ConteúdoGraduação Tecnológica em Design de Interiores.
Informações:
Duração do Curso: 4 semestres
Modalidade: Tecnológicos
Período: Noturno / Matutino
Campus: Anália Franco
Sobre o curso:
No CST em Design de Interiores você encontra teorias e práticas interdisciplinares, com amplo desempenho tecnológico, artístico e empreendedor, formando profissionais comprometidos com a qualidade, com a constante busca por excelência e plenamente capacitados para atuar em Design de Interiores.O curso apresenta enfoque estratégico e orientado pelas tendências do mercado mundial do design de interiores. Além disso, reúne disciplinas técnicas, tecnológicas, artísticas e projetuais, apresentando ao aluno a potencialidade do novo e crescente do mercado de trabalho. O CST em Design de Interiores da Universidade Cruzeiro do Sul atende às competências profissionais necessárias ao exercício profissional, definidas a partir da análise do processo de trabalho desse segmento, contemplando as novas tendências culturais e mercadológicas identificadas e privilegia a busca pela qualidade de vida, individual e coletiva, para que o design de interiores possa desenvolver-se ainda mais, não apenas para a oferta de um serviço, mas para o crescimento e qualificação do setor e a valorização de seus profissionais.
Mercado de Trabalho:
Diante de um mercado ávido por modernização e ampliação da eficiência dos seus negócios e da produtividade, é necessário verificar a melhoria de instalações, a evolução de equipamentos e materiais sustentáveis, a otimização do aproveitamento dos espaços, as condições de salubridade, segurança e bem-estar. Assim, busca-se hoje, proporcionar aos usuários um ambiente mais confortável e agradável, que expresse as qualidades e identidade pessoais ou coorporativas. Dessa maneira, há uma demanda de profissionais capacitados a criar, planejar e executar intervenções em ambientes construídos, que saibam empregar de maneira adequada materiais e tecnologias na sua organização. Além disso, o mercado consumidor, mais exigente, tem impulsionado a abertura de novas frentes de trabalho para o profissional de design de interiores. A velocidade na introdução de novas tecnologias, a grande variedade de produtos, a intensificação da concorrência e a busca de inovação na oferta de bens e serviços têm gerado a necessidade da constituição de novas competências para os profissionais, o que, consequentemente, influencia nos processos formação.
Diferencial:
O diferencial do CST Design de Interiores é a elaboração de trabalhos práticos durante o curso onde o aluno tem a oportunidade de vivenciar um cliente real, utilizando softwares específicos da área e estratégias de negócios para se incluir no de mercado trabalho. Além disso com o Núcleo de Arquitetura e Design encontram-se os Laboratórios de Conforto Ambiental, Projeto, e Maquetaria; além de salas de aula ambientadas com mesas de desenho, recursos audiovisuais e Internet wireless e Laboratórios de Informática . Nesses espaços, são desenvolvidas as atividades de extensão, voltadas à prática profissional, com suporte técnico para a sua produção. O Núcleo viabiliza a realização de semanas de curso, palestras, visitas técnicas orientadas, documentação gráfica e informatizada da produção docente e discente. Outro diferencial são as viagens nacionais e internacionais com o acompanhamento e orientação de professores bem como a Semana de Arquitetura e Design.
Matriz Curricular:
Fotografia
Optativa
Optativa
Optativa
Expressão plástica
Design e sustentabilidade
Desenho técnico aplicado ao design de interiores
Computação gráfica aplicada ao design de interiores I
Computação gráfica aplicada ao design de interiores II
Projeto de interiores - residencial II
Optativa
Empreendedorismo em design
Marketing e design
Psicologia das cores e percepção
Materiais de construção e acabamento
Estilo e história do mobiliário
Tópicos de história da arte
Expressão gráfica
Ergonomia e projeto mobiliário
Projeto de interiores - residencial I
Instalações prediais
Conforto ambiental
Projeto interdisciplinar em design
Paisagismo aplicado ao design de interiores
Projeto de interiores - comercial
Perspectiva
Língua brasileira de sinais
Autorizado: Resolução CONSU nº 22/2004, de 08/12/04.