ModalidadeA CEETEPS disponibiliza o curso em Realidade Virtual de modo presencial.
DuraçãoConsultar informação.
Certificado oficialO aluno receberá um certificado quando finalizar o curso.
ConsideraçõesA CEETEPS, por meio da Coordenadoria de Ensino Técnico, anualmente oferece um conjunto de cursos de capacitação ou atualização.
Realidade Virtual é a combinação de tecnologia e arte, que possibilita a interação e envolvimento imersivo do usuário com simulações, seja, por exemplo, por intermédio de visualizações tridimensionais (3D) estereoscópicas, por dispositivos de sensação de toque (haptic) ou por dispositivos que capturam os movimentos dos usuários.
Dirigido aO curso de Realidade Virtual está preparado para profissionais que atuam em setores do comércio, serviço e também no campo industrial.
Área de atuaçãoO mercado de trabalho é amplo e o profissional pode ser contratatdo pelas seguintes empresas:
- ABB
- Benner Sistemas
- Itautec
ObjectivosFormar profissionais para trabalhar na concepção, desenvolvimento, implantação, administração e manutenção de aplicações em Realidade Virtual. Fornecer ao profissional uma visão teórica-prática sobre sistemas de Realidade Virtual, envolvendo estudos de dispositivos, ferramentas, interface do usuário, fatores humanos e aplicações. Oferecer ao profissional a oportunidade de desenvolver um projeto prático de Realidade Virtual como parte de sua monografia final.
Dirigido aProfissionais de nível superior atuando nos setores do comércio, indústria e serviço que necessitam capacitar-se em recursos de interfaces avançadas e ambientes virtuais, ou ainda recém-graduado que desejam se especializar em sistemas e aplicações de Realidade Virtual. Recomendado, mas não restrito, aos profissionais de informática, engenharia, comunicação e artes, propaganda e comércio.
TitulaçãoLato Sensu em Realidade Virtual
ConteúdoLato Sensu em Realidade Virtual (in-company, mínimo de 20 alunos)
Realidade Virtual é a combinação de tecnologia e arte, que possibilita a interação e envolvimento imersivo do usuário com simulações, seja, por exemplo, por intermédio de visualizações tridimensionais (3D) estereoscópicas, por dispositivos de sensação de toque (haptic) ou por dispositivos que capturam os movimentos dos usuários.
A Realidade Virtual já ultrapassou os ambientes acadêmicos e diversas aplicações de seus conceitos são encontradas em sistemas comerciais. Oportunidades práticas se encontram não apenas no entretenimento e jogos, mas também nas aplicações em engenharia, comércio, propaganda, marketing, educação e outras áreas.
As vantagens ao usuário final consistem numa melhor imersão e maior interatividade, proporcionando uma melhor interpretação das informações do aplicativo, o que resulta numa melhor tomada de decisão (decision making). Estas vantagens justificam o alto investimento das empresas tecnológicas em produzir desde os mais simples até os mais sofisticados softwares e dispositivos de interação humana.
Este curso de Realidade Virtual percorre a distância entre meio acadêmico e indústria tecnológica até as necessidades do mercado, abordando desde a oferta de ferramentas até os aspectos inerentes ao desenvolvimento de aplicações práticas de alto valor agregado.
DISCIPLINAS
Criação de Ambientes Virtuais
Dispositivos de Realidade Virtual
Interação Homem-Máquina
Introdução à Realidade Virtual
Metodologia de Pesquisa
Oportunidade de Negócios em Realidade Virtual
Programação de Aplicações Gráficas
Programação de Aplicações para WEB
Realidade Virtual Distribuída
Visualização de Informações