Análise do educedu
MBA em Governança em Tecnologia da Informação
Componente Curricular
Modelagem de Processos
Prover capacitação em relação à necessidade de maximização da competência organizacional mediante a proposição de uma metodologia para a identificação, o mapeamento, a análise, a modelagem, a implementação, a documentação e o monitoramento dos processos organizacionais. Apresentar o inter-relacionamento dos processos com as diversas técnicas modernas de administração e o uso de TI no ciclo de melhoria contínua na execução das diversas atividades das organizações.
Gestão da Tecnologia da Informação
Fundamentos de Gestão de Tecnologia da Informação: aspectos conceituais e práticos. O papel estratégico da TI nas organizações voltado para a efetividade dos processos de negócios. Governança da TI. Frameworks e Modelos.
Gestão de Relacionamentos nas Organizações
Gestão, de capital humano, de relacionamentos e de tudo isso juntos. Partimos de uma reflexão sobre o que significa ser humano e, mais particularmente, sobre o que significa ser humano (um simples recurso?) no âmbito de uma organização. A seguir, sob a interpretação de que uma organização é uma rede dinâmica de conversações, aborda-se a questão das conversas nas organizações, no que consistem, como se constituem e para que servem. Por fim, com base na reflexão feita e na interpretação apresentada, o curso termina por examinar como as organizações aprendem, o que as fazem operar do jeito que operam e como poderiam ser diferentes.
Gerenciamento de Serviços de TI.
Revisão de Conceitos Básicos de Gerenciamento de Serviços de TI. Melhores Práticas de Suporte a Serviços de TI. Melhores Práticas de Entrega de Serviços de TI. Planejamento da Implementação de Gerenciamento de Serviços de TI.
Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação
Relaciona vários assuntos: de gestão, de estratégias, de estratégias de TI, de mudança organizacional e de tudo isso juntos. Nesta disciplina utiliza-se um dos revolucionários sistemas gerenciais, o Balanced ScoreCard - BSC, para canalizar energias (esforços), habilidades e conhecimentos específicos de profissionais da área de TI na organização para a realização de metas estratégicas da área de TI, mas em alinhamento com as metas estratégicas de longo prazo da organização como um todo.
Indicadores de desempenho
Gestão de Desempenho (Etapas e Medição dos processos); Indicadores de Desempenho (Conceituação, Níveis de Indicadores, Tipos, Requisitos, Componentes); Sistema de Indicadores (Gestão Estratégica, Operacional, Qualidade (eficácia), Produtividade (eficiência)); Operacionalização da Medição (Requisitos dos Clientes, Fórmulas, Metas, Folha de especificação de Indicador, Falhas na medição, Indicador Ideal, Competitividade); Mapa de Produção do Processo; Vantagens do Sistema de Medição.
Gerenciamento de Projetos e PMO
Processos de Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento de Projeto das áreas de conhecimento: Escopo, Tempo, Custo, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos, Aquisição e Integração, segundo as práticas publicadas no Guide to the Project Management Body of knowledge (PMBOK® Guide) – 3a. Edition.Abordagem conceitual com diversas definições e sua consolidação do PMO; histórico da evolução dos PMO; tipos e suas funções; comparativo entre os níveis de maturidade em Gerência de Projeto e os tipos de PMO; papéis e responsabilidades em um PMO; fatores que motivam, que podem gerar fracasso e sucesso para implementação de um PMO; como implementar um PMO e uma proposta de medição de seu sucesso; o perfil dos PMO nas organizações brasileiras; apresentação de um estudo de caso de um PMO; e por último, discussões sobre artigos que abordam o assunto PMO.
Melhoria de Processos
Modelos de Melhoria de Processos. Processo de Software: Modelos e Normas de processo de software. Modelos de Serviço de TI.
Segurança da Informação
Conceitos básicos de segurança, gestão da segurança, criação de normas e políticas de segurança. Relacionamento com os processos de entrega e suporte de serviço do ITIL, padrões de segurança ISO 27.001 (antiga BS 17799). Tecnologias disponíveis para segurança, análise de riscos e planos de continuidade do negócio.
Contratação de Serviços de TI no Setor Público
A importância das contratações de serviços para a governança de TI. Problemas freqüentes nas contratações públicas de serviços de TI. Princípios da Administração Pública relacionados com licitações e contratos. Alinhamento das contratações com o planejamento institucional e de TI. Estratégia de contratação de serviços. Impactos da terceirização sobre a gestão de pessoal e sobre a orçamentação. O planejamento das contratações. A interação da área de TI com as demais áreas na fase de licitação e contratação. A gestão de contratos de serviços de TI. Controle e governança das contratações de serviços de TI.
Metodologia Científica Metodologia Científica
Senso Comum e Ciência; os princípios e a ética no âmbito da pesquisa científica e da engenharia de software: especificidades das ciências exatas. O projeto de pesquisa; escolha do assunto, revisão da literatura, delimitação do tema, elaboração do problema, objetivos e hipóteses, procedimentos e estrutura do projeto. A redação de artigos científicos, normas e estrutura, etapas de elaboração. Arquivos eletrônicos e a construção da bibliografia.
Trabalho de conclusão de curso - TCC
Excelente curso e professores.
A dedicação fundamental é do aluno. Porém os professores são os responsável para elevar a estima e não os deixarem se desanimar. O profissionais são altamente qualificados e muitos atenciosos. O curso é baseado com as mais novas tecnologia, sempre sendo atualizados.
Adriano Bengaly
MBA em Governança em Tecnologia da Informação - Octubre 2011