No mercado de trabalho, a saúde e a segurança dos trabalhadores são fundamentais. Por essa razão, é imprescindível haver profissionais qualificados para atuarem no gerenciamento de serviços de segurança do trabalho, medicina ocupacional e de qualidade de vida nos recintos profissionais, a fim de identificar e reduzir os níveis de risco e de proporcionar proteção aos empregados, contribuindo, assim, para o aumento da produtividade e da competitividade das organizações.
Referência no mercado
O curso tecnólogo em Segurança do Trabalho da FMU proporciona aos alunos uma visão geral e holística da segurança do trabalho e da qualidade de vida dos trabalhadores como um fator determinante no diferencial competitivo, que abrange questões físicas, econômicas, operacionais e institucionais para as empresas. Por ser um curso multidisciplinar e interssetorial, permite a atuação dos profissionais em todas as áreas das empresas. Já a infraestrutura conta com laboratórios de informática com programas específicos, de prevenção e combate a incêndio, de segurança do trabalho e de suporte básico à vida.
Programa inovador
Por ser alinhado com o mercado, o programa do curso é voltado para a prevenção de acidentes do trabalho, em cumprimento à legislação pertinente à saúde e segurança dos trabalhadores, integrantes do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Para que as exigências específicas da ocupação sejam atendidas, o curso conta com docentes experientes na área, que enfatizam situações de aprendizagem dinâmicas e interativas para privilegiar a formação de profissionais críticos e criativos.
A profissão na prática
O mercado para os tecnólogos de segurança do trabalho é amplo e predomina nas grandes empresas, localizadas principalmente nas metrópoles do País. Segundo levantamentos, São Paulo, por exemplo, é uma das que mais registra acidentes e doenças ocupacionais por concentrar um maior número de empresas, demandando ações prevencionistas importantes. Dessa forma, torna-se um mercado atrativo para esses profissionais, que podem desenvolver técnicas de profilaxia e de prevenção da saúde dos trabalhadores, detectando os riscos e apontando soluções.