ModalidadeA realização da Graduação é de forma Presencial.
DuraçãoA duração mínima do curso é de 4 anos.
Certificado oficialCom a finalização do curso o egresso recebrá o Diploma de Terapia Ocupacional.
ConsideraçõesA Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública objetiva uma formação sólida e completa para seus estudantes, oferecendo a estes uma infraestrutura ampla e moderna e o acompanhamento de uma equipe de profissionais qualificados que os acompanham do princípio ao fim do curso, dando-lhes o maior suporte possível.
A Graduação em Terapia Ocupacional é o estudo e o emprego de atividades de lazer e trabalho no tratamento de distúrbios mentais e físicos e de problemas emocionais e sociais. O profissional da terapia ocupacional que a Instituição visa formar deve estar habilitado para utilizar as tecnologias e ferramentas necessárias para desempenhar com eficácia seu trabalho, para isso o Instituto fundamenta a formação do estudante em pesquisas científicas e no desenvolvimento das práticas profissionais.
Dirigido aEsta graduação se dirige a estudantes que tenham concluído o nível médio e estejam buscando uma formação superior onde possam aprender sobre as mais diversas maneiras de atuar com seus pacientes desenvolvendo projetos terapêuticos fundamentados no estudo científico das necessidades de cada indivíduo.
Área de atuaçãoUma nova resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar aumentou o número obrigatório de atendimentos com Terapeutas ocupacionais que o os planos de saúde devem cobrir, portanto aumentou também a demanda de profissionais capacitados para atender a este público.
O Terapeuta Ocupacional normalmente atua em conjunto com outros profissionais da saúde, geralmente seus pacientes vêm recomendados por outros profissionais. Este atua com o desenvolvimento de práticas terapêuticas que auxiliem no tratamento e na manutenção da saúde e para prevenir a incapacidade.
É objetivo do curso de Terapia Ocupacional formar terapeutas ocupacionais com conhecimentos, habilidades e competências requeridas para o exercício profissional, fundado em princípios éticos, em suas diversas dimensões e nas diferentes áreas de atuação em consonância com o Sistema de Saúde vigente no país, na atenção integral da saúde, no sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contrarreferência e no trabalho em equipe conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Terapia Ocupacional (Resolução nº 6, de 19 de fevereiro de 2002 do CNE/CES).
Perfil do profissional:
O curso de graduação em Terapia Ocupacional da Bahiana, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, tem como perfil o terapeuta ocupacional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva; capacitado ao exercício profissional, em suas diversas dimensões, fundado em princípios éticos, no campo clínico-terapêutico e preventivo das práticas de terapia ocupacional; conhecedor dos fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Terapia Ocupacional e seus diferentes modelos de intervenção e atuação com base no rigor científico e intelectual. A expectativa em relação ao egresso do curso é que o futuro profissional possa contribuir para a melhoria das condições de saúde e educação da população, especificamente no que diz respeito aos aspetos da dimensão ocupacional do ser humano.
Currículo do curso:
A trajetória curricular para formação do terapeuta ocupacional na Bahiana expressa na Matriz Curricular é constituída de segmentos que, numa perspectiva vertical contemplam categorias curriculares significativas da qual o futuro profissional deverá apropriar-se; essas categorias foram concebidas como suportes norteadores e estruturantes da formação acadêmica desse profissional. A organização curricular da nova matriz foi definida para ser desenvolvida a partir de Eixos Norteadores.
Os eixos norteadores são quatro:
Eixo I - Ser Humano, Ciclo de Vida e Contexto
Eixo II - Ser Humano, Cultura, Sociedade e Saúde
Eixo III - Terapia Ocupacional, Bases e Práticas
Eixo IV - Instrumentalização Científica e Tecnológica
Esses eixos desdobram-se em módulos, que se constiruem em conteúdos temáticos “feixes” ou “redes” de conteúdos interdisciplinares integráveis. Os eixos e os módulos nortearam a seleção dos componentes curriculares para o curso, com vistas a um aprofundamento progressivo e crescente dos saberes a serem apreendidos, no sentido de uma formação profissional coerente e consistente.
Os componentes disciplinares contemplam conteúdos das Ciências:
Biológicas e da Saúde - conhecimentos teórico-práticos de base moleculares e celulares, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos nos processos normais e alterados e dos determinantes do processo saúde-doença nos níveis individual e coletivo;
Sociais e Humanas - conhecimentos para a compreensão dos seres humanos e suas relações sociais em suas múltiplas determinações sociais, culturais, econômicos, comportamentais, psicológicos, ecológicos, legais e filosóficos; os conhecimentos de métodos e técnicas de investigação científica;
Terapia Ocupacional - conhecimentos dos fundamentos da terapia ocupacional, do processo de construção do fazer humano, das atividades e recursos terapêuticos, da tecnologia assistiva, dos grupos e instituições, do planejamento e gestão de serviços, dos processos de saúde-doença, da terapia ocupacional nas diferentes áreas de atuação e dos procedimentos e intervenções terapêutico-ocupacionais.