ModalidadeO curso de Licenciatura em Engenharia Elétrica é presencial.
DuraçãoO número de horas do curso é de 3600.
Certificado oficialO aluno receberá um título de Licenciatura em Engenharia Elétrica
ConsideraçõesO objetivo do curso é habilitar o profissional para atuar em equipes multidisciplinares e para utilizar várias alternativas tecnológicas e de informática, buscando alcançar o desenvolvimento sustentável pela utilização de tecnologias que não agridam o meio-ambiente. O profissional da área irá elaborar projetos, aprimorar informação de sistemas destinados ao controle e à automação e desenvolver programas para controle e monitoração de processos industriais.
Dirigido aA todos os interessados em engenharia.
Área de atuaçãoO profissional poderá atuar em várias empresas.
Licenciatura em Engenharia Elétrica
ConteúdoEngenharia Elétrica
Profissão
O Engenheiro Eletricista/Eletrônico pode trabalhar tanto no setor governamental, quanto no setor privado. É um profissional apto para atuar nos meios: industrial, empresarial, acadêmico de ensino ou de pesquisa científica. Realizando atividades como: projetos de sistemas, dispositivos e equipamentos elétricos ou eletrônicos, controle e automação de processos, supervisão, manutenção e calibração de equipamentos.
Os campos de atuação do Engenheiro Eletricista/Eletrônico são diversos, como exemplo pode-se citar: empresas de telecomunicações, de geração e distribuição de energia elétrica, as indústrias de materiais, dispositivos e instrumentos elétricos, eletrônicos e de informática, empresas de consultoria, instituições financeiras, serviços públicos e instituições de ensino e pesquisa. Com os conhecimentos adquiridos no curso, o profissional terá condições de propor soluções inovadoras para os problemas que surgem constantemente no mundo.
Curso
O curso de graduação em Engenharia Elétrica e Eletrônica da UNIVAP começou com o registro e atribuição no CREA ( Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia e no CONFEA (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia ). Desde então, tem formado profissionais com habilidades que se destacam pela liderança, iniciativa e dinamismo. Para a rápida adaptação aos avanços tecnológicos da área e às demandas do mercado, o currículo do curso é continuamente atualizado. Contando atualmente com um núcleo básico de engenharia (04 semestres), que contempla os diversos cursos de engenharia oferecidos na FEAU/UNIVAP.
O curso de graduação em Engenharia Elétrica e Eletrônica da FEAU/UNIVAP habilita o profissional para atuar em equipes multidisciplinares e para utilizar várias alternativas tecnológicas e de informática, buscando alcançar o desenvolvimento sustentável pela utilização de tecnologias limpas.
O corpo docente do curso de Engenharia Elétrica e Eletrônica da FEAU/UNIVAP é composto por profissionais atuantes nas áreas de engenharia, ciência e tecnologia. Sendo quase sua totalidade formada por doutores em tempo integral na universidade e, dedicados ao ensino e a pesquisa cientifica e tecnológica.
O curso proporciona:
- Elaboração de projetos, especificação e aprimoramento de sistemas destinados ao controle e à automação;
- Desenvolvimento de projetos, construção e manutenção de equipamentos, circuitos ou sistemas eletrônicos;
- Elaboração de projetos em microcontroladores para aplicações de tecnologia;
- Desenvolvimento de programas para controle e monitoração de processos industriais;
- Projetos e desenvolvimento de sistemas de comunicação, antenas e robôs
Habilitação: Engenharia Elétrica e Eletrônica (Reconhecido pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA/CONFEA) Carga Horária Mínima: 3.600 horas
Área de Atuação e Mercado de Trabalho
O curso tem por objetivo formar profissionais que atendam às necessidades e interesses do amplo mercado de trabalho que se encontra em expansão, podendo atuar nas seguintes áreas:
- Desenvolvimento de novos equipamentos elétricos e eletrônicos;
- Planejamento de sistemas de energia – geração, transmissão, distribuição e processamento;
- Sistemas de comunicação – telecomunicações, redes de computadores, entre outros;
- Robótica, automação, controle e projetos de instalações elétricas de processos industriais, comerciais e residenciais.
Proposta Pedagógica do Curso de Engenharia Elétrica
A Proposta Pedagógica segue os princípios, conceitos e diretrizes propostos ao MEC pela Associação Brasileira de Ensino de Engenharia (ABENGE), e pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA) para a área de Engenharia. Sendo que o curso de Engenharia Elétrica e Eletrônica da FEAU/UNIVAP está organizado em um conjunto de disciplinas semestrais, com carga horária mínima de 3.600 horas e com prazo mínimo para integralização do curso em cinco anos.
Opiniões (1)
Professores (5)
Atendimento ao aluno (4)
Programa de ensino (5)
Material (5)
Instalações (5)
Professores
Atendimento ao aluno
Programa de ensino
Material
Instalações
O curso de Engenharia Elétrica da Universidade do Vale do Paraíba ajudou muito a minha carreira. Inclusive, atualmente atuo como Engenheiro Eletricista.
O curso de Engenharia Elétrica da Universidade do Vale do Paraíba ajudou muito a minha carreira. Inclusive, atualmente atuo como Engenheiro Eletricista.
Marco Antonio De Assis
Licenciatura em Engenharia Elétrica - Junio 2011