Pós-graduação em Projetos Digitais

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Análise do educedu

Julia Moreira

Pós-graduação em Projetos Digitais

  • Modalidade A Pós-graduação é realizada na modalidade presencial, na cidade do Rio de Janeiro.
  • Duração A carga horária do curso é de 400 horas/aula.
  • Certificado oficial No final do curso o IED - Istituto Europeo di Design entregará ao aluno um certificado de especialista.
  • Considerações A Pós-graduação em Projetos Digitais tem como objetivo estimular o aluno a conceber projetos de excelência, através de aulas teóricas e práticas, laboratórios bem estruturados e ferramentas necessárias para o desenvolvimento dos mesmos. Neste contexto o curso promove o entendimento sobre a melhor metodologia a ser utilizada dependendo da necessidade em questão, do tipo de projeto, prazos e capacidade da equipe.
  • Dirigido a O curso é dirigido a profissionais ou graduados nas áreas de design, tecnologia da informação e engenharia de software.
  • Área de atuação Ao concluir o programa os profissionais poderão trabalhar em agências digitais, sendo capazes de executar tarefas como: websites, aplicativos, jogos, exposições interativas, ou como freelancers.

Pós-graduação em Projetos Digitais

  • Conteúdo Pós-Graduação em Projetos Digitais.

    A pós-graduação em Projetos Digitais tem como objetivo habilitar o aluno a desenvolver projetos para mídias digitais, compreendendo seus limites e possibilidades.
     
    2ª Turma de Projetos Digitais
    • Aulas: segundas e quartas – 19h30 às 22h30
    • Carga horária: 400 horas
    • Idioma: Português
    • Início Previsto: março 2017
    Descrição e Objetivos:

    A pós-graduação em Projetos Digitais tem como objetivo estimular o aluno a desenvolver projetos para mídias digitais, compreendendo seus limites e possibilidades.

    Durante o curso o aluno desenvolve uma série de exercícios e projetos que o coloca em contato com ideias, métodos e ferramentas que propiciam resultados inovadores e criativos.

    Calcada na prática e na colaboração como principais meios para a compreensão de conceitos e a absorção de conteúdos, esta pós-graduação visa habilitar o aluno a participar de equipes multidisciplinares no desenvolvimento de projetos complexos.


    Público-alvo:

    Profissionais das áreas de design, de tecnologia da informação e demais interessados na elaboração e no desenvolvimento de projetos para mídias digitais, tais como: websites, aplicativos, jogos, exposições interativas.


    Temas do Curso:

    - Design;
    - Programação;
    - Metodologias de projeto;
    - Artes visuais;
    - Visualização de dados;
    - Infografia;
    - Criatividade e inovação.

    *O IED Rio se reserva ao direito de adiar o curso caso não obtenha o quórum.


    Coordenador:

    Pedro Segreto
    Pedro Segreto é diretor da Caos! Vídeo & Design, estúdio que desenvolve projetos gráficos e digitais para os mercados cultural e corporativo. Formado em arquitetura pela FAU-UFRJ e mestre em design pela PUC-RJ, onde desenvolveu a dissertação “Microcinema – o impacto das novas tecnologias digitais sobre a produção audiovisual”, dá aulas sobre mídias digitais e vem participando de palestras e mesas em universidades e eventos no Brasil e no exterior. Diretor da ADG Brasil, concebeu e coordena o Prêmio Brasil Digital – BRIO.


    Periodização:

    1º Semestre (135h)

    •Introdução ao design digital (12h) - Marcelo Alt
    •Introdução à tecnologia da informação (12h) - Victor Fusco
    •Projeto I (12h)  - Pedro Segreto
    •Design de interface I (12h) - Marcelo Alt
    •Desenvolvimento web (12h) - Victor Fusco
    •Projeto II (12h) - Pedro Segreto
    •Pesquisa criativa (12h) - Eduardo Pucu
    •Laboratório de criatividade (36h) - Renato Alarcão
    •Seminários temáticos (15h)

    2º Semestre (135h)

    •Design de interface II (12h) - Marcelo Alt
    •Programação criativa I (12h) = Victor Fusco
    •Projeto III (12h) - Pedro Segreto
    •Design de experiência I (12h) - Marcelo Alt
    •Programação criativa II (12h)  Victor Fusco
    •Projeto IV (12h) - Pedro Segreto
    •Sustentabilidade no design (12h) - Marco Maia
    •Laboratório de interfaces físicas (36h) - Henrique Monnerat
    •Seminários temáticos (15h)

    3º Semestre (130h)

    •TCC (40h) - Pedro Segreto e Isabel Xavier
    •Design de experiência II (12h) - Marcelo Alt
    •Programação criativa III (12h) - Victor Fusco
    •Conexões (12h)
    •Técnicas de apresentação (18h) - Marcelo Alt
    •Laboratório de prototipagem digital (36h) - Bernardo Alevato


    Ementário:

    Módulo I -  Introdução aos projetos digitais (36h) - Eduardo Pucu

    Introdução ao design digital (12h)

    Revisão dos conceitos básicos e bases do design gráfico e suaaplicação na elaboração de projetos para mídias digitais. Apresentação de técnicas, ferramentas e cases que ilustram e facilitam o exercício projetual.

    Introdução à tecnologia da Informação (12h)

    Apresentação das principais tecnologias e linguagens utilizadas no desenvolvimento de projetos digitais e de conhecimentos básicos e estruturais sobre as redes e os computadores.

    Projeto I (12h)

    Desenvolvimento de exercício voltado para a organização e apresentação de informações e dados através de interfaces interativas.

    Módulo II - Projetando websites e aplicativos móveis I (36h) - Victor Fusco

    Design de Interface  I (12h)

    Introdução ao design de interfaces para meio digitais. Arquitetura da informação, modelagem de dados, elaboração de wireframes e fluxos de navegação.

    Desenvolvimento web (12h)

    Introdução às tecnologias atuais utilizadas no desenvolvimento de websites, portais e aplicativos mobile. Apresentação dos conceitos estruturais das linguagens. Realização de exercícios práticos utilizando HTML, CSS, Javascript.

    Projeto II (12h)

    Desenvolvimento de projeto de website ou aplicativo buscando a compreensão de todas as etapas projetuais e das tecnologias envolvidas. Realizado em colaboração com o Laboratóro de Criatividade.


    Módulo III - Projetando websites e aplicativos móveis II (36h) - Victor Fusco

    Design de Interface II (12h)

    Definição e elaboração de interações e transição de acordo com as premissas do projeto. Desenvolvimento de interfaces responsivas.

    Programação criativa I (12h)

    Apresentação de conceitos fundamentais de lógica computacional e elaboração de algoritmos utilizando ferramentas digitais e analógicas.

    Projeto III (12h)

    Desenvolvimento de projeto de website ou aplicativo voltado para o IED Rio, sua comunidade ou seu entorno. Aplicação de técnicas de pesquisa criativa no levantamento de problemas, oportunidades e na definição e validação de soluções.

    Módulo IV - Programação criativa e projetos experimentais (36h) - Pedro Segreto

    Design de experiência  I (12h)

    Apresentação de conceitos sobre imersão, realidade virtual, realidade aumentada, espaços interativos. Análise crítica e abordagem projetual de casos e aplicações de sucesso. Apresentação de ferramentas e tecnologias utilizadas atualmente no mercado.

    Programação criativa II (12h)

    Introdução à programação criativa utilizando Processing. Desenvolvimento de exercícios práticos para a aplicação dos conceitos apresentados.

    Projeto IV (12h)

    Desenvolvimento de projeto experimental em colaboração com Laboratório de interfaces físicas.


    Módulo V - Experiência e Imersão (36h) Pedro Segreto

    Design de experiência II (12h)

    Aplicação dos conceitos discutidos na cadeira de Design de experiência I utilizando técnicas como mapping, aplicativos para criação de realidade aumentada, geração de ambientes imersivos a partir de fotos e vídeos.

    Programação criativa III (12h)

    Visualização de dados e infografia utilizando Processign.

    Conexões (12h)

    A cadeira Conexões promove encontros com profissionais do mercado, palestras com especialistas, oficinas especiais, visitas a empresas e laboratórios.

    Módulo VI - Laboratório de criatividade (36h) - Renato Alarcão

    Exploração prática e teórica sobre os múltiplos caminhos da criatividade e da geração de ideias. As metáforas visuais e a combinação de textos e imagens no processo criativo. Produção de sketchbook como ferramenta de experimentação e descoberta.

    Módulo vII - Laboratório de Interfaces Físicas (36h) - Henri que Monnerat

    Conceitos, práticas e fundamentos técnicos no desenvolvimento de projetos de interatividade homemmáquina. Apresentação de cases e ferramentas utilizadas na criação de interfaces físicas e interativas. Noções fundamentais sobre, eletrônica,hardware, placas, sensores. Desenvolvimento de projetos e exercícios práticos utilizando os conceitos apresentados.

    Módulo VIII - Laboratório de prototipagem digital (36h) - Bernardo Alevato

    Apresentação de técnicas e ferramentas que possibilitem a prototipagem e a simulação de projetos digitais das mais diversas naturezas. A prototipagem como metodologia de projeto. A realização de testes de uso e a geração de alternativas. As diversas etapas de prototipagem e o incremento do grau de complexidade do protótipo. Colaboração e tutoria no desenvolvimento dos protótipos dos trabalhos de conclusão de curso.


    Módulo IX - Métodos e técnicas (42h) Eduardo Pucu

    Pesquisa criativa (12h)

    Apresentação de processos e métodos de pesquisa a partir de umaabordagem multidisciplinar inspirada na etnografia, com o intuito de alimentar ideias inovadoras. Técnicas analíticas e criativas, para cada etapa de imersão no projeto. Projetos centrados no usuário.

    Sustentabilidade no design (12h)

    Conceitos e definições que aproximam as ideias de sustentabilidade à prática do design. Apresentação de cases de sustentabilidade envolvendo ferramentas e o meio digital. Desenvolvimento de uma atitude projetual sustentável.

    Técnicas de apresentação (18h)

    Técnicas e métodos de apresentação. Análise crítica de casos notáveis. Construção de discurso e a visualidade das apresentações. Ferramentas digitais e analógicas. Colaboração e tutoria no desenvolvimento das apresentações dos trabalhos de conclusão de curso.

    Seminários temáticos (30h)

    Encontros com profissionais do mercado trazendo conteúdos transversais a todas as pós-graduações do IED Rio, com o intuito de aproximar os alunos, provocar projetos em colaboração e a criação de uma comunidade que possa dar suporte ao desenvolvimento de projetos inovadores e criativos.

    TCC Trabalho de conclusão de curso (40h) - Isabel Xavier

    Desenvolvimento do Trabalho de conclusão de curso agregando as informações, conceitos e experiências partilhados por todas as cadeiras do curso na elaboração de um projeto complexo. Busca-se um resultado final de excelência que apresente a consciência da prática projetual, conhecimento técnico adequado, clareza e objetividade de exposição.

    Corpo docente:

    Bernardo Alevato (bacharel)

    Designer gráfico carioca, desenvolve e coordena trabalhos em mídias digitais, design, motion e identidade visual. Desde 2011, além de atuar como designer em diversos projetos, é professor de mídias digitais da escola Oi Kabum e da PUCRJ.

    Eduardo Pucu (mestre)

    Mestre em Design na linha de Imagem e Cultura da PUCRJ e Mestre em Strategic Design pelo Politecnico di Milano, especialista em Ergonomia pela PUCRJ e graduado em Design pela PUCRJ (2002). Atua como professor na PUCRJ para o Departamento de Artes & Design nas disciplinas Branding e Projeto (de 2009 até hoje). Tem experiência na área de Design, Design Estratégico, Branding, Pesquisa e Etnografia.

    Henrique Monnerat (mestre*)

    Henrique Monnerat é desenhista industrial formado na Alemanha com pós-graduação em biomimética e professor do Departamento de Artes e Design da PUCRio e do IED Brasil. Henrique é cofundador da Associação Fab Lab Brasil que tem o intuito de apoiar a popularização das oficinas comunitárias de inovação chamadas Fab Labs.

    Isabel Xavier (mestranda)

    Isabel Xavier possui graduação em Design pela PUC do Rio de Janeiro com habilitação em Comunicação Visual. Em 2008 fez um intercâmbio de um semestre no IADE Instituto de Arte, Design e Empresa em Lisboa, Portugal. Tem experiência profissional em design gráfico, web design e motion graphic design. Atualmente faz mestrado em design na Escola Superior de Desenho Industrial – ESDI/UERJ na linha de pesquisa Design, Teoria e Crítica, com previsão de conclusão em março de 2016.

    Marcelo Alt (bacharel)

    Marcelo Alt começou os estudos na área da informática e se formou em desenho industrial pela PUCRio, tendo passado também pela University of Alberta, no Canada. Atualmente é sócio-diretor da Caos! vídeo & design e coordena o Convescote, evento mensal sobre design e tecnologia, e o ‘Prêmio Brasil Digital  BRIO’.

    Marco Maia (mestre*)

    Mestre em design pela Domus Academy, Milão, Itália, especializado em marketing e graduado em desenho industrial. Leciona as disciplinas tendências e projeto de conclusão no curso de design da PUC-RJ. Através de consultorias trabalha com estratégia, planejamento, inteligência de marketing e inovação viabilizando experiências com marcas, produtos e serviços.

    Renato Alarcão (mestre*)

    Designer gráfico e ilustrador com mestrado em Artes Visuais pela School of Visual Arts, Alarcão estudou também no The Center for Book Arts, uma escola voltada para o resgate das tradições do livro, bem como suas interpretações contemporâneas como objeto e suporte artístico. Além de ilustrador, Alarcão é também professor de artes visuais e percorre o Brasil de norte a sul ministrando cursos e palestras sobre arte narrativa e criatividade.

    Victor Fusco (mestre)

    Graduado em Engenharia de Computação pela PUCRio, obteve o título de Mestre em Informática pela mesma instituição. De 2008 até 2012 foi pesquisador do laboratório de Tecnologia em Computação Gráfica (Tecgraf) dessa universidade, onde trabalhou no desenvolvimento de aplicações e arcabouços na área de Sistemas Distribuídos.

Outro curso relacionado com desenho digital, multimídia