Análise do educedu
Bacharelado em História
Perfil do Profissional
O curso de História da Universidade Católica do Salvador tem como objetivo formar profissionais capazes de refletir teoricamente, realizar pesquisa e docência. Esses objetivos são vistos como inseparáveis e abordados a partir de uma perspectiva crítica, baseada no reconhecimento das estruturas e das diversidades sócioculturais, das pluralidades de interpretações e das representações sociais.
O profissional habilitado em História pela UCSal será aquele que, simultaneamente, como pesquisador e docente, desenvolverá atividades relacionadas à produção do conhecimento histórico historiográfico, planejando e executando todas as tarefas da pesquisa; lecionando conhecimentos históricos no ensino dos diversos níveis, organizando atividades de assessoria, consultoria, coordenação e intervenção.
O curso pretende preparar o profissional de história para que ele possua, no conjunto de sua formação, competência e habilidade para atuar como docente e pesquisador do patrimônio, da memória e dos acervos das instituições.
[1] SELVA, Guimarães Fonseca. Caminhos da história Ensinada, Campinas: Papirus, 1993.
Sabe-se que o profissional, em qualquer área, existe pela forma como produz e não necessariamente pelo resultado da sua produção. O historiador tem, no fazer cotidiano, variadas possibilidades, mas isso não o fará mais ou menos historiador, e sim um profissional que tenha habilidades e competências variadas, sejam elas de pesquisa ou extensão. Dentre estas, lida com o saber acadêmico e com o meio profissional em pesquisa individualizada na Universidade ou nas instituições públicas e privadas (pesquisa, memória, patrimônio, meio ambiente, acervos, etc), nas escolas de ensinos médio e fundamental.
Um profissional de História capaz de interagir com várias áreas do conhecimento, através de uma sólida formação interdisciplinar, procurando alargar as dimensões de trabalho do historiador em diferentes demandas da sociedade: investigação histórica, ensino, preservação do patrimônio cultural; assessoria a produções econômicas, políticas, turísticas e culturais; assessoria a movimentos políticos e sociais.
Deve, ainda, ser um profissional dotado de espírito crítico, capaz de realizar tarefas concernentes à especificidade da História: a necessidade de trabalhar associando teoria, método e manejo de dados empíricos; de captação do tempo social, do espaço social e dos agentes sociais no tocante aos diferentes períodos e sociedades; de construção da memória; das relações entre as sociedades e os tempos históricos; da multiplicidade, diversidade, sociabilidade e temporalidade.
Um profissional com formação específica, comprometido com ampla ação social, que possa contribuir e interagir com outras áreas afins e com diferentes demandas sociais. Este profissional deverá estar apto para:
• relacionar-se criticamente com a construção do conhecimento em história;
• investigar o objeto de estudo com espírito criativo e conduta sistemática, construindo instrumentos pertinentes, organizando as informações e fazendo a síntese das conclusões;
• analisar, criticamente, os processos de transformação da sociedade e propor soluções alternativas, com ética, responsabilidade e compromisso social;
• aplicar os conhecimentos acadêmicos à prática profissional, desenvolvendo novas competências e ampliando as habilidades;
• entender as diferentes concepções metodológicas que servem de base para a construção de paradigmas de reflexão, investigação e análise das relações sócio-históricas;
• exercitar o magistério na área de História, nos diversos níveis, agindo, ensinando e transformando o conjunto de saberes históricos;
• promover e avaliar políticas sociais, econômicas e culturais em projetos diversos;
• organizar, assessorar, realizar consultoria, pesquisar e lecionar em atividades que envolvam história, memória e cidadania.
Local de funcionamento: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Campus da Federação.
Recomendo
Uma das melhores universidades da cidade.
Edilincon Ribeiro de Cristo
Bacharelado em História - Noviembre 2011
Tinha tudo pra ser bom
O curso em sim é excelente, porém a soma deste com a qualidade de alguns professores, deixa a desejar.
Carlos A Oliveira
Bacharelado em História - Octubre 2011
Cursei durante quatro anos e não tive nenhuma dificuldade em enfrentar o mercado de trabalho porque obtive na Ucsal um excelente curso.
Maria Augusta Carvalho Paim
Bacharelado em História - Agosto 2011
Experiência.
A minha experiência na universidade foi muito rica. Logo no segundo semestre tive a oportunidade de participar do Centro Acadêmico e ingressei num grupo de pesquisa do professor Afonso Florence. Na universidade eu conheci museus, centros históricos, sítios históricos, conheci novas palavras e me tornei mais acadêmica. Através das vivências em conferências, simpósios e seminários pude unir o conhecimento teórico ao debate prático, e, tudo isso, somado a encontros com grandes personalidades como Bon Mehi, Cid Teixeira, Marco Silva me fez crescer, eu saía dos muros da universidade e fui vivenciar a terra do sertão de Canudos (100 anos), saí dos muros da universidade e fui fazer a trilha do MST. Tantas experiências e vivências me fez uma educadora-historiadora, com história pra contar. Vinda do Recôncavo, nascida na beira do mar, das Salinas, eu, aprendi a ensinar! A universidade foi importantíssima para minha formação.
Eremita Tania Silva da Paixão
Bacharelado em História - Junio 2011
O curso de História oferecido pela UCSAL foi de grande relevância para o meu crescimento, conhecimento profissional e especialmente pessoal. Foi a partir do estudo da História que amadureci como ser humano, haja visto que só a História (pela qual sou fascinada) pode proporcionar a explicação dos fatos dos dias atuais, seja do ponto de vista econômico, político, social e cultural. Aprendi o respeito, a tolerância ao outro e as diversidades, assim como a reflexão. Sendo assim, 10 para a UCSAL, para os professores e para a História.
Araci Fernandes de Oliveira
Bacharelado em História - Junio 2011
Dentro da proposta de um curso de Licenciatura e Bacharelado foi muito bom.Professores empenhados, vários simpósios, material de consulta disponível, cursos extras, aulas práticas e etc.
João Vicente Silva dos Santos
Bacharelado em História - Junio 2011
Os cursos de História da Universidade Católica do Salvador geralmente são muito bons. Deixam o aluno preparado para fazer uma grande revolução.
Jackson Cruz
Bacharelado em História - Junio 2011
O curos de História da UCSAL é muito bom. Conclui o primeiro semestre e apesar de difícil absorvi muito conhecimento.
Ivaldo Silva Simões
Bacharelado em História - Junio 2011
O curso de História da Universidade Católica de Salvador não atendeu minhas expectativas; não trabalho na área.
Rosineide Salomão
Bacharelado em História - Junio 2011
Eu gostei muito de ter estudado na UCSAL - Universidade Católica do Salvador. Eu realmente me envolvi na época em muitas atividades internas e externas da Universidade. Eu só estudava e tinha meu tempo inteiramente voltado para os estudos.
Cinara Lima
Bacharelado em História - Junio 2011