, assim como avalia as possibilidades e limites atuais da inserção internacional do Brasil. Será ministrada de modo a se visualizar quem são os atores e grupos de interesse envolvidos na formulação e implementação da política externa brasileira.
Lobbying e Advocacy: Pesquisas e Cases
Carga horária: 60 horas
Profa. Dra. Verônica Sales Pereira
Ementa: A disciplina aborda estudos de caso e pesquisas empíricas sobre as práticas de lobbying e advocacy enquanto instrumentos sociais de influência sobre o processo decisório público e as políticas públicas. Procura identificar atores reais e propiciar o contato com algumas abordagens teóricas sobre essas relações.