ModalidadeA UTP disponibiliza suas instalações para a prática da Graduação em Terapia Ocupacional.
Certificado oficialTítulo de Bacharel.
ConsideraçõesA formação do curso é voltada para a aplicação dos conhecimentos técnicos e científicos ao aluno, para a identificação e restauração de alguma patologia de incapacidade física, mental ou psíquica no indivíduo.
Dirigido aInteressados na área.
Área de atuaçãoO mercado de atuação é bastante amplo, podendo atuar em hospitais, clínicas especializadas em terapia, escolas creches, centros de saúde, programas sociais.
Graduação em Terapia Ocupacional
ObjectivosA Terapia Ocupacional é uma ciência da área biológica e da saúde, de nível universitário, reconhecida no Brasil em 1969. É uma forma de tratamento que se utiliza do exercício das ações humanas para prevenção, manutenção e restauração da saúde, nos seus aspectos bio, psico e social. É o curso pioneiro no Estado do Paraná, implantado em 1981. Oferece formação generalista conforme os parâmetros das diretrizes curriculares nacionais.
O terapeuta ocupacional trabalha para reestruturar o cotidiano de portadores de alguma incapacidade física, mental ou psíquica, por meio de exercícios e atividades. Auxilia na reintegração social, trabalhando em clínicas para dependentes químicos, asilos, prisões e instituições de assistência social, melhorando a qualidade de vida das pessoas nesses ambientes. A fundamentação teórico-prática é assistida e acompanhada na Clínica-Escola. O contato com a prática ocorre desde a primeira série do curso por meio de observação de práticas terapêuticas supervisionadas.
TitulaçãoGraduação em Terapia Ocupacional
ConteúdoCampo de Atuação
É uma das áreas mais abrangentes da saúde. O profissional pode atuar, entre outras, nas áreas de geriatria (auxilia na reabilitação física e na reintegração social de idosos); psiquiatria (auxilia a reintegração social de portadores de distúrbios mentais); reabilitação profissional (reintegra trabalhadores vítimas de acidentes ou doenças do trabalho); recuperação física (auxilia na adaptação de deficientes físicos à vida diária e ao mercado de trabalho) e reintegração social (auxilia dependentes químicos, menores carentes e aidéticos). O terapeuta ocupacional pode se dedicar, também, à área da educação, auxiliando crianças com problemas psicomotores ou de aprendizagem.
Clínica de Terapia Ocupacional
Prestar serviços de reabilitação, habilitação e melhorar a qualidade de vida da comunidade é o propósito da Clínica de Terapia Ocupacional, que mensalmente realiza cerca de 600 procedimentos, em média. Atendimentos realizados: ortopedia e traumatologia para adultos; clínica geral para adultos e crianças; ambulatório de saúde mental; distúrbios de aprendizagem; neuropediatria, oficina pré-profissionalizante e confecção de órteses e adaptações. Além dos atendimentos realizados na universidade, a clínica presta serviços nas seguintes instituições de saúde curitibanas: Hospital do Trabalhador (no Ambulatório de Traumas por Acidente de Trabalho); Centro de Atendimento ao Idoso Ouvidor Pardinho (atendimento de geriatria) e Hospital Militar (Oficina da Memória). Alunos dos últimos períodos, com supervisão dos professores, são responsáveis pelos tratamentos.
Opiniões (2)
Professores (3)
Atendimento ao aluno (3)
Programa de ensino (3)
Material (3)
Instalações (3)
Graduação em Terapia Ocupacional
Professores
Atendimento ao aluno
Programa de ensino
Material
Instalações
As informações obtidas durante o curso foram as melhores e me interessei ainda mais por essa área.
Graduação em Terapia Ocupacional
As informações obtidas durante o curso foram as melhores e me interessei ainda mais por essa área.
Linéia Passos
Graduação em Terapia Ocupacional - Febrero 2012
Um curso muito bom. Mas muito mal remunerado e as pessoas não valorizam o trabalho do profissional.
Jaqueline Sabbagh
Graduação em Terapia Ocupacional - Noviembre 2011