DuraçãoO curso é composto por uma carga horária total de 3.750 horas.
Certificado oficialAo final será outorgado o diploma de Bacharel em Fonoaudiologia.
ConsideraçõesEste curso da ULBRA visa a formação de Fonoaudiólogos competentes e habilitados a trabalhar nos diferentes ramos do mercado de trabalho para este profissional. A matriz curricular deste curso possibilita aos participantes vivenciar e conjugar a teoria e a prática da fonoaudiologia nos vários espaços sociais.
Isso promove uma grande inter-relação com outros campos de conhecimento, objetivando a compreensão dos processos biopsicossociais como um todo. O curso oferece programa de estágios nas várias áreas de atuação da Fonoaudiologia.
Dirigido aPoderá realizar o curso alunos que concluíram o 2º grau que desejem atuar nesta área.
Área de atuaçãoA área de atuação é bastante vasta, podendo atuar nas áreas de prevenção, avaliação e tratamentos fonoaudiólogos, assim como na pesquisa científica.
Graduação em Fonoaudiologia
ConteúdoFonoaudiologia
O Curso
No Brasil sabe-se, desde 1900, sobre a utilização de técnicas e métodos fonoaudiológicos, mas somente em 9 de dezembro de 1981, através da Lei Nº 6965/81, a profissão de fonoaudiólogo foi regulamentada.
Na Universidade, o curso iniciou suas atividades em março de 1993.
A Clínica de Fonoaudiologia, localizada no 2º andar do prédio 22, no campus Canoas, iniciou o atendimento de pacientes em 1996, quando iniciaram os estágios (1ª turma de formandos).
Em 1997, o curso foi reconhecido pelo MEC e ocorre a formatura da 1ª turma; em 1999 é lançado o primeiro curso de pós-graduação em Fonoaudiologia da Universidade, com ênfase em Audiologia.
O curso foi reavaliado pelo MEC em maio de 2004, e recebeu conceito máximo em todas as dimensões.
Projeto Pedagógico
Competências e Habilidades Gerais
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Fonoaudiologia, o projeto pedagógico pressupõe que o futuro fonoaudiólogo seja capaz de adquirir conhecimentos e experiências para exercer habilidades e competências, tais como:
Atenção à saúde
A partir de ações de promoção da saúde e reabilitação, em nível individual ou coletivo, o futuro profissional está preparado para assegurar sua prática de forma contínua e integrada com outras instâncias do sistema de saúde de sua comunidade, além de pensar criticamente e analisar problemas da sociedade.
O futuro profissional recebe subsídios com base em princípios éticos e bioéticos para construir a sua responsabilidade.
Tomada de decisões
Esta capacidade fundamenta-se em situações teórico-praticas, oportunizadas pelo currículo, para que o egresso do curso possa ter condições de avaliar, sistematizar e decidir condutas e procedimentos, com base em evidências científicas e atendimento humanista.
Comunicação
A capacidade de interagir com outros profissionais de saúde, de educação e o público em geral, está presente na formação do egresso do curso. Esta interação envolve a manutenção e sigilo de informações, a habilidade de comunicação verbal e não verbal, assim como na escrita e leitura. Para a complementação da sua formação, o futuro fonoaudiólogo é orientado para a procura de uma língua estrangeira, além de conhecimentos de informática.
Liderança
O trabalho em equipe é valorizado e incentivado nas atividades teórico-práticas das próprias disciplinas, assim como entre disciplinas e entre cursos, para que o egresso seja capaz de desenvolver atitudes competentes de compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva.
Educação permanente
O futuro profissional é preparado para conscientizar-se da necessidade de continuidade de sua formação, tanto teórica quanto prática, como também buscar a supervisão fonoaudiológica.
Habilidades Específicas
Para o exercício do futuro fonoaudiólogo, o egresso tem competência e habilidade para:
Compreender e analisar criticamente as teorias e conceitos fonoaudiológicos;
Ter uma visão holística do ser humano, tanto em relações socioafetivas como na linguagem e na aprendizagem;
Ter consciência das dimensões e da complexidade dos processos fonoaudiológicos;
Avaliar, prevenir, diagnosticar e tratar os distúrbios fonoaudiológicos;
Intervir nas diferentes situações de demanda social, aplicando criticamente seu conhecimento técnico científico fonoaudiológico, com base em princípios éticos, políticos e culturais;
Reconhecer o sistema de saúde brasileiro, seus programas e ações para atuar, de forma eficiente e articulada, no contexto social, garantindo a integralidade da assistência, contribuindo com o seu conhecimento e aplicando o seu trabalho na sociedade;
Construir, desenvolver e participar de projetos que visem a atuação profissional em atividades disciplinares, multidisciplinares e interdisciplinares;
Avaliar suas próprias condutas profissionais a partir de seus conhecimentos científicos, práticos e éticos;
Construir a autonomia pessoal e intelectual para buscar inovações do campo da fonoaudiologia, integrada com as demais áreas da Ciência;
Instrumentalizar-se com métodos e técnicas de investigação adequados para elaborar trabalhos acadêmicos e científicos.