Certificado oficialO aluno, ao final do curso, recebe um certificado.
ConsideraçõesO curso trata de estudar os princípios do sonho e classificação do mesmo, a partir de sua linguagem metafórica. Nesse curso, que está direcionado para psicólogos, mas também para quem se interesse pelo assunto, serão vistos quais as representações do sonho, suas etapas, as diferenças entre sonho simples, pesadelo e sonhos recorrentes. Juntamente a esse conteúdo estuda-se o funcionamento da psique de modo a entender o que compõe o sonho, como imagens, símbolos, etc.
Dirigido aO curso está direcionado a pessoas que tenham interesse pelo assunto.
Área de atuaçãoEsse curso não se caracteriza por ser profissionalizante.
ConteúdoNo dormir, durante a fase REM, fase em que acontecem os sonhos, o inconsciente traz para a consciência através de (normalmente e exclusivamente) imagens, símbolos, emoções, resíduos de memória diurna, metáforas e ensinamentos de forma hermética, complexa, não clara. Este conteúdo se analisado, ajudará sobremaneira a personalidade como um todo. O Grupo Compreensão dos Sonhos dedica-se ao estudo e compreensão desta forma de conteúdo inconsciente.
Programação:
O Grupo Compreensão dos Sonhos é realizado em encontros quinzenais de uma hora e trinta minutos e o desenvolvimento do conteúdo é feito a partir da narrativa dos sonhos do grupo.
O conteúdo teórico abordado é:
Sonhos definição:
Linguagem simbólica e metafórica do inconsciente para o consciente.
Linguagem direta do centro organizador da psique (SELF) para o consciente pessoal e singular do sonhador, DNA psíquico, como as digitais físicas “o sonho pertence exclusivamente ao sonhador”.
Sonhos simples x grandes sonhos x sonhos recorrentes x pesadelo. O que são?
Por que à noite os "gatos viram leopardos"? A preocupação torna-se enorme, sendo que, o pensar dominado pela função beta e os protopensamentos inundam a consciência, impedindo o "pensamento", segundo Bion, e qualquer preocupação ocupa terrorificamente o amanhã, sem saída da mente petrificada. Na madrugada não há saída. Somos presas do terror noturno, no entanto, com o sol raiado e a manhã acontecida, encontramos naturalmente a saída. Por quê algumas pessoas dizem "não sonhar ou não lembrar" de seus sonhos?
Público-Alvo:
A todas as pessoas em geral que se interessem por seus sonhos, o sonhar e a qualidade do sono, estudantes de psicologia, psicólogos e áreas afins.
Organizadora: Dra. Norma Melhorança:
Currículo: Bacharel, Licenciatura em Psicologia – Faculdade Tuiuti. Pós-graduação em Psicologia Social abordagem psicanalítica – PUC PR
Formação em: Psicanálise: teóricos contemporâneos (Bion, Winnicott, André Green) e os clássicos Freud, Melanie Klein; Teoria análitica de C. G. Jung; Sistêmica (Família / Casal e grupos); Corporal (bioenergética – psicossomática – Core Energetics); Psicodrama; Alcoolismo e dependência química; Terapia Eriksoniana (hipnose); Mitologia Grega.
Desde 1990 Coordena e treina semanalmente grupos de alunos de psicologia em atendimento clínico.
Datas e horários: Encontros quinzenais, com uma hora e trinta minutos de duração.
Estamos com a lista de espera aberta. Caso tenha interesse em participar da próxima turma, entre em contato.